GOVERNO DO ESTADO
DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JAÚ
E.E. José Conti
Avenida José Michel Mucare, 801 – Fone (14)
3644-1777
Cep 17.350 – Igaraçu do Tietê – SP – Fax
3644-2985
E-mail: eejoseconti@hotmail.com
Professor (a): José
Roberto Galastri
Semana de 08/06 a 19/06/2020
-
Relações ecológicas entre espécies.
- A
interdependência da vida – A intervenção Humana e os desequilíbrios ambientais.
Habilidade (s): - Saber que os ciclos biogeoquímicos renovam-se de forma constante e que os elementos químicos passam por organismos (bio) e pelo ambiente (geo).
-
Reconhecer a continuidade do fluxo de energia e matéria na natureza.
- Ler e interpretar textos e imagens, fazer
esquemas com base em textos; pesquisar para buscar informações; relacionar
informações fornecidas por diferentes textos.
- Identificar e
caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de
outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si,
com base na análise de situações concretas.
2) Dentre os óxidos de carbono o mais perigoso, por se ligar às
moléculas de hemoglobina, impossibilitando assim o transporte de oxigênio às
células é o:
Alternativas
a) dióxido de carbono
b) ozônio
c) monóxido de carbono
d) hidrocarboneto
e) dióxido de enxofre –
a) competição
b) mutualismo
c) comensalismo
d) sociedade
e) colônia
4) Complete a sentença abaixo:
Alternativas
a) musgos – interespecífica - mutualismo
b) musgos – intraespecífica - mutualismo
c) musgos – intraespecífica - comensalismo
d) líquens – interespecífica - mutualismo
e) líquens – intraespecífica - comensalismo
1 Predação
2 Parasitismo
3 Comensalismo
4 Mutualismo
5 Competição
( ) É a relação que se estabelece entre indivíduos da mesma espécie, quando concorrem pelos mesmos fatores ambientais, principalmente espaço e alimento.
( ) Uma espécie vive na
superfície ou no interior de outra, alimentando-se dela, podendo até matá-la.
( ) Há benefício para as duas
espécies envolvidas nessa associação.
( ) Uma espécie se beneficia,
enquanto a outra, não leva vantagem alguma.
( ) O indivíduo ataca e devora
outro que é chamado de presa, pertencente a uma espécie diferente.
a) 5-2-4-3-1 b)
1-2-3-4-5 c) 4-2-3-5-1 d) 1-3-4-5-2 e) 2-4-1-3-5
a) Qual é a idéia principal do filme a História das Coisas?
b)
Qual a relação do título com a questão da
produção (consumo e descarte)?
c)
Qual a relação entre o sistema de produção e
os impactos no ambiente e na vida das pessoas?
d)
Quais interesses prevalecem? Quem se
beneficia? Quem é prejudicado?
e)
De acordo com o vídeo, quais são as causas da
destruição ambiental?
Nenhum comentário:
Postar um comentário