10 junho 2020

ATIVIDADE DE BIOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JAÚ

E.E. José Conti

Avenida José Michel Mucare, 801 – Fone (14) 3644-1777

Cep 17.350 – Igaraçu do Tietê – SP – Fax 3644-2985

E-mail: eejoseconti@hotmail.com

  •                                                ROTEIRO DE ESTUDOS (EAD)
  •   

Professor (a): José Roberto Galastri                          Semana de 08/06 a 19/06/2020

 Disciplina: Biologia                                                                          Série/ano: 1ª A, B

 Conteúdo (s): - Ciclos Biogeoquímicos.

                        - Relações ecológicas entre espécies. 

                  -  A interdependência da vida – A intervenção Humana e os desequilíbrios ambientais.

                     Habilidade (s): - Saber que os ciclos biogeoquímicos renovam-se de forma constante e que os elementos químicos passam por organismos (bio) e pelo ambiente (geo).

                          - Reconhecer a continuidade do fluxo de energia e matéria na natureza.                                                                                                                         

                         - Ler e interpretar textos e imagens, fazer esquemas com base em textos; pesquisar para buscar informações; relacionar informações fornecidas por diferentes textos.

                         - Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas.

 Atividade (s): Questões Propostas

 1) Observe a ilustração abaixo, em que está representado o ciclo do carbono na natureza, identifique os fenômenos numerados de 1 a 5.

 


 

2) Dentre os óxidos de carbono o mais perigoso, por se ligar às moléculas de hemoglobina, impossibilitando assim o transporte de oxigênio às células é o:

Alternativas

a) dióxido de carbono

b) ozônio

c) monóxido de carbono

d) hidrocarboneto

e) dióxido de enxofre 

 3) Observe a imagem abaixo e responda qual é o tipo de associação desses indivíduos.


 Alternativas

a) competição

b) mutualismo

c) comensalismo

d) sociedade

e) colônia

4) Complete a sentença abaixo:

 A associação entre algas e fungos é denominada _______________ e trata-se de uma relação _____________ chamada ____________.

Alternativas

a)      musgos – interespecífica - mutualismo

b)      musgos – intraespecífica - mutualismo

c)      musgos – intraespecífica - comensalismo

d)      líquens – interespecífica - mutualismo

e)      líquens – intraespecífica - comensalismo

 5) Associe as informações de forma correta:   

1 Predação

2 Parasitismo

3 Comensalismo

4 Mutualismo  

5 Competição  

(   ) É a relação que se estabelece entre indivíduos da mesma espécie, quando concorrem pelos mesmos fatores ambientais, principalmente espaço e alimento.

(   ) Uma espécie vive na superfície ou no interior de outra, alimentando-se dela, podendo até matá-la.

(   ) Há benefício para as duas espécies envolvidas nessa associação.

(   ) Uma espécie se beneficia, enquanto a outra, não leva vantagem alguma.

(   ) O indivíduo ataca e devora outro que é chamado de presa, pertencente a uma espécie diferente.

    a) 5-2-4-3-1      b) 1-2-3-4-5       c) 4-2-3-5-1       d) 1-3-4-5-2      e) 2-4-1-3-5

 6) O que são relações harmônicas?

 7) O que você entende por mutualismo? Dê um exemplo.

 8) O vídeo “A História das Coisas” (The Story Of Shuff), produzido Annie leonard em 2008, visa apresentar as principais causas dos problemas ambientais, utilizando como exemplo a sociedade estadunidense. Apesar disso, ainda é bastante contemporâneo e dialoga com nossa realidade. Assista ao filme e responda as questões a seguir:  

 a)    Qual é a idéia principal do filme a História das Coisas?

       b)    Qual a relação do título com a questão da produção (consumo e descarte)?

      c)    Qual a relação entre o sistema de produção e os impactos no ambiente e na vida  das pessoas?

      d)    Quais interesses prevalecem? Quem se beneficia? Quem é prejudicado?

      e)    De acordo com o vídeo, quais são as causas da destruição ambiental?

  E-Mail para envio das atividades desenvolvidas para verificação da aprendizagem: galastriprofessor@outlook.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário