04 setembro 2020

ED.FÍSICA - 7º A, B, C - DE 31.08 À 11.09

 

                                     GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ

Rua Tenente Lopes, 633 - CEP 17201460 – Jaú/SP

Fone/fax (14) 3601-0800 – e-mail:  dejau@educacao.sp.gov.br

EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: EE JOSÉ CONTI

PROFESSOR: FERNANDO JOSE BORGO MOREIRA

ANO/SÉRIE: 7ºA, 7º B e 7º C - ENSINO FUNDAMENTAL

Nº DE AULAS PREVISTAS: 04 AULAS

PERÍODO DE REALIZAÇÃO (QUINZENAL):31/08 A 11/09

 

1.   DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 Para o desenvolvimento das atividades o aluno deverá:

1)      entrar nos links citado no roteiro de atividades, já descriminado no plano de aula.

2)      realizar as atividades propostas na aula 1 e 2, enviada por e-mail.

3)      Deverá enviar a atividade no e-mail: fernandojbmoreira@gmail.com


ESTRATÉGIAS:  Na realização dessas atividades foi utilizado o caderno do aluno SP Faz Escola na página 55 ; atividades (5); na aula 1 o aluno deverá o aluno deverá  anotar quais movimentos e capacidades corporais estão associados ao movimento do aparelho, na aula 2 o aluno deverá realizar uma prática corporal seguindo o roteiro de desafio.

 

CONTEÚDO

  A ginástica rítmica pode ser praticada tanto de forma individual como formando duetos, trios, quartetos e inclusive quintetos. Esta disciplina se caracteriza pelo uso de diversos instrumentos que favorecem a estética e a perfeição dos exercícios realizados.

 Entre os aparelhos, os mais utilizados e populares são a corda, o arco, a bola, a fita e as maças. Comparando-se com a ginástica artística, a diferença entre elas é que a ginástica rítmica tem movimentos muito mais delicados que fazem recordar os movimentos da dança.

 

ATIVIDADES VALIATIVAS

 

Aula 1

 Os exercícios de ginástica rítmica são composições que devem incluir os movimentos típicos

que cada aparelho possibilita, combinados com movimentos e capacidades corporais, como saltos,

equilíbrios, pivôs(não os do basquete, claro, mas giros sobre um pé, de pelo menos 360),

flexibilidade, entre outros. Quando o exercício é de conjunto, as cinco ginastas devem variar as

formações (posições em que se organizam no espaço), trocar os aparelhos entre si (geralmente

utilizam os lançamentos) e mostrar que há harmonia e sincronismo na equipe. Todas essas ações

devem estar ajustadas à música escolhida para a composição, valorizando e realçando os movimentos

selecionados.

 1. Veja as ilustrações a seguir e anote quais movimentos e capacidades corporais estão associados

ao movimento do aparelho: equilíbrio, salto, saltito, flexibilidade, giro.

 


             

 


__________________________________________







_______________________________________________







_____________________________________________







_______________________________________________







____________________________________________





_____________________________________________






__________________________________________


AULA 2

 ATIVIDADE 5 – DESFRUTANDO DA G.R. (página 55)

Agora é o momento de realizarmos um Desafio de Ginástica Rítmica. Você terá a oportunidade de realizar uma prática corporal com os movimentos da G.R.   Lembrando que o desafio não será avaliado pela realização do gesto técnico, mas sim pela criatividade.

 

APENAS TENTE REALIZAR OS MOVIMENTOS

 

Roteiro do Desafio

Movimentos

Regras (exigências)

Criatividade

Atitudes

Pontuação/nota

Delicados, graciosos,

ágeis, plásticos, belos.

Tempo mínimo e

máximo estabelecido

para cada coreografia.

Na confecção

dos aparelhos.

Nas soluções

de problemas.

Cada critério

vale 0,5

pontos.

 

Saltos, giros, equilíbrio,

ondulares, serpentinas,

lançamentos,

arremessos, acrobáticos,

rolamentos.

Uso de 2 aparelhos no

mínimo por grupo;

uso da Área

delimitada do

tablado(local) durante

a apresentação.

Nas vestimentas,

musicalização

criativa.

Empenho,

dedicação,

motivação.

Mínimo de 5

pontos;

máximo de

10 pontos.

 

 

Manipulação e

domínio do aparelho

Na criação dos

movimentos.

Respeito às

fragilidades

dos colegas.

 

 

Acesse o link para ter maiores informações com respeito a prática da GR.

https://www.youtube.com/watch?v=fD3MQ_VZMXM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário