GOVERNO DO ESTADO
DE SÃO PAULO
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO DE JAÚ
E.E José Conti
Avenida José Michel Mucari n° 801 – Fone (14) 3644-1777
Cep 17.350-000 – Igaraçu do Tietê – SP – Fax 3644-2985
E-mail: eejoseconti@hotmail.com
ROTEIRO DE ESTUDO - (EAD)
Professor
(a): José Roberto
Galastri Semana de 08/06 a 19/06/2020
Disciplina: Biologia
Série/ano: 3ª A, B, C
Conteúdo (s) - Categorias taxonômicas reconhecidas.
- Os cinco grandes reinos da natureza.
- Diversidade da vida
e especificidade dos seres vivos.
Habilidade (s): - Reconhecer as
categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos.
- Comparar os grandes
grupos de seres vivos; identificar os grandes grupos de seres vivos pelas
características distintas.
- Comparar os
diferentes grupos vegetais com base nas respectivas aquisições evolutivas e
associar as suas características morfofuncionais aos diferentes habitats por
eles ocupados.
Atividade (s): Questões Propostas
1) Qual deve ser o grupo mais heterogênio: o
de seres de uma mesma família, que reúne vários gêneros, ou o de seres de um
mesmo filo, que reúne várias classes? Por quê?
2) Em uma
área de transição entre a mata Atlântica e o Cerrado, são encontrados o
pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a
caixeta (Tabebuia cassinoides) e
alguns ipês (Tabebuia alba aurea, Tabebuia, Cybistax antisyphillitica).
O cipó-de-são-joão (Pyrostegya venusta)
é também frequente naquela região. Considerando os critérios da classificação
biológica, no texto são citados:
a) 3 gêneros e 3 espécies
b) 3 gêneros e 4 espécies
c) 3 gêneros e 6 espécies
d) 4 gêneros e 4 espécies
e) 4 gêneros e 6 espécies
3) A doença de Chagas, transmitida pelo
barbeiro, é causada pelo protozoário Trypanosoma
cruzi. Sobre esse protozoário, analise as características a seguir.
I - Eucarionte dotado de flagelo
II - Eucarionte dotado de
cílios
III- Eucarionte
unicelular heterótrofo
IV- Eucarionte
pluricelular autótrofo
São características do Trypanozoma cruzi:
a) II e IV apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
4) Quais são as características que apresentam o
Reino dos Protistas?
5) Considerando que a temática englobe o
estudo das plantas e dos animais, incluindo a espécie humana, a proposta é
assistir a um video denominado “ What a Wonderful World” (“Que Mundo
Maravilhoso”), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KCE3z3NiQM ( Acesso em: 12 .dez.19). Em seguida
responda as questões:
a) Como vc se sente em relação às imagens
apresentadas?
b) Quais são os grupos de seres vivos que aparecem
no video? Cite exemplos.
c) São apresentadas cenas que demonstram
alguma relação dos seres vivos entre si? E deles com o ambiente? Comente.
d) Indique elementos no video que demonstram
aspéctos relacionados à reprodução. Comente.
e) Como as plantas são representadas no video?
Reflita e descreva o que observou.
E-Mail para envio das
atividades desenvolvidas para verificação da aprendizagem: galastriprofessor@outlook.com
OBS: As atividades podem ser feitas no word ou no caderno. Caso seja
feita no caderno, tirar foto e enviar no email.
Nenhum comentário:
Postar um comentário