ROTEIRO DE ESTUDOS (EAD)
Professor (a): Letícia Ricci
Disciplina: Arte Série/ano: 3 C
Número de aulas: 02
Conteúdo (s): Caderno do
Aluno/Apostila Arte 3°Vol. - Apostila/Caderno do Aluno pág 90e91 3Vol ATIVIDADE
5 – AÇÃO EXPRESSIVA III
Habilidade(s): Identificar
com base no cotidiano diferentes situações, reconhecer, interpretar e
estabelecer diferenciações ao relacionar as práticas atuais. (EM13LGG603)
Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos
nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música
e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e
culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais
e políticos) e experiências individuais e coletivas. (EMIFLGG05) Selecionar e
mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos
criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento;
música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de
projetos e/ou processos criativos.
É obrigatório a identificação do (a) aluno (a): Disciplina, Nome, Número e Série.
E-MAIL: leticiaricci@professor.educacao.sp.gov.br
Apostila/Caderno do Aluno pág 90 3Vol
ATIVIDADE 5 – AÇÃO EXPRESSIVA III
Assista atentamente os vídeos “Boing Boom Tschak” e “The Man Machine”, do
Kraftwerk, onde as onomatopeias determinam o andamento da música. Depois, leia
a Ficha 2 – Manifestação Artística para ampliar seu repertório cultural e
auxiliar na execução da atividade. Por fim, organize os sons produzidos e
pesquisados em uma sequência musical. Para esta organização, o grupo poderá
fazer uso do software Audacity, ou de outro programa de livre escolha para
realizar a edição musical de modo fácil e acessível. Além do Audacity,
existem alguns aplicativos no smartphone que permitem a criação sequencial de sons
que reproduzem instrumentos musicais e sintéticos, semelhantes aos utilizados
pelo grupo Kraftwerk. O aplicativo Walkband ou similar poderão ser utilizados
para este fim.
https://www.youtube.com/watch?v=rF8qK5g_NCI&ab_channel=KeyloMPhi
Leitura e análise
FICHA 2 – MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
Entende-se “manifestação artística” como uma ação organizada, por um grupo de
pessoas, para
apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado
assunto. Porém, no
contexto deste projeto, tais sentimentos serão apresentados por meio da
linguagem específica da arte,
envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia e o espaço num processo
criativo, no qual esses
elementos criem um diálogo.
Esses elementos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas
nem sempre
dialogando e interagindo entre eles. Muitas vezes, são várias equipes ou
indivíduos onde cada um
cuida de uma parte, sem passar por um processo criativo coletivo, apenas
somando-se as peças. Em
alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem muita
relação entre si; já em
outros, é possível observar que as imagens criam uma interação com o som,
dialogando com os ritmos,
por meio da montagem das imagens na edição. A tecnologia digital permite
interações antes
impossíveis. Como produção final para esse projeto – Manifestação Artística –,
pode-se pensar em:
• Uma apresentação musical, explorando a atuação corporal dos músicos na
cenografia e que interaja
com a projeção de imagens;
• Um vídeo sobre algum aspecto da escola ou região, misturando ficção com
representação cênica dos
alunos, e entrevistas e/ou depoimentos de outras pessoas – da comunidade, por
exemplo;
• Um vídeo de uma performance individual ou grupal que dialogue com as imagens,
sons, o espaço e
o próprio sistema de vídeo;
• Uma dança em que o corpo esteja presente fisicamente ou não;
• Uma vídeo dança explorando os sons e o espaço, dialogando com a própria
linguagem do vídeo;
• Uma peça de teatro onde sons, imagens e cenografia estão presentes por meio
da tecnologia,
explorando seus recursos com projeções, vídeos, celulares e dispositivos
tecnológicos em geral, ao
mesmo tempo em que os movimentos dialogam com o som e com as imagens;
• Manifestações culturais com danças e folguedos populares, hip hop – culturas
que se integram hoje
ao uso da tecnologia e que podem ser manifestações artísticas.
Enfim, o importante é explorar todas as linguagens artísticas de forma
integrada, explorando os
recursos tecnológicos no processo e no produto final.
Ressalta-se a importância de diferenciar a forma da linguagem artística da
forma de outras linguagens,
pois, embora cada qual ao seu modo possa tratar do mesmo assunto, cada uma
possui sua especificidade,
seja do ponto de vista jornalístico, sociológico, psicológico, etc.
Fonte: Texto elaborado pelos autores especialmente para Orientações
Curriculares e Didáticas de Arte
– 3° série do Ensino Médio.
Relatório: Fale um pouco
sobre os vídeos apresentados e sobre a leitura do texto: O que nos é
apresentado nos vídeos, e qual é o tema do texto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário