GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila
Boa Vista - CEP: 17350-000 – Igaraçu do
Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 –
e-mail: eejoseconti@hotmail.com
ROTEIRO DE
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS
|
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
|
NOME DA
UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI
|
ANO/SÉRIE: 9º ANO A –
HISTÓRIA
|
Nº DE AULAS
PREVISTAS: 04
aulas
|
TEMPO PREVISTO:
01 semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback - 2 semanas
|
HABILIDADES A
SEREM DESENVOLVIDAS:
- (EF09HI01) - Descrever e
contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e
políticos da emergência da República no Brasil.
- (EF09HI02) - Caracterizar e compreender os ciclos da história
republicana, identificando particularidades da história local e regional até
1954.
- (EF09HI05) - Identificar os
processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar
suas contradições e impactos na região em que vive.
|
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
ü
1ª aula – Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Jener
Cristiano - SA1 - Processos Históricos da Primeira República – Conteúdos do
Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola – páginas 87 à 92.
·
Retomada
de conteúdos.
- Acessar o link para assisitir a videoaula:
1. Objetivos da Aula:
- Compreender a influência dos EUA sobre a formação
da República Brasileira;
- Compreender o conceito de República e Federalismo.
2. Definição de República.
3. Implantação da República do Brasil:
- Principais características da Constituição de
1891;
- Oligarquia.
ü
2ª aula – Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profª.
Priscila Lourenço Santos e Mediador Carlos Neri. Situação de Aprendizagem 2 –
Processos de Urbanização e Modernização da Sociedade Brasileira – páginas 95
à 101.
·
Retomada
de conteúdos
- Acessar o link para assistir a videoaula.
·
Resumo da aula: Apresentar a reforma urbana a qual pretendia-se às
cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Transformação da paisagem e da
sociedade da época em um modelo europeu. Assism influenciando e criando
bairros, comunidades e favelas até hoje.
ü
3ª aula e 4ª aulas – Resumo das videoaulas. Responder questão
dissertativa(segue anexo).
|
INSTRUMENTOS PARA
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
ü
Registro
escrito:
- Anotações (resumo das videoaulas);
- Questão objetiva;
- Resolução das questões do Caderno do
Aluno São Paulo Faz Escola;
Entrega dos registros e/ou
atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e
Facebook da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a
professora. Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas
do CMSP e desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E, para os alunos que não possuírem internet, recurso
digital, realizarão as atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando
horários com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o
corona vírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais
forem retomadas. Busca ativa via telefone.
Contato:
alunosconti@gmail.com
Para as
pesquisas - Livros da Sala de Leitura:
Contato:
saladeleiturarosa10@hotmail.com
|
REFERÊNCIAS:
- PEBSP – Portal dos Professores do
Estado de SP.
-
Currículo Paulista
-
Material de apoio ao Currículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno, 9º
Ano, Ensino Fundamental, vol. 1. São Paulo, SEE.
ATIVIDADE
1. “A enorme massa popular dos
trabalhadores, subempregados, desempregados [...] foi sendo empurrada para o
alto dos morros, para as áreas pantanosas e para os subúrbios ao longo das
estradas de ferro e ao redor das estações de trem. [...] O centro, por sua vez,
tornou-se o foco de toda agitação e exibicionismo da burguesia arrivista: seu
pregão, sua vitrine e seu palco.”
SEVCENKO, Nicolau. A revolta da vacina: mentes insanas em corpos rebeldes.
São Paulo: Cosac Naify, 2014.
MALTA, Augusto. Prédios em construção na Avenida Rio
Branco, na cidade do Rio de Janeiro, entre eles o Museu Nacional de Belas Artes
e a Biblioteca Nacional. 1903. Fotografia. 14,2 cm x 22 cm. Fundação Biblioteca
Nacional, Rio de Janeiro (RJ).
Considerando o texto e a imagem,
responda: a que projeto político eles se referem? Explique o contexto desse
projeto político e seus objetivos.
Resposta:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário