11 setembro 2020

Tecnologia 1A

e-mail :  leticiaricci@professor.educacao.sp.gov.br

Habilidades: 

  • EM13TEC01 – Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de problemas.
  •  
  •       EM13TEC05 – Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as TDIC.
  •  
  • EM13TEC19 – Realizar e avaliar produções e fazer compartilhamentos em diferentes repositórios digitais (blog, sites, redes sociais, dentre outros) entendo a produção como possibilidade de intervenção social.

E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR

O foco é refletir sobre o descarte de equipamentos, aumentando a quantidade de lixo eletrônico, e sobre qual impacto o descarte inadequado pode causar no meio ambiente. Também é um momento para abordar a questão do consumismo e de que forma as mídias contribuem para esse aumento de consumo, que pode ser, em alguns casos, desnecessário.


QUANDO O FUTURO ESTÁ EM JOGO

 Depois de ver dados sobre a pressão (e a velocidade) pela qual somos levados a consumir e descartar produtos, você provavelmente deve estar se perguntando onde isso vai parar, já que nosso planeta é um só. Não faltam informações científicas hoje sobre os desafios que temos de enfrentar com urgência, mas tampouco faltam iniciativas como a do Fairphone, que você conheceu na aula passada. Naquele vídeo, foram abordados aspectos do descarte de lixo tecnológico, e este é o tema desta aula.

Afinal, se sabemos que o futuro está em jogo, cada um de nós terá de repensar atitudes e comportamentos e reaproveitar esses materiais. Retome as discussões da aula anterior com a sala e ressalte a importância de repensarmos hábitos de consumo. Os dados de uso e descarte de produtos refletem um cenário desafiador: é urgente que cada um de nós participe de forma mais ativa da busca de soluções. E que repense seu comportamento como consumidor.

Felizmente, já há diversas opções para descarte de eletrônicos promovidas por governos, empresas e sociedade civil Lixo eletrônico é todo e qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos eletrônicos, como eletroeletrônicos (computadores, celulares, tablets e etc.) e eletrodomésticos (geladeiras, fogões, micro-ondas e etc.)..... Em inglês, a expressão "lixo eletrônico" pode ser traduzida para e-waste.

lixo eletrônico ou Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) são todos os dispositivos eletroeletrônicos, de celulares, tablets e computadores a TVs, lavadoras de louça e de roupa, geladeiras e etc., que foram descartados por seus donos.

Para não provocar danos ambientais é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas, cooperativas de reciclagem ou centros de estudos - escolas e universidades - com projetos voltados ao descarte de lixo e ao meio ambiente.

A Fairphone é uma empresa social que tem como objetivo desenvolver smartphones projetados e produzidos com o mínimo de dano ambiental às pessoas e ao planeta.


Atividades: Respondam as questões

  1. O que é o lixo eletrônico?
  2.  Como é produzido o lixo eletrônico?
  3.  Onde e como descartar o lixo eletrônico?
  4. Quais são os tipos de lixo eletrônico?
  5. O que acontece com o lixo eletrônico?
  6. Onde descartar corretamente o lixo eletrônico?

  7.  Porque o lixo eletrônico é perigoso?

  8. O que o lixo eletrônico pode causar ao meio ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário