GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila
Boa Vista - CEP: 17350-000 – Igaraçu do
Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 –
e-mail: eejoseconti@hotmail.com
ROTEIRO DE
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS
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ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
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NOME DA
UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI
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ANO/SÉRIE: 7º ANO C -
MATEMÁTICA
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Nº DE AULAS
PREVISTAS: 06
aulas
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TEMPO PREVISTO:
01
semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback - 2 semanas
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HABILIDADES A
SEREM DESENVOLVIDAS:
- (EF07MA02)
- Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagem, como os
que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias
pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de educação financeira,
entre outros.
- (EF07MA05) - Ler, interpretar e
resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
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ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
ü
1ª aula – Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Isaac
Dias - Mediador Rafael Dombrauskas – Razões(Conceito e exemplos) – páginas 26
e 27 (Caderno do Aluno).
ü
Acessar
o link abaixo para rever a aula:
ü
2ª aula: Tarefa: Acessar os links abaixo:
·
Na página do site, estude a lição – Razões
básicas:
- Introdução as
razões;
- Razões básicas.
ü
3ª aula – Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº
Isaac Dias – Mediador Rafael Dombrauskas – Frações e suas diferentes
representações: Porcentagem (Definição e exemplos)– página 28 (Caderno do
Aluno).
ü
Acessar
o link abaixo para rever a aula:
ü
4ª aula – Na página do site abaixo, estude a lição: Conversões
entre porcentagens, frações e números decimais. E, todas a lições sobre:
Revisão sobre conversão de números decimais e órcentagens; Revisão sobre
conversão de porcentagem e frações.
ü
5ª aula Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Isaac
Dias – Mediador Rafael Dombrauskas – Probabilidade (Definição e exemplos).
ü
Acessar
o link abaixo para rever a aula:
ü
6ª aula – Na página do site abaixo, estude a lição:
Probabilidade Teórica Básica.
·
Tarefa: Assistir e
estudar as atividades trabalhadas durante as videoaulas (entregar resumo);
Estudar os conteúdos abordados no site Khan Academy (relatar o que achou
fácil ou difícil). Desenvolver as atividades em anexo com os devidos
cálculos.
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INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA
APRENDIZAGEM:
ü
Registro
escrito:
- Anotações (resumo das videoaulas);
- Questões objetivas e dissertativas;
-Resolução das questões do Caderno do
Aluno São Paulo Faz Escola;
-Resolução das questões online – site
Khan Academy.
Entrega dos registros e/ou
atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e
Facebook da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a professora.
Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas do CMSP e
desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E,
para os alunos que não possuírem internet, recurso digital, realizarão as
atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando horários
com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o
Coronavírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais
forem retomadas. Busca ativa via telefone.
Contato:
alunosconti@gmail.com
Para as
pesquisas - Livros da Sala de Leitura:
Contato:
saladeleiturarosa10@hotmail.com
|
REFERÊNCIAS:
- Site Khan Academy.
- PEBSP – Portal dos
Professores do Estado de SP.
- Currículo Paulista.
-
Relatório Pedagógico Saresp Matemática.
-
Material de apoio ao Currículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno, 7º
Ano, Ensino Fundamental, vol. 1. São Paulo, SEE.
- GIOVANNI, Castrucci;
GIOVANNI, Jr. A Conquista da Matemática. 7º ano. São Paulo: FTD, 2008.
- SAMPAIO, Fausto Arnaud. Trilhas da matemática. 6º ano.
São Paulo: Saraiva, 2018.
QUESTÕES
1. (SARESP) - Eliana
desenhou a planta baixa da cozinha de sua casa. Ela usou 4 cm para representar
seu comprimento real, que é de 4 m. A escala que Eliana utilizou foi:
(A) 1:5.
(B) 1:10.
(C) 1:50.
(D) 1:100.
2. Considere dois quadrados, um de 10 cm de lado e o
outro com 20 cm de lado. Qual é a razão entre a área do primeiro e a área do
segundo?
Para
calcular a área de um quadrado, devemos multiplicar a medida do lado por ela
mesma.
|
3. Um livro tem 90 páginas. Karina já leu 75 páginas
desse livro. Quantos por cento do livro ela já leu?
4. Foi feita uma
pesquisa para saber o jornal preferido pelos frequentadores de uma biblioteca.
Foram entrevistadas 100 pessoas, e o resultado da pesquisa está na tabela a
seguir. Complete-a corretamente.
Jornal
|
Preferência
|
Razão
|
Forma em %
|
A
|
37 pessoas
|
||
B
|
21 pessoas
|
||
C
|
19 pessoas
|
||
D
|
23 pessoas
|
5. No interior de uma
caixa há 4 bolas azuis, 3 bolas vermelhas e 3 bolas pretas iguais. Qual é a
probabilidade de retirar ao acaso dessa caixa uma bola de cor azul?
6. No lançamento de um
dado de seis faces, qual é a probabilidade de obter:
a) um número menor do
que 5?
b) um número múltiplo
de 3?
c) um número menor do
que 1?
d) um número natural?
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