GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila
Boa Vista - CEP: 17350-000 – Igaraçu do
Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 –
e-mail: eejoseconti@hotmail.com
ROTEIRO DE
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS
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ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
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NOME DA
UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI
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ANO/SÉRIE: 6º ANO A/B -
MATEMÁTICA
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Nº DE AULAS
PREVISTAS: 06
aulas
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TEMPO PREVISTO:
01
semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback - 2 semanas
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HABILIDADES A
SEREM DESENVOLVIDAS:
- (EF06MA01) - Identificar, comparar,
ordenar, números naturais e números racionais cuja representação decimal é
finita, dizendo quais são, fazendo uso da reta numérica, para localizar os
números.
- (EF06MA02) - Reconhecer o sistema
de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo
semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a
sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função
do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números
naturais e números racionais em sua representação decimal.
- (EF06MA03) - Solucionar e propor
problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados)
com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos
processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
-
(EF06MA06) - Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as
ideias de múltiplo e de divisor, reconhecendo os números primos, múltiplos e
divisores.
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ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
ü
1ª aula – Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº–
Isaac Dias - Mediador Rafael Dombrauskas – Retomada de Conteúdos: Múltiplos e
Divisores de um número natural (Conceito e exemplos) – páginas 30 e 31
(Caderno do Aluno).
·
Acessar
o link abaixo para rever a aula:
ü
2ª aula: Tarefa: Acessar o link abaixo:
·
Na página do site, estude a lição – Divisores e
Múltiplos:
- Encontrando os
divisores de um número;
- Encontre fatores e
múltiplos;
- Revisão sobre
divisores e múltiplos. Resolver os exercícios do item Praticar que você
conseguir.
ü
3ª aula – Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº
Isaac Dias – Mediador Rafael Dombrauskas - Retomada de Conteúdos: Sistema de
Numeração Decimal: ordens e classes; antecessor e sucessor; ordem crescente e
decrescente; números racionais na forma decimal. Páginas 22 à 25 (Caderno do
Aluno).
·
Acessar
o link abaixo para rever a aula:
ü
4ª aula - Tarefa: Acessar o link abaixo:
·
Na página do site, estude as lições dos itens
Números; Introdução aos números decimais; Valor posicional. E, resolva todos
os exercícios que você conseguir.
ü
5ª aula Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Isaac
Dias – Mediador Rafael Dombrauskas - Retomada de Conteúdos: Operações com
Números Naturais – Página 27(Caderno do Aluno).
·
Acessar
o link abaixo para rever a aula:
ü
6ª aula - Tarefa: Acessar o link abaixo:
·
Na página do site, estude as lições do item Adição
e Subtração com Números Naturais. E, resolva todos os exercícios que você
conseguir.
·
Tarefa: Assistir e
estudar as atividades trabalhadas durante as videoaulas (entregar resumo);
Estudar os conteúdos abordados no site Khan Academy (relatar o que achou
fácil ou difícil). Desenvolver as atividades em anexo com os devidos
cálculos.
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INSTRUMENTOS PARA
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
ü
Registro
escrito:
- Anotações (resumo das videoaulas);
- Questões dissertativas e objetivas;
-Resolução das questões do Caderno do
Aluno São Paulo Faz Escola;
-Resolução das questões online – site
Khan Academy.
Entrega dos registros e/ou
atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e
Facebook da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a
professora. Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas
do CMSP e desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E, para os alunos que não possuírem internet, recurso
digital, realizarão as atividades em materiais físicos retirando-os na
escola(combinando horários com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de
prevenção contra o Coronavírus), havendo a possibilidade da entrega quando as
aulas presenciais forem retomadas. Busca ativa via telefone.
Contato:
alunosconti@gmail.com
Para as
pesquisas - Livros da Sala de Leitura:
Contato:
saladeleiturarosa10@hotmail.com
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REFERÊNCIAS:
- Site Khan Academy.
- PEBSP – Portal dos Professores do Estado de SP.
- Currículo Paulista.
- Relatório Pedagógico
Saresp Matemática.
- Material de apoio ao
Currículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno, 6º Ano, Ensino Fundamental,
vol. 1. São Paulo, SEE.
- GIOVANNI, Castrucci; GIOVANNI, Jr. A Conquista da
Matemática. 6º ano. São Paulo: FTD, 2008.
- SAMPAIO,
Fausto Arnaud. Trilhas da matemática. 6º ano. São Paulo: Saraiva,
2018.
ATIVIDADES
1. No calendário
mostrado a seguir, apenas uma das colunas que representam os dias da semana
apresenta todos os números múltiplos de um mesmo número natural. Qual é essa
coluna e de qual número natural esses números são múltiplos?
AGOSTO
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Dom
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Seg
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Ter
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Qua
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Qui
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Sex
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Sáb
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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8
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9
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10
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11
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12
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13
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14
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15
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16
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17
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18
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19
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20
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21
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22
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24
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25
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26
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27
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28
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29
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30
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31
|
R:
2. Classifique cada afirmação abaixo
como verdadeira ou falsa.
a) 3 é divisor de 72. ( )
b) 16 é divisor de 153. ( )
c) 96 é divisível por 6. ( )
d) Os números 3 e 5 são divisores de
45. ( )
3. (SARESP) - Indique, dentre as
opções abaixo, aquela que apresenta todas as afirmações corretas:
(A) 2, 3 e 6 são divisores de 12.
(B) 12 é múltiplo de 2, de 3 e de 9.
(C) 2, 3 e 7 são divisores de 7.
(D) 12 é múltiplo de 24 e de 39.
4. (SARESP) - Dentre os números
abaixo, aquele que é múltiplo de 4 e 7 é o
(A) 14.
(B) 48.
(C) 56.
(D) 74.
5. (SARESP) - Aline é costureira e
Simone é bordadeira. Juntas fizeram 5 blusas iguais. Aline confeccionou-as e
Simone bordou-as. Venderam as cinco blusas por R$ 175,00. Pela confecção de
cada blusa, Aline recebeu R$ 20,00.
Assim, pelo bordado de cada blusa,
Simone recebeu:
(A) R$ 15,00.
(B) R$ 31,00.
(C) R$ 35,00.
(D) R$ 155,00.
6. (SARESP) - Se colocados em ordem
crescente os números decimais 0,05 – 0,5 – 0,003 – 0,057 – 0,35 têm-se
(A) 0,05 – 0,5 – 0,003 – 0,057 –
0,35.
(B) 0,003 – 0,05 – 0,057 – 0,35 –
0,5.
(C) 0,003 – 0,05 – 0,057 – 0,5 –
0,35.
(D) 0,5 – 0,35 – 0,057 – 0,05 –
0,003.
7. Dois comerciantes compraram
mercadorias de uma fábrica. O primeiro comprou 20 aparelhos eletrônicos ao
preço de 978 reais cada um. O segundo comprou 26 filmadoras ao preço de 796
reis cada uma. Qual deles gastou mais? Quanto a mais?
R:
8. Ari comprou 5 caixas de vinho. A
vendedora verificou o preço da caixa e, como o pagamento foi à vista, fez um
desconto de 76 reais. Com isso, pagou 304 reais pelas 5 caixas. Qual era o
preço de cada caixa antes do desconto?
R:
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