20 maio 2020

HISTÓRIA - PROFA. IVANY



GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila Boa Vista -  CEP: 17350-000 – Igaraçu do Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 – e-mail:  eejoseconti@hotmail.com


ROTEIRO DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS


ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
NOME DA UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI

ANO/SÉRIE: 3ª SÉRIE A/B - HISTÓRIA


Nº DE AULAS PREVISTAS: 04 aulas


TEMPO PREVISTO: 01 semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback -  2 semanas


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais).

- Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:


ü  1ª aula: Vídeoaula - (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) -  IMPERIALISMO, NEOCOLONIALISMO E TEORIAS RACIAIS – Profº Caio Mariano - Mediadora Cleonice P. de Barros Guimarães

·         Assistir novamente esta videoaula. Resumo.


ü  2ª aula – Vídeoaula - (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) -  IMPERIALISMO: A PARTILHA DA ÁFRICA – Profª. Luize Coutinho de Oliveira – Mediadora – Clarissa Bazzanelli Barradas.

·         Assistir novamente esta videoaula. Resumo.

·      3ª e 4ª aulas: Fazer resumos das 1ª e 2ª aulas. Responder as astividades em anexo.

·         SUGESTÃO: Acesse o link abaixo para estudar sobre o tema e responder questões.


INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

ü  Registro escrito:
- Anotações (resumos das videoaulas);
- Questões objetivas.

                Entrega dos registros e/ou atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e Facebook da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a professora. Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas do CMSP e desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E, para os alunos que não possuírem internet, recurso digital, realizarão as atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando horários com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o Coronavírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais forem retomadas. Busca ativa via telefone.



Para as pesquisas - Livros da Sala de Leitura:



REFERÊNCIAS:

- Material de apoio ao Currículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno - 3ª SÉRIE - Ensino Médio, 1º Bimestre, São Paulo: SEE.






ATIVIDADES

1. (MACKENZIE) - "Assumi o fardo do homem branco,
Enviai os melhores dos vossos filhos,
Condenai vossos filhos ao exílio para que sejam os servidores de seus cativos"
 Rudyard Kipling

A ideologia expressa por esse poeta, que recebeu em 1907 o prêmio Nobel de literatura, serviu para justificar o:
(A) socialismo.
(B) anarquismo.
(C) imperialismo.
(D) iluminismo.
(E) mercantilismo.

 2. (UEL) - O fenômeno do Imperialismo ou Neocolonialismo no século XIX, que determinou a partilha da África e a dominação na Ásia, pelas potências européias, foi resultado da expansão do próprio capitalismo e da sua necessidade, sempre constante, de ampliação de mercados e áreas fornecedoras de matérias-primas e gêneros alimentícios. Assim sendo, é correto afirmar que a expansão imperialista:

(A) deu-se por meios pacíficos, porque os povos africanos e asiáticos não possuíam uma tradição belicosa e guerreira e não desenvolveram nenhuma resistência à penetração européia em seus países.
(B) deu-se com a elaboração de fortes justificativas ideológicas que enfatizavam a necessidade da missão civilizadora e humanitária dos europeus sobre os povos conquistados, considerados cultural e racialmente inferiores.
(C) ocorreu em virtude da necessidade de se levar, para as novas áreas conquistadas, as grandes levas de trabalhadores desempregados pela utilização de maquinismos, em escala cada vez maior, na indústria européia, que eram vistos como uma ameaça à estabilidade social.
(D) encontrou facilidades para se concretizar, em virtude das sangrentas lutas internas, travadas pelos povos africanos e asiáticos e da disposição das elites dirigentes de entregar o poder às potências européias para se beneficiarem economicamente.
(E) manteve as estruturas políticas e sociais dos povos africanos e asiáticos, conquistados com a estratégia de garantir-lhes a autonomia para a obtenção de maiores lucros e benefícios econômicos pelas potências européias.


 3. (FUVEST) - A conquista da Ásia e da África, durante a segunda metade do século XIX, pela principais potências imperialistas objetivava:

(A) a busca de matérias primas, a aplicação de capitais excedentes e a procura de novos mercados para os manufaturados.
(B) a implantação de regimes políticos favoráveis à independência das colônias africanas e asiáticas.
(C) o impedimento da evasão em massa dos excedentes demográficos europeus para aqueles continentes.
(D) a implantação da política econômica mercantilista, favorável à acumulação de capitais nas respectivas Metrópoles. (E) a necessidade de interação de novas culturas, a compensação da pobreza e a cooperação dos nativos.



4. (UFMG) - "Na história da África jamais se sucederam tantas e tão rápidas mudanças como durante o período entre 1880 e 1935. Na verdade, as mudanças mais importantes, mais espetaculares - e também mais trágicas - , ocorreram num lapso de tempo bem mais curto, de 1880 a 1910, marcado pela conquista e ocupação de quase todo o continente africano pelas potências imperialistas e, depois, pela instauração do sistema colonial. A fase posterior a 1910 caracterizou-se essencialmente pela consolidação e exploração do sistema." BOAHEN, Albert Adu. "História geral da África". VII. A África sob dominação colonial, 1880-1935. São Paulo: Ática/Unesco, 1991. p. 25.

Considerando-se o contexto da colonização européia da África, é CORRETO afirmar que
(A) a demarcação das fronteiras entre as diferentes colônias respeitou as divisões territoriais previamente existentes entre as etnias africanas.
(B) a derrota da Alemanha na Primeira Guerra implicou a concessão de independência aos territórios por ela colonizados, sob a proteção da ONU.
(C) essa colonização resultou em decréscimo da população africana, devido à intensa exploração dos recursos humanos e materiais.
(D) os Estados europeus, embora negassem oficialmente a escravidão, adotavam trabalho compulsório em alguns territórios coloniais.





5. (CESGRANRIO) - A Guerra dos Boxers - 1898 -1899 - é um dos conflitos mais significativos do final do século na China, pois tem implicações diretas na política imperialista européia e japonesa e está diretamente relacionada com:

I - a tomada de Kiaotcheu, em 1897, pelos alemães, que tem como conseqüência o desenvolvimento do sentimento de resistência à influência estrangeira.
II - a definição da política de "porta-aberta", imposta pelas potências imperialistas associadas para estabelecer a paz, que determinava facilidades comerciais para as potências ocidentais nos portos chineses a partir de 1900.
III - a constituição de um protetorado britânico, que assume o controle de Nanquim e Cantão e abre a China interior às potências européias com a exclusão da Alemanha.

Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):

(A) Apenas I          
(B) Apenas I e II
(C) Apenas I e III
(D) Apenas II e III
(E) Somente III





Nenhum comentário:

Postar um comentário