20 maio 2020

MATEMÁTICA - PROFA. IVANY


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila Boa Vista -  CEP: 17350-000 – Igaraçu do Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 – e-mail:  eejoseconti@hotmail.com


ROTEIRO DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS


ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
NOME DA UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI

ANO/SÉRIE: 8º ANO A - MATEMÁTICA


Nº DE AULAS PREVISTAS: 06 aulas


TEMPO PREVISTO: 01 semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback -  2 semanas

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- (EF08MA02) - Resolver e elaborar situações-problema usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
- (EF08MA03) - Resolver e elaborar situações-problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação do princípio multiplicativo.
- (EF08MA04) - Resolver e elaborar situações-problema, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
- (EF08MA22) - Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

ü  1ª aula - Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Rafael Dombrauskas – Mediador Isaac Dias: PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO DA CONTAGEM (Definição e exemplos). Páginas 25 à 27 (Caderno do Aluno).

·         Acessar o link abaixo para rever a aula:
             
ü  2ª aula – Na página do site abaixo, estude as lições: Contagem com Permutações e Contagem com Combinações. E, todas as aulas referentes ao tema.



ü  3ª aula – Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Rafael Dombrauskas – Mediador Isaac Dias: PORCENTAGEM (Porcentagem no cotidiano, definição e exemplos). Páginas 27 e 28(Caderno do Aluno).

·         Acessar o link abaixo para rever a aula:

ü  4ª aula – Na página do site abaixo, estude a lição: Problemas de Porcentagem. E, todas as aulas referentes ao tema.

    
ü  5ª aula – Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Rafael Dombrauskas – Mediador     Isaac Dias: POTENCIAÇÃO (Definição, exemplos, leitura) - Estimação de raiz quadrada, exemplos, propriedades da radiciação.  

·         Acessar o link abaixo para rever a aula:

ü  6ª aula – Na página do site abaixo, estude as lições: potências e raízes. E, todas as aulas referentes ao tema.

·         Tarefa: Assistir e estudar as atividades trabalhadas durante as videoaulas (entregar resumo); Estudar os conteúdos abordados no site Khan Academy (relatar o que achou fácil ou difícil). Desenvolver as atividades em anexo com os devidos cálculos.

·         Sugestão: Para revisar o conteúdo da videoaula Propriedades da Radiciação, acesse o link abaixo, na lição Introdução à expoentes racionais   

INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

ü  Registro escrito:
- Anotações (resumo das videoaulas);
- Questões objetivas e dissertativas;
      -Resolução das questões do Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola;
      -Resolução das questões online – site Khan Academy.

                Entrega dos registros e/ou atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e Facebook da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a professora. Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas do CMSP e desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E, para os alunos que não possuírem internet, recurso digital, realizarão as atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando horários com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o Coronavírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais forem retomadas. Busca ativa via telefone.



Para as pesquisas - Livros da Sala de Leitura:




REFERÊNCIAS:

- Site Khan Academy.

- PEBSP – Portal dos Professores do Estado de SP.

- Currículo Paulista.

- Relatório Pedagógico Saresp Matemática.

- Material de apoio ao Currículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno, 8º Ano, Ensino Fundamental, vol. 1. São Paulo, SEE.

- GIOVANNI, Castrucci; GIOVANNI, Jr. A Conquista da Matemática. 7º ano. São Paulo: FTD, 2008.









QUESTÕES
1. Para frequentar as aulas de basquete, Rodrigo tem três camisetas, uma preta, uma amarela e uma branca, e duas bermudas, uma cinza e outra preta.

De quantas maneiras diferentes Rodrigo pode se vestir para as aulas?
(A) 3.
(B) 4.
(C) 5.
(D) 6.

2. Leleco deve pintar a bandeira abaixo escolhendo duas cores, uma para o círculo e outra para o restante da área da bandeira, conforme explicado na figura. O número total de bandeiras distintas que Leleco pode pintar é:


(A) 2.
(B) 4.
(C) 5.
(D) 6.

3. Uma pesquisa foi realizada para verificar a audiência de televisão no horário nobre (20h às 22h). Foram entrevistadas 1.640 residências e verificou-se que 45% dessas residências tinham a sua televisão ligada no canal Estou Ligado. Quantas residências estavam com a televisão ligada nesse canal?

4. Um comprimido tem 20 g. Na composição desse comprimido, 65% corresponde a uma determinada vitamina. Quantos gramas dessa vitamina entram na composição do comprimido?





5. O valor de https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLi_IXKURpg0ybWH7KM22mEI7RQA2J4Kgg5g7RUVCq2fua-Rko4ZHktES-mir6anA7_uWNuIGIgXWV0QbvTJE0LOv3lQOQ5B5i1PGB9F3pNxZJYaV4tTrImoF_6mN02Yk0GFVrJ5xkdkLZ/s1600/01.png é um número irracional compreendido entre:

(A) 10 e 11.
(B) 11 e 12.      
(C) 12 e 13.              
( D) 13 e 14.





Nenhum comentário:

Postar um comentário