20 maio 2020

FILOSOFIA - PROFA. IVANY



GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila Boa Vista -  CEP: 17350-000 – Igaraçu do Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 – e-mail:  eejoseconti@hotmail.com


ROTEIRO DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS


ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
NOME DA UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI

ANO/SÉRIE: 3ª SÉRIE A/B – FILOSOFIA


Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas


TEMPO PREVISTO: 01 semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback -  2 semanas


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- Identificar a presença da filosofia no cotidiano.

- Estabelecer distinção entre o filosofar espontâneo, próprio do senso comum e o filosofar propriamente dito, típico dos filósofos especialistas.


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

ü  1ª aula: Vídeoaula - (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profª. Maria Fernanda Degan – Filosofia: O que é isso mesmo?

ü  Objetivos da aula:
- Prolematizar a definição de Filosofia espontânea;
- Conceitualizar e debater as características da Filosofia propriamente dita.

·         Acessar o link para assistir a aula:
                           https://www.pebsp.com/videos/3a-serie-em-filosofia-o-que-e-isso-mesmo-04-05-2020/
·         Retomada de Conteúdos – Páginas 65 e 66. Reflexões sobre o filosofar espontâneo: Em que sentido pode-se dizer que somos todos filósofos?

·         Procure no dicionário ou internet a definição da palavra Filosofia.
- Etmologia da palavra; reflexões sobre o filosofar sistemático.


·         Finalizando atividade:

- Produzir um pequeno texto, para apresentar a dicotomia entre a Filosofia espontânea e a Filosofia Sistemática. Faça um esboço, um ensaio de defesa de um desses dois lados. Use argumentos criteriosos. 


ü  2ª aula: Fazer resumo da 1ª aula. Responder a questão acima.
                            

ü  Entregar pesquisa (solicitada a partir do dia 18/03/2020):

·         O Homem como ser de natureza e de Linguagem
- O Ser Humano.
- A Linguagem.



INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

ü  Registro escrito:
- Anotações (resumo das videoaulas);
- Questão dissertativa.
- Resolução das questões do Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola.

- Pesquisa (solicitada a partir do dia 18/03/2020):

O Homem como ser de natureza e de Linguagem
- O Ser Humano.
           - A Linguagem.

           
          Entrega dos registros e/ou atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e Facebook da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a professora. Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas do CMSP e desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E, para os alunos que não possuírem internet, recurso digital, realizarão as atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando horários com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o corona vírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais forem retomadas. Busca ativa via telefone.




Para as pesquisas - Livros da Sala de Leitura:






REFERÊNCIAS:
- PEBSP – Portal dos Professores do Estado de SP.

- Guias de Transição Curricular  para o Ensino Médio - Caderno do Professor.

- Material de apoio ao Currículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno - 3ª SÉRIE - Ensino Médio, 1º Bimestre, São Paulo: SEE.





Nenhum comentário:

Postar um comentário