GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila
Boa Vista - CEP: 17350-000 – Igaraçu do
Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 –
e-mail: eejoseconti@hotmail.com
ROTEIRO DE
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS
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ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
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NOME DA
UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI
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ANO/SÉRIE: 3ª SÉRIE A/B -
HISTÓRIA
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Nº DE AULAS
PREVISTAS: 04
aulas
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TEMPO PREVISTO:
01
semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback - 2 semanas
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HABILIDADES A
SEREM DESENVOLVIDAS:
- Analisar criticamente as
justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para
interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização,
imperialismo, conflitos atuais).
- Reconhecer alternativas de
intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os
valores humanos e a diversidade sociocultural.
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ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
ü
1ª aula: Vídeoaula -
(Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) -
IMPERIALISMO, NEOCOLONIALISMO E TEORIAS RACIAIS – Profº Caio Mariano -
Mediadora Cleonice P. de Barros Guimarães
·
Assistir
novamente esta videoaula. Resumo.
ü
2ª aula – Vídeoaula -
(Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) -
IMPERIALISMO: A PARTILHA DA ÁFRICA – Profª. Luize Coutinho de Oliveira
– Mediadora – Clarissa Bazzanelli Barradas.
·
Assistir novamente esta videoaula. Resumo.
· 3ª
e 4ª aulas: Fazer resumos
das 1ª e 2ª aulas. Responder as astividades em anexo.
·
SUGESTÃO: Acesse o link abaixo para estudar sobre o tema e
responder questões.
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INSTRUMENTOS PARA
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
ü
Registro
escrito:
- Anotações (resumos das videoaulas);
- Questões objetivas.
Entrega dos registros e/ou atividades,
acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e Facebook da
E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a professora. Nesse
período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas do CMSP e
desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E,
para os alunos que não possuírem internet, recurso digital, realizarão as
atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando horários
com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o
Coronavírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais
forem retomadas. Busca ativa via telefone.
Contato:
alunosconti@gmail.com
Para as
pesquisas - Livros da Sala de Leitura:
Contato:
saladeleiturarosa10@hotmail.com
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REFERÊNCIAS:
-
Material de apoio ao Currículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno - 3ª
SÉRIE - Ensino Médio, 1º Bimestre, São Paulo: SEE.
ATIVIDADES
1.
(MACKENZIE) - "Assumi o fardo do homem branco,
Enviai
os melhores dos vossos filhos,
Condenai
vossos filhos ao exílio para que sejam os servidores de seus cativos"
Rudyard Kipling
A
ideologia expressa por esse poeta, que recebeu em 1907 o prêmio Nobel de
literatura, serviu para justificar o:
(A)
socialismo.
(B)
anarquismo.
(C)
imperialismo.
(D)
iluminismo.
(E)
mercantilismo.
2. (UEL) - O fenômeno do Imperialismo ou
Neocolonialismo no século XIX, que determinou a partilha da África e a
dominação na Ásia, pelas potências européias, foi resultado da expansão do
próprio capitalismo e da sua necessidade, sempre constante, de ampliação de
mercados e áreas fornecedoras de matérias-primas e gêneros alimentícios. Assim
sendo, é correto afirmar que a expansão imperialista:
(A)
deu-se por meios pacíficos, porque os povos africanos e asiáticos não possuíam
uma tradição belicosa e guerreira e não desenvolveram nenhuma resistência à
penetração européia em seus países.
(B)
deu-se com a elaboração de fortes justificativas ideológicas que enfatizavam a
necessidade da missão civilizadora e humanitária dos europeus sobre os povos
conquistados, considerados cultural e racialmente inferiores.
(C)
ocorreu em virtude da necessidade de se levar, para as novas áreas
conquistadas, as grandes levas de trabalhadores desempregados pela utilização
de maquinismos, em escala cada vez maior, na indústria européia, que eram
vistos como uma ameaça à estabilidade social.
(D)
encontrou facilidades para se concretizar, em virtude das sangrentas lutas
internas, travadas pelos povos africanos e asiáticos e da disposição das elites
dirigentes de entregar o poder às potências européias para se beneficiarem
economicamente.
(E)
manteve as estruturas políticas e sociais dos povos africanos e asiáticos,
conquistados com a estratégia de garantir-lhes a autonomia para a obtenção de
maiores lucros e benefícios econômicos pelas potências européias.
3. (FUVEST) - A conquista da Ásia e da África,
durante a segunda metade do século XIX, pela principais potências imperialistas
objetivava:
(A)
a busca de matérias primas, a aplicação de capitais excedentes e a procura de
novos mercados para os manufaturados.
(B)
a implantação de regimes políticos favoráveis à independência das colônias
africanas e asiáticas.
(C)
o impedimento da evasão em massa dos excedentes demográficos europeus para
aqueles continentes.
(D)
a implantação da política econômica mercantilista, favorável à acumulação de
capitais nas respectivas Metrópoles. (E) a necessidade de interação de novas
culturas, a compensação da pobreza e a cooperação dos nativos.
4.
(UFMG) - "Na história da África jamais se sucederam tantas e tão rápidas
mudanças como durante o período entre 1880 e 1935. Na verdade, as mudanças mais
importantes, mais espetaculares - e também mais trágicas - , ocorreram num
lapso de tempo bem mais curto, de 1880 a 1910, marcado pela conquista e
ocupação de quase todo o continente africano pelas potências imperialistas e,
depois, pela instauração do sistema colonial. A fase posterior a 1910
caracterizou-se essencialmente pela consolidação e exploração do sistema."
BOAHEN, Albert Adu. "História geral da África". VII. A África sob
dominação colonial, 1880-1935. São Paulo: Ática/Unesco, 1991. p. 25.
Considerando-se
o contexto da colonização européia da África, é CORRETO afirmar que
(A)
a demarcação das fronteiras entre as diferentes colônias respeitou as divisões
territoriais previamente existentes entre as etnias africanas.
(B)
a derrota da Alemanha na Primeira Guerra implicou a concessão de independência
aos territórios por ela colonizados, sob a proteção da ONU.
(C)
essa colonização resultou em decréscimo da população africana, devido à intensa
exploração dos recursos humanos e materiais.
(D)
os Estados europeus, embora negassem oficialmente a escravidão, adotavam
trabalho compulsório em alguns territórios coloniais.
5.
(CESGRANRIO) - A Guerra dos Boxers - 1898 -1899 - é um dos conflitos mais
significativos do final do século na China, pois tem implicações diretas na
política imperialista européia e japonesa e está diretamente relacionada com:
I
- a tomada de Kiaotcheu, em 1897, pelos alemães, que tem como conseqüência o
desenvolvimento do sentimento de resistência à influência estrangeira.
II
- a definição da política de "porta-aberta", imposta pelas potências
imperialistas associadas para estabelecer a paz, que determinava facilidades
comerciais para as potências ocidentais nos portos chineses a partir de 1900.
III
- a constituição de um protetorado britânico, que assume o controle de Nanquim
e Cantão e abre a China interior às potências européias com a exclusão da
Alemanha.
Assinale
a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
(A)
Apenas I
(B)
Apenas I e II
(C)
Apenas I e III
(D)
Apenas II e III
(E)
Somente III
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