20 maio 2020

MATEMÁTICA - PROFA. IVANY


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila Boa Vista -  CEP: 17350-000 – Igaraçu do Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 – e-mail:  eejoseconti@hotmail.com


ROTEIRO DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS


ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
NOME DA UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI

ANO/SÉRIE: 7º ANO C - MATEMÁTICA


Nº DE AULAS PREVISTAS: 06 aulas


TEMPO PREVISTO: 01 semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback -  2 semanas

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- (EF07MA02) - Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagem, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de educação financeira, entre outros.

- (EF07MA05) - Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

ü  1ª aula – Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Isaac Dias - Mediador Rafael Dombrauskas – Razões(Conceito e exemplos) – páginas 26 e 27 (Caderno do Aluno).

ü  Acessar o link abaixo para rever a aula:

ü  2ª aula: Tarefa: Acessar os links abaixo:


·         Na página do site, estude a lição – Razões básicas:
- Introdução as razões;
- Razões básicas.

ü  3ª aula – Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Isaac Dias – Mediador Rafael Dombrauskas – Frações e suas diferentes representações: Porcentagem (Definição e exemplos)– página 28 (Caderno do Aluno).

ü  Acessar o link abaixo para rever a aula:

ü  4ª aula – Na página do site abaixo, estude a lição: Conversões entre porcentagens, frações e números decimais. E, todas a lições sobre: Revisão sobre conversão de números decimais e órcentagens; Revisão sobre conversão de porcentagem e frações.


ü  5ª aula Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Isaac Dias – Mediador Rafael Dombrauskas – Probabilidade (Definição e exemplos).

ü  Acessar o link abaixo para rever a aula:

ü  6ª aula – Na página do site abaixo, estude a lição: Probabilidade Teórica Básica.



·         Tarefa: Assistir e estudar as atividades trabalhadas durante as videoaulas (entregar resumo); Estudar os conteúdos abordados no site Khan Academy (relatar o que achou fácil ou difícil). Desenvolver as atividades em anexo com os devidos cálculos.

INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

ü  Registro escrito:
- Anotações (resumo das videoaulas);
- Questões objetivas e dissertativas;
      -Resolução das questões do Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola;
      -Resolução das questões online – site Khan Academy.

                Entrega dos registros e/ou atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e Facebook da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a professora. Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas do CMSP e desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E, para os alunos que não possuírem internet, recurso digital, realizarão as atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando horários com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o Coronavírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais forem retomadas. Busca ativa via telefone.



Para as pesquisas - Livros da Sala de Leitura:




REFERÊNCIAS:

- Site Khan Academy.

- PEBSP – Portal dos Professores do Estado de SP.

- Currículo Paulista.

- Relatório Pedagógico Saresp Matemática.

- Material de apoio ao Currículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno, 7º Ano, Ensino Fundamental, vol. 1. São Paulo, SEE.

- GIOVANNI, Castrucci; GIOVANNI, Jr. A Conquista da Matemática. 7º ano. São Paulo: FTD, 2008.

- SAMPAIO,  Fausto Arnaud. Trilhas da matemática. 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2018. 







QUESTÕES
1. (SARESP) - Eliana desenhou a planta baixa da cozinha de sua casa. Ela usou 4 cm para representar seu comprimento real, que é de 4 m. A escala que Eliana utilizou foi:

(A) 1:5.
(B) 1:10.
(C) 1:50.
(D) 1:100.


2. Considere dois quadrados, um de 10 cm de lado e o outro com 20 cm de lado. Qual é a razão entre a área do primeiro e a área do segundo?

Para calcular a área de um quadrado, devemos multiplicar a medida do lado por ela mesma.




3. Um livro tem 90 páginas. Karina já leu 75 páginas desse livro. Quantos por cento do livro ela já leu?





4. Foi feita uma pesquisa para saber o jornal preferido pelos frequentadores de uma biblioteca. Foram entrevistadas 100 pessoas, e o resultado da pesquisa está na tabela a seguir. Complete-a corretamente. 

Jornal
Preferência
Razão
Forma em %
A
37 pessoas



B
21 pessoas



C
19 pessoas



D
23 pessoas





5. No interior de uma caixa há 4 bolas azuis, 3 bolas vermelhas e 3 bolas pretas iguais. Qual é a probabilidade de retirar ao acaso dessa caixa uma bola de cor azul?




6. No lançamento de um dado de seis faces, qual é a probabilidade de obter:

a) um número menor do que 5?


b) um número múltiplo de 3?


c) um número menor do que 1?


d) um número natural?

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