20 maio 2020

MATEMÁTICA - PROFA. IVANY



GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CONTI
Av. José Michel Mucare, 801 – Vila Boa Vista -  CEP: 17350-000 – Igaraçu do Tietê/SP
Fones - (14) 3644-1777/3644-2985 – e-mail:  eejoseconti@hotmail.com


ROTEIRO DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS


ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
NOME DA UNIDADE ESCOLAR: E. E. JOSÉ CONTI

ANO/SÉRIE: 6º ANO A/B - MATEMÁTICA


Nº DE AULAS PREVISTAS: 06 aulas


TEMPO PREVISTO: 01 semana – 04/05 à 08/05
Desenvolvimento e feedback -  2 semanas


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- (EF06MA01) - Identificar, comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, dizendo quais são, fazendo uso da reta numérica, para localizar os números.
- (EF06MA02) - Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
- (EF06MA03) - Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
-  (EF06MA06) - Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor, reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

ü  1ª aula – Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº– Isaac Dias - Mediador Rafael Dombrauskas – Retomada de Conteúdos: Múltiplos e Divisores de um número natural (Conceito e exemplos) – páginas 30 e 31 (Caderno do Aluno).

·         Acessar o link abaixo para rever a aula:


ü  2ª aula: Tarefa: Acessar o link abaixo:
·         Na página do site, estude a lição – Divisores e Múltiplos:
- Encontrando os divisores de um número;
- Encontre fatores e múltiplos;
- Revisão sobre divisores e múltiplos. Resolver os exercícios do item Praticar que você conseguir.

ü  3ª aula – Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Isaac Dias – Mediador Rafael Dombrauskas - Retomada de Conteúdos: Sistema de Numeração Decimal: ordens e classes; antecessor e sucessor; ordem crescente e decrescente; números racionais na forma decimal. Páginas 22 à 25 (Caderno do Aluno).

·         Acessar o link abaixo para rever a aula:

ü  4ª aula - Tarefa: Acessar o link abaixo:
·         Na página do site, estude as lições dos itens Números; Introdução aos números decimais; Valor posicional. E, resolva todos os exercícios que você conseguir.
    
ü  5ª aula Videoaula (Aplicativo CMSP-YOUTUBE-TV) – Profº Isaac Dias – Mediador Rafael Dombrauskas - Retomada de Conteúdos: Operações com Números Naturais – Página 27(Caderno do Aluno).

·         Acessar o link abaixo para rever a aula:


ü  6ª aula - Tarefa: Acessar o link abaixo:

·         Na página do site, estude as lições do item Adição e Subtração com Números Naturais. E, resolva todos os exercícios que você conseguir.


·         Tarefa: Assistir e estudar as atividades trabalhadas durante as videoaulas (entregar resumo); Estudar os conteúdos abordados no site Khan Academy (relatar o que achou fácil ou difícil). Desenvolver as atividades em anexo com os devidos cálculos.




INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

ü  Registro escrito:
- Anotações (resumo das videoaulas);
- Questões dissertativas e objetivas;
      -Resolução das questões do Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola;
      -Resolução das questões online – site Khan Academy.

                Entrega dos registros e/ou atividades, acompanhamento e verificação da aprendizagem via E-mail, Blog e Facebook da E.E.José Conti. Dúvidas, por favor, entre em contato com a professora. Nesse período de distanciamento social, vamos acompanhar as aulas do CMSP e desenvolver as atividades propostas nas videoaulas. E, para os alunos que não possuírem internet, recurso digital, realizarão as atividades em materiais físicos retirando-os na escola(combinando horários com os pais e/ou alunos, tomando as medidas de prevenção contra o Coronavírus), havendo a possibilidade da entrega quando as aulas presenciais forem retomadas. Busca ativa via telefone.



Para as pesquisas - Livros da Sala de Leitura:






REFERÊNCIAS:
- Site Khan Academy.
- PEBSP – Portal dos Professores do Estado de SP.
- Currículo Paulista.
- Relatório Pedagógico Saresp Matemática.
- Material de apoio ao Currículo Paulista SP FAZ ESCOLA - Caderno do Aluno, 6º Ano, Ensino Fundamental, vol. 1. São Paulo, SEE.
- GIOVANNI, Castrucci; GIOVANNI, Jr. A Conquista da Matemática. 6º ano. São Paulo: FTD, 2008.
- SAMPAIO,  Fausto Arnaud. Trilhas da matemática. 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2018. 




ATIVIDADES
1. No calendário mostrado a seguir, apenas uma das colunas que representam os dias da semana apresenta todos os números múltiplos de um mesmo número natural. Qual é essa coluna e de qual número natural esses números são múltiplos?
AGOSTO
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31









R:
2. Classifique cada afirmação abaixo como verdadeira ou falsa.
a) 3 é divisor de 72.  (   )
b) 16 é divisor de 153. (   )
c) 96 é divisível por 6. (   )
d) Os números 3 e 5 são divisores de 45. (   )

3. (SARESP) - Indique, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta todas as afirmações corretas:
(A) 2, 3 e 6 são divisores de 12.
(B) 12 é múltiplo de 2, de 3 e de 9.
(C) 2, 3 e 7 são divisores de 7.
(D) 12 é múltiplo de 24 e de 39.
4. (SARESP) - Dentre os números abaixo, aquele que é múltiplo de 4 e 7 é o
(A) 14.
(B) 48.
(C) 56.
(D) 74.

5. (SARESP) - Aline é costureira e Simone é bordadeira. Juntas fizeram 5 blusas iguais. Aline confeccionou-as e Simone bordou-as. Venderam as cinco blusas por R$ 175,00. Pela confecção de cada blusa, Aline recebeu R$ 20,00.
Assim, pelo bordado de cada blusa, Simone recebeu:
(A) R$ 15,00.
(B) R$ 31,00.
(C) R$ 35,00.
(D) R$ 155,00.

6. (SARESP) - Se colocados em ordem crescente os números decimais 0,05 – 0,5 – 0,003 – 0,057 – 0,35 têm-se
(A) 0,05 – 0,5 – 0,003 – 0,057 – 0,35.
(B) 0,003 – 0,05 – 0,057 – 0,35 – 0,5.
(C) 0,003 – 0,05 – 0,057 – 0,5 – 0,35.
(D) 0,5 – 0,35 – 0,057 – 0,05 – 0,003.


7. Dois comerciantes compraram mercadorias de uma fábrica. O primeiro comprou 20 aparelhos eletrônicos ao preço de 978 reais cada um. O segundo comprou 26 filmadoras ao preço de 796 reis cada uma. Qual deles gastou mais? Quanto a mais?
R:



8. Ari comprou 5 caixas de vinho. A vendedora verificou o preço da caixa e, como o pagamento foi à vista, fez um desconto de 76 reais. Com isso, pagou 304 reais pelas 5 caixas. Qual era o preço de cada caixa antes do desconto?
R:















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