GOVERNO DO
ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
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Jaú/SP
Fone/fax (14) 3601-0800 – e-mail: dejau@educacao.sp.gov.br
PLANO DE AULA (PARA O PERÍODO DE AULAS
NÃO PRESENCIAIS) EDUCAÇÃO FÍSICA |
ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE |
NOME DA UNIDADE ESCOLAR: EE
JOSÉ CONTI |
PROFESSOR: FERNANDO JOSE
BORGO MOREIRA |
ANO/SÉRIE: 6ºA,
6º B e 6º C - ENSINO FUNDAMENTAL |
Nº DE AULAS PREVISTAS: 04
AULAS |
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
(QUINZENAL):03/08 A 14/08 |
·
DESENVOLVIMENTO E
ESTRATÉGIAS: ·
Para o desenvolvimento das
atividades o aluno deverá: ·
entrar nos links citado no
roteiro de atividades, já descriminado no plano de aula. ·
realizar as atividades
propostas na aula 1 e 2, enviada por WhatsApp ou e-mail. ·
Deverá enviar a atividade
no e-mail: fernandojbmoreira@gmail.com ESTRATÉGIAS:
Na realização dessas atividades foi utilizado o caderno do aluno SP
Faz Escola na página 47 e 49; atividades (1,2,3 e 4 ); O aluno deverá na 1ª aula uma
investigação sobre o que o aluno sabe sobre as práticas corporais e na 2ª aula através dos links propostos
você irá vivenciar. ·
CONTEÚDO: PARKOUR e SLACKLINE TEXTO
1 - PARKOUR Parkour, também conhecido como Le
Parkour, é uma modalidade de esporte que teve seu início na França
por volta de 1980, por David Belle, que ajustou e criou técnicas para saltar
obstáculos como rampas,
muros, escadas, calçadas, corrimãos, árvores, qualquer lugar com apenas o
movimento do corpo
de forma ágil e superando seus limites. É uma atividade recreativa e
esportiva, praticada em áreas
urbanas ou rurais, que consiste em deslocar-se o mais rápido e
eficientemente, de um ponto a outro,
usando habilidades atléticas para superar os obstáculos. O significado da
palavra parkour vem do
francês e significa “percurso”. Pode ser praticada individualmente ou com
outras pessoas. Os praticantes
do parkour são reconhecidos como “traceur”. No Brasil, esta prática
iniciou-se por volta de 2004 e
reúne um número de pessoas para praticá-las juntas, sendo uma das
características que faz o parkour
ganhar seguidores pelo mundo. Apesar de ser considerado um esporte de risco,
os praticantes mais
experientes conseguem avaliar todos os perigos antes de realizarem suas
manobras. Por isso, é considerado
um esporte que requer muita dedicação, concentração e disciplina. Esse esporte traz vários benefícios, como:
desenvolver a agilidade e resistência, precisão, equilíbrio, a concentração,
aumento da força, do fortalecimento dos músculos, do corpo e da mente. A
filosofia de parkour
é: “Primeiro faça. Depois faça bem. Depois faça bem e rápido”. Siga o mestre! Glossário: Traceur – nome
dado aos praticantes do parkour, que significa “traçado”, ou aquele que
constrói o caminho
ou percurso a ser percorrido. O
slackline é considerado um esporte de equilíbrio corporal, realizado sobre
uma fita de nylon suspensa, estreita
e flexível presa entre dois pontos fixos, podendo ser praticado em qualquer
lugar. Os praticantes do
slackline são conhecidos como slackers. Seu objetivo é transpassar esse
percurso equilibrando-se sobre
a fita, permitindo ao praticante realizar várias manobras, geralmente a uma
altura de 30 cm do chão.
É também conhecido como corda bamba, que significa “linha folgada”. Sua
prática se desenvolveu através
da união das artes circenses e do Alpinismo. Sabe-se
que o slackline teve sua origem nos Estados Unidos em meados dos anos 80, nos
campos de escalada
do Vale de Yosemite, no Estado da Califórnia. Para distração e treinamento,
os escaladores e alpinistas,
entre os intervalos das escaladas, esticavam suas cordas através dos pontos
fixos para se equilibrar
e caminhar. No Brasil, o esporte teve sua origem por volta de 1995, no Rio de
Janeiro. É considerado
um esporte completo, pois abrange vários benefícios, como desenvolver o
equilíbrio, a resistência
física, coordenação motora, consciência corporal, força muscular de membros
inferiores e a concentração. Por
ser considerado um esporte novo, há vários incidentes envolvendo esse
esporte. Muitos praticantes não
procuram informações a respeito de como praticar de maneira correta e segura
e acabam não seguindo
as medidas de seguranças básicas. Durante
a realização do slackline, os mais jovens devem ser acompanhados sempre com a
supervisão de
adultos. É fundamental existir uma preocupação e cuidados especiais com os
praticantes, explicando as
regras que devem ser seguidas para uma prática saudável, divertida e,
principalmente, segura. Aula 1
– Práticas Corporais de aventura ATIVIDADE
1- INVESTIGANDO AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS URBANAS! O que você conhece sobre as
práticas corporais de aventuras urbanas. Suas respostas devem ser
anotadas no caderno. 1.
O que você conhece sobre as
práticas de aventuras urbanas? 2.
Em algum momento você já
praticou ou assistiu alguma prática corporal de aventura urbana? Onde? 3.
Você saberia citar quais os
locais disponíveis em sua comunidade para esta prática? ATIVIDADE
2 - ATITUDE! 1.
Após a leitura dos textos
que estão no conteúdo, o que você considera mais importante para a prática do
parkour e do slackline? 2.
Quais os locais apropriados
para a prática desses esportes, tanto na escola, como em seu entorno? 3.
Após conhecer o parkour e o slackline, você
acredita que é uma prática segura e eficaz para seus praticantes?
Justifique? 4.
. Por meio da prática destes
esportes, é possível assegurar aos praticantes o respeito, igualdade, tolerância e o trabalho em
equipe? Justifique? ATIVIDADE
3- OPCIONAL- CONSTRUINDO MINHA TRILHA DO
CONHECIMENTO! É a
hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão. Para isso, você
pode utilizar imagens, vídeos, filmes, fotos, reportagens e desenhos. Fiquem
à vontade para buscar mais dados além das indicações, caso seja necessário.
Assim, utilize este roteiro para fomentar sua pesquisa. Chegou o momento de você se arriscar e experimentar sensações intensas. Depois de
termos assistido aos vídeos, com ajuda do(a) seu pai/responsável você irá vivenciar o parkour e o
slackline. Você está preparado(a)? realizá-las?
Justifique. |
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