GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
- REGIÃO DE JAÚ
E.E. José Conti
Avenida José Michel Mucari n° 801
– Fone (14) 3644-1777
Cep 17.350-000 – Igaraçu do Tietê – SP – Fax (14) 3644-2985
E-mail: eejoseconti@hotmail.com
ROTEIRO DE ESTUDOS (EAD)
Professor (a): José Roberto Galastri Semana de 08/06
a 19/06/2020
Disciplina:
Biologia
Série/ano: 2° A/B/C
Conteúdo (s): - A organização celular como característica
fundamental de todas as formas vivas (tipos celulares; procariontes e
eucariontes, vegetal e animal).
- Reprodução sexuada e
assexuada.
- Fotossíntese e
respiração
- Transmissão da vida
– Mecanismos de variabilidade genética e hereditariedade.
Habilidade (s) -Reconhecer
a existência de seres procariontes e eucariontes, bem como identificar e
diferenciar células animais de vegetais.
- Conhecer os tipos de
reprodução dos seres vivos (sexuada e assexuada).
- Identificar os aspectos
históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram
propostas.
Atividade (s): Questões
proposta
1) Sobre as mitocôndrias, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Possuem DNA, RNA e ribossomos, o que
lhes permite sintetizar proteína típicas e enzimas que estão envolvidas no
processo de respiração.
b) O DNA mitocondrial é responsável pela
autoduplicação dessa organela, mantendo o se u número constante nas células durante
a divisão celular.
c) As mitocôndrias são responsáveis pela
respiração celular, processo pelo qual a célula produz ATP
(adenosina-trifosfato).
d) A semelhança com as bactérias e a
capacidade de autoduplicação corroboram com a teoria endossimbiótica.
e) Durante o processo de respiração
celular – ciclo de Krebs – não ocorre a liberação de CO2, apenas O2
que é o aceptor final da respiração anaeróbica.
2) Assinale a alternativa que contêm, respectivamente, as reações de
fotossíntese e respiração.
a) [C6H12O6+6O2 6CO2+6H2O;
6CO2+6H2O C6H12O6+6O2
]
b) [6CO2+6H2O C6H12O6+6O2;
C6H12O6+6O2 6CO2+6H2O]
c) [C6H12O6+6O2+6H2O
6CO2+12H2O;
C6H12O6+O2 6CO2+12H2O
]
d) [6CO2+12H2O C6H12O6+6O2+6H2O;
C6H12O6+6O2 6CO2+6H2O]
e) [C6H12O6+12O2 6CO2+12H2O;
6CO2+12H2O C6H12O6]
3) Reflita
sobre o ditado popular: “Filho de peixe
peixinho é”.
b)
O fato do “filho” de peixe ser um peixinho
estaria relacionado à genética ou à hereditariedade? Explique.
c)
Qual é o seu conceito de hereditariedade?
4) Qual a vantagem da reprodução sexuada na evolução?
a) ocorre meiose, que produz uma variedade de gametas que ao ser
fecundado gera indivíduos diferentes dos pais.
b) ocorre mitose, que produz uma variedade de gametas que ao ser
fecundado gera indivíduos diferentes dos pais.
c) ocorre mitose, que gera seres idênticos aos pais, sendo as únicas
modificações resultantes de mutações.
d) ocorre meiose, que gera seres idênticos aos pais, sendo as únicas
modificações resultantes de mutações.
e) ocorre meiose, que gera seres idênticos aos pais.
5) As
células animais apresentam um revestimento externo específico, que facilita sua
aderência, assim como reações a partículas estranhas, como , por exemplo, as
células de um órgão transplantado. Esse revestimento é denominado:
a) membrana celulósica
b) glicocálix
c) microvilosidades
d) interdigitações
e) desmossomos
6) Diferencie as principais características entre células animais e células vegetais.
E-mail para enviar as atividades para o professor: galastriprofessor@outlook.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário