08 agosto 2020

6º A, 6º B e 6º C - DE 03 À 14

 

                                  GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ

Rua Tenente Lopes, 633 - CEP 17201460 – Jaú/SP

Fone/fax (14) 3601-0800 – e-mail:  dejau@educacao.sp.gov.br

 

PLANO DE AULA

(PARA O PERÍODO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS)

EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: EE JOSÉ CONTI

PROFESSOR: FERNANDO JOSE BORGO MOREIRA

ANO/SÉRIE: 6ºA, 6º B e 6º C - ENSINO FUNDAMENTAL

Nº DE AULAS PREVISTAS: 04 AULAS

PERÍODO DE REALIZAÇÃO (QUINZENAL):03/08 A 14/08

·         DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

·         Para o desenvolvimento das atividades o aluno deverá:

·         entrar nos links citado no roteiro de atividades, já descriminado no plano de aula.

·         realizar as atividades propostas na aula 1 e 2, enviada por WhatsApp ou e-mail.

·         Deverá enviar a atividade no e-mail: fernandojbmoreira@gmail.com

 

ESTRATÉGIAS:  Na realização dessas atividades foi utilizado o caderno do aluno SP Faz Escola na página 47 e 49; atividades (1,2,3 e 4  ); O aluno deverá na 1ª aula uma investigação sobre o que o aluno sabe sobre as práticas corporais  e na 2ª aula através dos links propostos você irá vivenciar.

 

·         CONTEÚDO: PARKOUR e SLACKLINE

 

TEXTO 1 - PARKOUR

    Parkour, também conhecido como Le Parkour, é uma modalidade de esporte que teve seu início na

França por volta de 1980, por David Belle, que ajustou e criou técnicas para saltar obstáculos como

rampas, muros, escadas, calçadas, corrimãos, árvores, qualquer lugar com apenas o movimento do

corpo de forma ágil e superando seus limites. É uma atividade recreativa e esportiva, praticada em

áreas urbanas ou rurais, que consiste em deslocar-se o mais rápido e eficientemente, de um ponto a

outro, usando habilidades atléticas para superar os obstáculos. O significado da palavra parkour vem

do francês e significa “percurso”. Pode ser praticada individualmente ou com outras pessoas. Os

praticantes do parkour são reconhecidos como “traceur”. No Brasil, esta prática iniciou-se por volta de

2004 e reúne um número de pessoas para praticá-las juntas, sendo uma das características que faz o

parkour ganhar seguidores pelo mundo. Apesar de ser considerado um esporte de risco, os praticantes

mais experientes conseguem avaliar todos os perigos antes de realizarem suas manobras. Por isso, é

considerado um esporte que requer muita dedicação, concentração e disciplina.

 Esse esporte traz vários benefícios, como: desenvolver a agilidade e resistência, precisão, equilíbrio, a

concentração, aumento da força, do fortalecimento dos músculos, do corpo e da mente. A filosofia de

parkour é: “Primeiro faça. Depois faça bem. Depois faça bem e rápido”. Siga o mestre!

 

Glossário:

Traceur – nome dado aos praticantes do parkour, que significa “traçado”, ou aquele que constrói o

caminho ou percurso a ser percorrido.

 TEXTO 2 - SLACKLINE

O slackline é considerado um esporte de equilíbrio corporal, realizado sobre uma fita de nylon suspensa,

estreita e flexível presa entre dois pontos fixos, podendo ser praticado em qualquer lugar. Os praticantes

do slackline são conhecidos como slackers. Seu objetivo é transpassar esse percurso equilibrando-se

sobre a fita, permitindo ao praticante realizar várias manobras, geralmente a uma altura de 30 cm do

chão. É também conhecido como corda bamba, que significa “linha folgada”. Sua prática se desenvolveu

através da união das artes circenses e do Alpinismo.

Sabe-se que o slackline teve sua origem nos Estados Unidos em meados dos anos 80, nos campos de

escalada do Vale de Yosemite, no Estado da Califórnia. Para distração e treinamento, os escaladores e

alpinistas, entre os intervalos das escaladas, esticavam suas cordas através dos pontos fixos para se

equilibrar e caminhar. No Brasil, o esporte teve sua origem por volta de 1995, no Rio de Janeiro. É

considerado um esporte completo, pois abrange vários benefícios, como desenvolver o equilíbrio, a

resistência física, coordenação motora, consciência corporal, força muscular de membros inferiores e a

concentração.

Por ser considerado um esporte novo, há vários incidentes envolvendo esse esporte. Muitos praticantes

não procuram informações a respeito de como praticar de maneira correta e segura e acabam não

seguindo as medidas de seguranças básicas.

Durante a realização do slackline, os mais jovens devem ser acompanhados sempre com a supervisão

de adultos. É fundamental existir uma preocupação e cuidados especiais com os praticantes, explicando

as regras que devem ser seguidas para uma prática saudável, divertida e, principalmente, segura.

 

Aula 1 – Práticas Corporais de aventura

ATIVIDADE 1- INVESTIGANDO AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS URBANAS!

O que você conhece sobre as práticas corporais de aventuras urbanas.

Suas respostas devem ser anotadas no caderno.

1.      O que você conhece sobre as práticas de aventuras urbanas?

2.      Em algum momento você já praticou ou assistiu alguma prática corporal de aventura urbana? Onde?

3.      Você saberia citar quais os locais disponíveis em sua comunidade para esta prática?

 

ATIVIDADE 2 - ATITUDE!

1.      Após a leitura dos textos que estão no conteúdo, o que você considera mais importante para a prática do parkour  e do slackline?

2.      Quais os locais apropriados para a prática desses esportes, tanto na escola, como em seu

entorno?

3.       Após conhecer o parkour e o slackline, você acredita que é uma prática segura e eficaz para

seus praticantes? Justifique?

4.      . Por meio da prática destes esportes, é possível assegurar aos praticantes o respeito, igualdade,

tolerância e o trabalho em equipe? Justifique?

 AULA 2  -

ATIVIDADE 3- OPCIONAL- CONSTRUINDO MINHA TRILHA DO CONHECIMENTO!

É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão. Para isso, você pode utilizar imagens, vídeos, filmes, fotos, reportagens e desenhos. Fiquem à vontade para buscar mais dados além das indicações, caso seja necessário. Assim, utilize este roteiro para fomentar sua pesquisa.

Chegou o momento de você se arriscar e experimentar sensações intensas. Depois

de termos assistido aos vídeos, com ajuda do(a) seu pai/responsável  você irá vivenciar o parkour

e o slackline. Você está preparado(a)?

 Vamos nos arriscar? Acesse os links e tente fazer https://www.youtube.com/watch?v=qo7hj2f60aI -  20 movimentos do Parkour que Todo Iniciante Deve aprender https://www.youtube.com/watch?v=41re8YkCLMw – rolamentos

 Após vivenciar as atividades propostas, reflita e responda às questões a seguir no seu caderno:

 1.  Em algum momento durante a vivência das práticas, você sentiu alguma dificuldade em

realizá-las? Justifique.

 2.  Qual é o papel dos obstáculos na prática do parkour?

 3.  Quais foram os principais riscos para você durante a realização das atividades?

 4.  Quais foram os benefícios proporcionados durante a vivência das atividades?

 

 

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