GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila
Boa Vista - CEP: 17350-000 – Igaraçu do
Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 –
e-mail: eejoseconti@hotmail.com
ROTEIRO DE
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS
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ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
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NOME DA
UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI
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ANO/SÉRIE: 9º C -
MATEMÁTICA
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Nº DE AULAS
PREVISTAS: 06
aulas
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TEMPO PREVISTO:
01
semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback - 2 semanas
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HABILIDADES A
SEREM DESENVOLVIDAS:
- (EF09MA01) - Reconhecer que, uma
vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo
comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais
de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada
lado como unidade).
- (EF09MA07) - Resolver
situações-problema que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies
diferentes, como velocidade e densidade demográfica.
- (EF09MA08) - Resolver e elaborar situações-problema
que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou
mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de
variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
- (EF09MA24) - Identificar e calcular
as relações de proporcionalidade dos segmentos dete rminados por retas
paralelas cortadas transversais (teorema de Tales).
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ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
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1ª aula - Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº
Rafael Dombrauskas – Mediador Isaac Dias: NÚMEROS IRRACIONAIS (Definição e
exemplos - Geogebra). Páginas 22 e 27 (Caderno do Aluno).
·
Acessar
o link abaixo para rever a aula:
ü
2ª aula – Na página do site abaixo, estude a lição: Números
Irracionais. E, todas as aulas referentes ao tema.
ü
3ª aula – Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº
Rafael Dombrauskas – Mediador Jonas Almeida: RAZÃO ENTRE GRANDEZAS (Conceito,
razão e proporcionalidade, exemplos). Páginas 24 à 29(Caderno do Aluno).
·
Acessar
o link abaixo para rever a aula:
ü
4ª aula – Nas páginas do
site abaixo, estude as lições - Desenho em escala: conversão de centímetros
em quilômetros. E, Praticar: Problema sobre densidade.
ü
5ª aula – Vídeoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº
Rafael Dombrauskas – Mediador Isaac
Dias: RETAS PARALELAS E PERPENDICULARES(Definição e exemplos - Geogebra).
Páginas 30 e 31 (Caderno do Aluno).
·
Acessar
o link abaixo para rever a aula:
ü
6ª aula – Na página do
site abaixo, estude a lição: Introdução as retas paralelas e perpendiculares
E, todas as aulas referentes ao tema.
·
Tarefa: Assistir e
estudar as atividades trabalhadas durante as videoaulas (entregar resumo);
Estudar os conteúdos abordados no site Khan Academy (relatar o que achou
fácil ou difícil). Desenvolver as atividades em anexo com os devidos
cálculos.
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INSTRUMENTOS PARA
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
ü
Registro
escrito:
- Anotações (resumo das videoaulas);
- Questões objetivas e dissertativas;
-Resolução das questões do Caderno do Aluno
São Paulo Faz Escola;
-Resolução das questões online – site
Khan Academy.
- Pesquisas (solicitadas a
partir do dia 18/03/2020):
·
Conceitos e exercícos: Razão entre grandezas;
Grandezas diretamente e inversamente proporcionais; Demonstrações de relações
entre ângulos formados por retas paralelas interceptadas por transversais;
Semelhança de triângulos; Teorema de Tales.
Entrega dos registros e/ou
atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e Facebook
da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a professora.
Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas do CMSP e
desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E,
para os alunos que não possuírem internet, recurso digital, realizarão as
atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando horários
com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o
Coronavírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais
forem retomadas. Busca ativa via telefone.
Contato:
alunosconti@gmail.com
Para as
pesquisas - Livros da Sala de Leitura:
Contato:
saladeleiturarosa10@hotmail.com
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REFERÊNCIAS:
- Site Khan Academy.
- PEBSP – Portal dos Professores do Estado de SP.
- Currículo Paulista.
- Relatório Pedagógico
Saresp Matemática.
- Material de apoio ao
Curículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno, 9º Ano, Ensino Fundamental,
vol. 1. São Paulo, SEE.
- GIOVANNI, Castrucci; GIOVANNI, Jr. A Conquista da
Matemática. 7º ano. São Paulo: FTD, 2008.
- SAMPAIO,
Fausto Arnaud. Trilhas da matemática. 6º ano. São Paulo: Saraiva,
2018.
ATIVIDADES
1.
(AAP) - Das afirmações a seguir:
I.
O conjunto dos números inteiros é formado pelos números naturais positivos e
negativos e também os números representados por frações.
II.
Os números Irracionais são aqueles em que a representação decimal é finita ou
infinita e periódica.
III.
Os números reais representam a união dos conjuntos dos números racionais com os
irracionais.
Escolha
a alternativa correta.
(A)
Somente a afirmação II é correta.
(B)
Somente a afirmação III é correta.
(C)
Somente a afirmação I é correta.
(D)
Somente as afirmações II e III estão corretas.
2.
(AAP) - Observando o triângulo retângulo a seguir:
A
medida da hipotenusa deste triângulo pertencerá ao
(A)
conjunto dos números racionais.
(B)
conjunto dos números naturais.
(C)
conjunto dos números irracionais.
(D)
conjunto dos números inteiros.
(A)
10 e 11.
(B)
11 e 12.
(C)
12 e 13.
(
D) 13 e 14.
4.
Em um mapa, a distância em linha reta entre duas cidades é 2 cm. Se, na
realidade, essa distância for 40 km, qual será a escala utilizada para a
confecção desse mapa?
5.
De acordo com dados do Censo 2.000, o estado do Rio Grande do Norte tinha uma
população de cerca de 2.800.000 habitantes. Descubra a densidade demográfica do
Rio Grande do Norte nessa época, sabendo que a área desse estado é 53.100 km².
6.
Duas retas m e n são cortadas por uma transversa t, não perpendicular às retas
paralelas m e n. Dois dos oito ângulos formados foram escolhidos por Clara e
sabe-se que eles tê a mesma medida de abertura. Qual é a única opção que não é
verdadeira com ralação a esse dois ângulos?
(a)
Eles podem ser alternos internos.
(b)
Eles podem ser correspondentes.
(c)
Eles podem ser colaterais internos.
(d)
Elem podem ser opostos pelo vértice.
(e)
Eles podem ser alternos externos.
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