GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JAÚ
E.E. José Conti
Avenida José Michel Mucari n° 801 – Fone
914) 3644-1777
Cep 17.350-000 – Igaraçu
do Tietê – SP – Fax 3644-2985
E-mail: eejoseconti@hotmail.com
ROTEIRO DE ESTUDOS (EAD)
Professor (a): José Roberto
Galastri Data: De 08/06 a 19/06/2020
Disciplina: Ciências Série/ano:
9º Ano C Número
de aulas: 04
Conteúdo
(s): - Luz – Propagação da luz
- Composição da luz
branca
- Reflexão, absorção e
refração da luz
- Som e ondas sonoras
- Intensidade Sonora
- Frequência de um som
e sua altura (grave/agudo)
- Reflexão e absorção
do som
- Ondas
Eletromagnéticas
Habilidade (s):
(EF09CI04)
Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem
ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um
objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
(EF09CI05)
Identificar, analisar, categorizar e explicar, a partir dos conhecimentos
científico-tecnológico envolvidos, a transmissão e recepção de imagem e som que
revolucionavam os sistemas de comunicação humana.
(EF09C106)
Identificar e classificar as radiações eletromagnéticas de acordo com suas
frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu
uso em aparelhos tais como controle remoto, telefone celular, smartphones, raio
x, forno de micro-ondas e fotocélulas.
Recursos e/ou
Ferramentas: Vídeo aulas (TV Cultura / APP CMSP / You Tube).
You Tube (links referentes às aulas do CMSP)
Verificação da aprendizagem: As atividades
devem ser respondidas através de pesquisas em livro didático, internet e vídeos
com os links disponibilizados acima, e enviadas
ao e-mail: galastriprofessor@outlook.com
OBS: Os alunos podem responder no word ou no caderno. Se fizer no
caderno, tire foto e envie por e-mail. Os alunos que não tem como enviar
e-mail, fazer em folha separada e entregar na escola.
Atividades: Questões
Propostas
1) Por que comumente
não enxergamos no escuro?
2) Qual alternativa
apresenta apenas exemplos de fontes primárias?
a) Brasa da churrasqueira, Sol e aluno no
centro de mídeas
b) Chama de uma vela,lápis colorido, e
estrelas
c)
Estrelas, chama de um isqueiro, lâmpada acesa
d) Sol, outras estrelas e Lua.
3) Uma TV em cores
tem um defeito de fabricação e não possui, na sua tela, os filetes azuis. Só
tem os vermelhos e os verdes.
a) É possível obter a cor branca na tela?
Por quê?
b) É possível obter a cor amarela na tela?
Por quê?
4) As cores primárias
de luz são iguais às cores primárias de corantes? Explique.
5) Você ouve, de
perto e de longe, um mesmo cachorro latindo. Que característica do som muda de
uma situação para outra?
6) Ao aumentar o
volume de um aparelho de som, diz-se, popularmente, que o som fica mais “alto”.
a) Por que não está correto usar a
palavra “alto” numa frase como essa?
b) Como você pode expressar a idéia
desejada sem usar a palavra “alto”?
7) Uma festa num
salão sem móveis, tapetes e cortinas é muito mais barulhenta do que num salão
com móveis, tapetes e cortinas. Explique por quê?
8) O que é frequência
do som?
9) Será que é
possível “barrar” uma onda eletromagnética? Como poderíamos fazer isso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário