08 agosto 2020

3º ANO DE 03 À 14

 

 

PLANO DE AULA

(PARA O PERÍODO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS)

EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: EE JOSÉ CONTI

PROFESSOR: FERNANDO JOSE BORGO MOREIRA

ANO/SÉRIE: 3º A e 3º B ENSINIO MÉDIO

Nº DE AULAS PREVISTAS:04 AULAS

PERÍODO DE REALIZAÇÃO (QUINZENAL):03/08 A 14/08

 

ESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para o desenvolvimento das atividades o aluno deverá:

1)      entrar nos links citado no roteiro de atividades, já descriminado no plano de aula.

2)      realizar as atividades propostas na aula 1 e 2, enviada por WhatsApp ou e-mail.

3)      Deverá enviar a atividade no e-mail: fernandojbmoreira@gmail.com

 

CONTEÚDO : Atividade Ritmica - Samba   

Aula 1

O samba é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil.

Este ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade.

Devido a sua grande presença em todo território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente.

O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registrado pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança. Ao identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados.  A forte influência do samba pode ser percebida, predominantemente, em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Nesse sentido, tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. É provável que o samba de roda seja uma ramificação original da Bahia, presente nas rodas de capoeira, em forma de dança. A cantoria acompanhada por palmas é essencial nessa manifestação. 

ATIVIDADES  AVALIATIVAS

 AULA 1

 Neste momento, desafio você a buscar em revistas, internet, jornais, livros e Ilustrar DESCREVENDO os estilos de samba existentes, de acordo com o quadro a seguir:


Samba de roda

Samba-enredo

Samba exaltação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Samba de Gafieira

Pagode

Samba de breque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Samba de partido alto

Samba rock

Samba-reggae

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 2

Instrumentos Musicais do Samba

 

 Atualmente, o samba acolhe uma infinidade de instrumentos musicais. No entanto, a marca registrada deste ritmo é o uso da percussão. Sendo assim, até uma caixinha de fósforo pode ser utilizada para fazer samba.

 Inicialmente, se utilizavam as palmas, os atabaques e qualquer tambor disponível. Vejamos alguns dos instrumentos que não podem faltar para fazer uma batucada.

                            


Cavaquinho     

Pandeiro

Tamborim

Reco-reco

Violão

Atabaque

Cuíca

Agogô

Flauta transversa

Voz

 Pesquisa:

1)    Vc conhece ou já tocou alguns desses instrumentos? Descreva

2)    Pergunte ao seu Pai/Mãe sobre quais artistas de samba eles conhecem?

3)    Descreva a letra de uma música de samba.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário