10 junho 2020

ATIVIDADES DE BIOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JAÚ

E.E José Conti

Avenida José Michel Mucari n° 801 – Fone (14) 3644-1777

Cep 17.350-000 – Igaraçu do Tietê – SP – Fax 3644-2985

E-mail: eejoseconti@hotmail.com

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO - (EAD)

 

Professor (a): José Roberto Galastri                                Semana de 08/06 a 19/06/2020

Disciplina: Biologia                                                                             Série/ano: 3ª A, B, C

 

Conteúdo (s)  -  Categorias taxonômicas reconhecidas.

                         - Os cinco grandes reinos da natureza.

                         - Diversidade da vida e especificidade dos seres vivos.

                        

Habilidade (s): - Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos.

                          - Comparar os grandes grupos de seres vivos; identificar os grandes grupos de seres vivos pelas características distintas.  

                           - Comparar os diferentes grupos vegetais com base nas respectivas aquisições evolutivas e associar as suas características morfofuncionais aos diferentes habitats por eles ocupados.

 

 Atividade (s): Questões Propostas

1)      Qual deve ser o grupo mais heterogênio: o de seres de uma mesma família, que reúne vários gêneros, ou o de seres de um mesmo filo, que reúne várias classes? Por quê?

 

2)      Em  uma área de transição entre a mata Atlântica e o Cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia alba aurea, Tabebuia, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegya venusta) é também frequente naquela região. Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados:

a)      3 gêneros e 3 espécies

b)      3 gêneros e 4 espécies

c)      3 gêneros e 6 espécies

d)      4 gêneros e 4 espécies

e)      4 gêneros e 6 espécies

 

3)      A doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Sobre esse protozoário, analise as características a seguir.

I  - Eucarionte dotado de flagelo

II - Eucarionte dotado de cílios

III- Eucarionte unicelular heterótrofo

IV- Eucarionte pluricelular autótrofo  

          São características do Trypanozoma cruzi:

a)      II e IV apenas.

b)      II, III e IV, apenas.

c)      I e III, apenas.

d)      I, II e IV, apenas.

e)      I, II, III e IV.

         4)  Quais são as características que apresentam o Reino dos Protistas?

 

5)      Considerando que a temática englobe o estudo das plantas e dos animais, incluindo a espécie humana, a proposta é assistir a um video denominado “ What a Wonderful World” (“Que Mundo Maravilhoso”), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KCE3z3NiQM ( Acesso em: 12 .dez.19). Em seguida responda as questões:

a)      Como vc se sente em relação às imagens apresentadas?

b)      Quais são os grupos de seres vivos que aparecem no video? Cite exemplos.

c)      São apresentadas cenas que demonstram alguma relação dos seres vivos entre si? E deles com o ambiente? Comente.

d)      Indique elementos no video que demonstram aspéctos relacionados à reprodução. Comente.

e)      Como as plantas são representadas no video? Reflita e descreva o que observou.

 

          E-Mail para envio das atividades desenvolvidas para verificação da aprendizagem: galastriprofessor@outlook.com

 

 

OBS: As atividades podem ser feitas no word ou no caderno. Caso seja feita no caderno, tirar foto e enviar no email.

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário