20 maio 2020

MATEMÁTICA - PROFA. IVANY



                    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila Boa Vista -  CEP: 17350-000 – Igaraçu do Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 – e-mail:  eejoseconti@hotmail.com


ROTEIRO DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS


ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
NOME DA UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI

ANO/SÉRIE: 9º C - MATEMÁTICA


Nº DE AULAS PREVISTAS: 06 aulas


TEMPO PREVISTO: 01 semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback -  2 semanas

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- (EF09MA01) - Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).
- (EF09MA07) - Resolver situações-problema que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.
- (EF09MA08)  - Resolver e elaborar situações-problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
- (EF09MA24) - Identificar e calcular as relações de proporcionalidade dos segmentos dete rminados por retas paralelas cortadas transversais (teorema de Tales).

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

ü  1ª aula - Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Rafael Dombrauskas – Mediador Isaac Dias: NÚMEROS IRRACIONAIS (Definição e exemplos - Geogebra). Páginas 22 e 27 (Caderno do Aluno).

·         Acessar o link abaixo para rever a aula:
             
ü  2ª aula – Na página do site abaixo, estude a lição: Números Irracionais. E, todas as aulas referentes ao tema.


ü  3ª aula – Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Rafael Dombrauskas – Mediador Jonas Almeida: RAZÃO ENTRE GRANDEZAS (Conceito, razão e proporcionalidade, exemplos). Páginas 24 à 29(Caderno do Aluno).

·         Acessar o link abaixo para rever a aula:

ü  4ª aula – Nas páginas do site abaixo, estude as lições - Desenho em escala: conversão de centímetros em quilômetros. E, Praticar: Problema sobre densidade.


    

ü  5ª aula – Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Rafael Dombrauskas – Mediador     Isaac Dias: RETAS PARALELAS E PERPENDICULARES(Definição e exemplos - Geogebra). Páginas 30 e 31 (Caderno do Aluno).  

·         Acessar o link abaixo para rever a aula:

ü  6ª aula – Na página do site abaixo, estude a lição: Introdução as retas paralelas e perpendiculares E, todas as aulas referentes ao tema.

·         Tarefa: Assistir e estudar as atividades trabalhadas durante as videoaulas (entregar resumo); Estudar os conteúdos abordados no site Khan Academy (relatar o que achou fácil ou difícil). Desenvolver as atividades em anexo com os devidos cálculos.



INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

ü  Registro escrito:
- Anotações (resumo das videoaulas);
- Questões objetivas e dissertativas;
      -Resolução das questões do Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola;
      -Resolução das questões online – site Khan Academy.





- Pesquisas (solicitadas a partir do dia 18/03/2020):
·         Conceitos e exercícos: Razão entre grandezas; Grandezas diretamente e inversamente proporcionais; Demonstrações de relações entre ângulos formados por retas paralelas interceptadas por transversais; Semelhança de triângulos; Teorema de Tales.


                Entrega dos registros e/ou atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e Facebook da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a professora. Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas do CMSP e desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E, para os alunos que não possuírem internet, recurso digital, realizarão as atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando horários com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o Coronavírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais forem retomadas. Busca ativa via telefone.



Para as pesquisas - Livros da Sala de Leitura:



REFERÊNCIAS:

- Site Khan Academy.

- PEBSP – Portal dos Professores do Estado de SP.

- Currículo Paulista.

- Relatório Pedagógico Saresp Matemática.

- Material de apoio ao Curículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno, 9º Ano, Ensino Fundamental, vol. 1. São Paulo, SEE.

- GIOVANNI, Castrucci; GIOVANNI, Jr. A Conquista da Matemática. 7º ano. São Paulo: FTD, 2008.

- SAMPAIO,  Fausto Arnaud. Trilhas da matemática. 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2018. 

ATIVIDADES
1. (AAP) - Das afirmações a seguir:

I. O conjunto dos números inteiros é formado pelos números naturais positivos e negativos e também os números representados por frações.
II. Os números Irracionais são aqueles em que a representação decimal é finita ou infinita e periódica.
III. Os números reais representam a união dos conjuntos dos números racionais com os irracionais.

Escolha a alternativa correta.
(A) Somente a afirmação II é correta.
(B) Somente a afirmação III é correta.
(C) Somente a afirmação I é correta.
(D) Somente as afirmações II e III estão corretas.



2. (AAP) - Observando o triângulo retângulo a seguir:


A medida da hipotenusa deste triângulo pertencerá ao
(A) conjunto dos números racionais.
(B) conjunto dos números naturais.
(C) conjunto dos números irracionais.
(D) conjunto dos números inteiros.



3. (SARESP) - O valor de https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLi_IXKURpg0ybWH7KM22mEI7RQA2J4Kgg5g7RUVCq2fua-Rko4ZHktES-mir6anA7_uWNuIGIgXWV0QbvTJE0LOv3lQOQ5B5i1PGB9F3pNxZJYaV4tTrImoF_6mN02Yk0GFVrJ5xkdkLZ/s1600/01.png é um número irracional compreendido entre:

(A) 10 e 11.
(B) 11 e 12.      
(C) 12 e 13.              
( D) 13 e 14.




4. Em um mapa, a distância em linha reta entre duas cidades é 2 cm. Se, na realidade, essa distância for 40 km, qual será a escala utilizada para a confecção desse mapa? 













5. De acordo com dados do Censo 2.000, o estado do Rio Grande do Norte tinha uma população de cerca de 2.800.000 habitantes. Descubra a densidade demográfica do Rio Grande do Norte nessa época, sabendo que a área desse estado é 53.100 km².







6. Duas retas m e n são cortadas por uma transversa t, não perpendicular às retas paralelas m e n. Dois dos oito ângulos formados foram escolhidos por Clara e sabe-se que eles tê a mesma medida de abertura. Qual é a única opção que não é verdadeira com ralação a esse dois ângulos?

(a) Eles podem ser alternos internos.
(b) Eles podem ser correspondentes.
(c) Eles podem ser colaterais internos.
(d) Elem podem ser opostos pelo vértice.
(e) Eles podem ser alternos externos.






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