10 junho 2020

ATIVIDADES CIÊNCIAS


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JAÚ

E.E. José Conti

Avenida José Michel Mucari n° 801 – Fone 914) 3644-1777

                                                                   Cep 17.350-000 – Igaraçu do Tietê – SP – Fax 3644-2985

                      E-mail: eejoseconti@hotmail.com

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS (EAD)

 

Professor (a): José Roberto Galastri                            Data: De 08/06 a 19/06/2020

Disciplina: Ciências                          Série/ano: 9º Ano C                 Número de aulas: 04

Conteúdo (s): - Luz – Propagação da luz

                        - Composição da luz branca

                        - Reflexão, absorção e refração da luz

                        - Som e ondas sonoras

                        - Intensidade Sonora

                        - Frequência de um som e sua altura (grave/agudo)

                        - Reflexão e absorção do som

                        - Ondas Eletromagnéticas

 

Habilidade (s):

(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

(EF09CI05) Identificar, analisar, categorizar e explicar, a partir dos conhecimentos científico-tecnológico envolvidos, a transmissão e recepção de imagem e som que revolucionavam os sistemas de comunicação humana.

(EF09C106) Identificar e classificar as radiações eletromagnéticas de acordo com suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em aparelhos tais como controle remoto, telefone celular, smartphones, raio x, forno de micro-ondas e fotocélulas.

 

Recursos e/ou Ferramentas: Vídeo aulas (TV Cultura / APP CMSP / You Tube).

You Tube (links referentes às aulas do CMSP)

 

Verificação da aprendizagem:  As atividades devem ser respondidas através de pesquisas em livro didático, internet e vídeos com os links disponibilizados acima,  e enviadas ao e-mail: galastriprofessor@outlook.com

 

OBS: Os alunos podem responder no word ou no caderno. Se fizer no caderno, tire foto e envie por e-mail. Os alunos que não tem como enviar e-mail, fazer em folha separada e entregar na escola.

 

Atividades: Questões Propostas 

 

1) Por que comumente não enxergamos no escuro?

2) Qual alternativa apresenta apenas exemplos de fontes primárias?

    a) Brasa da churrasqueira, Sol e aluno no centro de mídeas

    b) Chama de uma vela,lápis colorido, e estrelas

    c) Estrelas, chama de um isqueiro, lâmpada acesa

    d) Sol, outras estrelas e Lua.

3) Uma TV em cores tem um defeito de fabricação e não possui, na sua tela, os filetes azuis. Só tem os vermelhos e os verdes.

     a) É possível obter a cor branca na tela? Por quê?

     b) É possível obter a cor amarela na tela? Por quê?

4) As cores primárias de luz são iguais às cores primárias de corantes? Explique.

5) Você ouve, de perto e de longe, um mesmo cachorro latindo. Que característica do som muda de uma situação para outra?

6) Ao aumentar o volume de um aparelho de som, diz-se, popularmente, que o som fica mais “alto”.

      a) Por que não está correto usar a palavra “alto” numa frase como essa?

      b) Como você pode expressar a idéia desejada sem usar a palavra “alto”?

7) Uma festa num salão sem móveis, tapetes e cortinas é muito mais barulhenta do que num salão com móveis, tapetes e cortinas. Explique por quê?

8) O que é frequência do som?

9) Será que é possível “barrar” uma onda eletromagnética? Como poderíamos fazer isso?

 Email para envio das atividades para o professor: galastriprofessor@outlook.com

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário