10 junho 2020

ATIVIDADES DE BIOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JAÚ

E.E. José Conti

Avenida José Michel Mucari n°  801 – Fone (14) 3644-1777

Cep 17.350-000 – Igaraçu do Tietê – SP – Fax (14) 3644-2985

E-mail: eejoseconti@hotmail.com

ROTEIRO DE ESTUDOS (EAD)

Professor (a): José Roberto Galastri                                   Semana de 08/06 a 19/06/2020

Disciplina:   Biologia                                                            Série/ano: 2° A/B/C

Conteúdo (s): - A organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas (tipos celulares; procariontes e eucariontes, vegetal e animal).                         

                         - Reprodução sexuada e assexuada.

                         - Fotossíntese e respiração

                         - Transmissão da vida – Mecanismos de variabilidade genética e hereditariedade.

Habilidade (s) -Reconhecer a existência de seres procariontes e eucariontes, bem como identificar e diferenciar células animais de vegetais.

                           - Conhecer os tipos de reprodução dos seres vivos (sexuada e assexuada).

                           - Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas.                                               

Atividade (s):  Questões proposta

1)      Sobre as mitocôndrias, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Possuem DNA, RNA e ribossomos, o que lhes permite sintetizar proteína típicas e enzimas que estão envolvidas no processo de respiração.

b) O DNA mitocondrial é responsável pela autoduplicação dessa organela, mantendo o se u número constante nas células durante a divisão celular.

c) As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular, processo pelo qual a célula produz ATP (adenosina-trifosfato).

d) A semelhança com as bactérias e a capacidade de autoduplicação corroboram com a teoria endossimbiótica.

e) Durante o processo de respiração celular – ciclo de Krebs – não ocorre a liberação de CO2, apenas O2 que é o aceptor final da respiração anaeróbica.

 

2)      Assinale a alternativa que contêm, respectivamente, as reações de fotossíntese e respiração.

a) [C6H12O6+6O2 6CO2+6H2O; 6CO2+6H2O   C6H12O6+6O2 ]

b) [6CO2+6H2O  C6H12O6+6O2; C6H12O6+6O2  6CO2+6H2O]

c) [C6H12O6+6O2+6H2O  6CO2+12H2O; C6H12O6+O2  6CO2+12H2O ]

d) [6CO2+12H2O  C6H12O6+6O2+6H2O; C6H12O6+6O2  6CO2+6H2O]

e) [C6H12O6+12O2  6CO2+12H2O; 6CO2+12H2O  C6H12O6]

3)    Reflita sobre o ditado popular: “Filho de peixe peixinho é”.

 Analise e responda as questões a seguir:

 a)    Qual a relação observável entre pais/mães e filho(a)s? Todo(a)s filho(a)s são iguais aos pais?

b)    O fato do “filho” de peixe ser um peixinho estaria relacionado à genética ou à hereditariedade? Explique.

c)    Qual é o seu conceito de hereditariedade?

4)      Qual a vantagem da reprodução sexuada na evolução?

a)      ocorre meiose, que produz uma variedade de gametas que ao ser fecundado gera indivíduos diferentes dos pais.

b)      ocorre mitose, que produz uma variedade de gametas que ao ser fecundado gera indivíduos diferentes dos pais.

c)      ocorre mitose, que gera seres idênticos aos pais, sendo as únicas modificações resultantes de mutações.

d)      ocorre meiose, que gera seres idênticos aos pais, sendo as únicas modificações resultantes de mutações.

e)      ocorre meiose, que gera seres idênticos aos pais.

5)    As células animais apresentam um revestimento externo específico, que facilita sua aderência, assim como reações a partículas estranhas, como , por exemplo, as células de um órgão transplantado. Esse revestimento é denominado:

       a) membrana celulósica

       b) glicocálix

       c) microvilosidades

       d) interdigitações

       e) desmossomos

 6)    Diferencie as principais características entre células animais e células vegetais.

 7)    Defina: Respiração aeróbia e respiração anaeróbia.

E-mail para enviar as atividades para o professor: galastriprofessor@outlook.com

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário