20 maio 2020

HISTÓRIA - PROFA. IVANY



GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila Boa Vista -  CEP: 17350-000 – Igaraçu do Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 – e-mail:  eejoseconti@hotmail.com


ROTEIRO DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS


ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
NOME DA UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI

ANO/SÉRIE: 9º ANO A – HISTÓRIA


Nº DE AULAS PREVISTAS: 04 aulas


TEMPO PREVISTO:  01 semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback -  2 semanas


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- (EF09HI01) - Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
- (EF09HI02) - Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
- (EF09HI05) - Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

ü  1ª aula – Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Jener Cristiano - SA1 - Processos Históricos da Primeira República – Conteúdos do Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola – páginas 87 à 92.

·         Retomada de conteúdos.

- Acessar o link para assisitir a videoaula:

1. Objetivos da Aula:
- Compreender a influência dos EUA sobre a formação da República Brasileira;
- Compreender o conceito de República e Federalismo.

2. Definição de República.

3. Implantação da República do Brasil:
- Principais características da Constituição de 1891;
- Oligarquia.


ü  2ª aula – Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profª. Priscila Lourenço Santos e Mediador Carlos Neri. Situação de Aprendizagem 2 – Processos de Urbanização e Modernização da Sociedade Brasileira – páginas 95 à 101. 

·         Retomada de conteúdos

- Acessar o link para assistir a videoaula. 

·         Resumo da aula: Apresentar a reforma urbana a qual pretendia-se às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Transformação da paisagem e da sociedade da época em um modelo europeu. Assism influenciando e criando bairros, comunidades e favelas até hoje.


ü  3ª aula e 4ª aulas – Resumo das videoaulas. Responder questão dissertativa(segue anexo).
  


INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

ü  Registro escrito:
- Anotações (resumo das videoaulas);
- Questão objetiva;
      - Resolução das questões do Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola;


          Entrega dos registros e/ou atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e Facebook da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a professora. Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas do CMSP e desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E, para os alunos que não possuírem internet, recurso digital, realizarão as atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando horários com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o corona vírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais forem retomadas. Busca ativa via telefone.




Para as pesquisas - Livros da Sala de Leitura:




REFERÊNCIAS:

 - PEBSP – Portal dos Professores do Estado de SP.

- Currículo Paulista

- Material de apoio ao Currículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno, 9º Ano, Ensino Fundamental, vol. 1. São Paulo, SEE.














ATIVIDADE

1. “A enorme massa popular dos trabalhadores, subempregados, desempregados [...] foi sendo empurrada para o alto dos morros, para as áreas pantanosas e para os subúrbios ao longo das estradas de ferro e ao redor das estações de trem. [...] O centro, por sua vez, tornou-se o foco de toda agitação e exibicionismo da burguesia arrivista: seu pregão, sua vitrine e seu palco.”
SEVCENKO, Nicolau. A revolta da vacina: mentes insanas em corpos rebeldes.
São Paulo: Cosac Naify, 2014.

MALTA, Augusto. Prédios em construção na Avenida Rio Branco, na cidade do Rio de Janeiro, entre eles o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional. 1903. Fotografia. 14,2 cm x 22 cm. Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro (RJ).

Considerando o texto e a imagem, responda: a que projeto político eles se referem? Explique o contexto desse projeto político e seus objetivos.

Resposta:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário