ROTEIRO DE ATIVIDADE CIÊNCIAS 2 9 ANO A 3º BIMESTRE
Período: 18/08 a 28/08 Número de aulas: 8 aulas
Professora: Patricia Graziela
Boldo - CIÊNCIAS
(O aluno poderá fazer a
atividade no caderno e enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Link da explicação: https://www.loom.com/share/6371ee74253e48b48620a9ac9e7992b0
Habilidade:
(EF09CI08)
Associar os gametas à transmissão das características hereditárias e
reconhecer os princípios da hereditariedade, estabelecendo relações entre ancestrais
e descendentes.
(EF09CI09)
Discutir as ideias de Mendel sobre fatores hereditários, gametas, segregação e
fecundação na transmissão de características hereditárias em diferentes
organismos.
Objeto de conhecimento: Hereditariedade e 1ª Lei de
Mendel
Leia o
Texto:
Primeira Lei
de Mendel
Gregor Johan Mendel foi um monge
agostiniano nascido no ano de 1822 que se interessou em explicar como as
características dos pais são transmitidas a seus descendentes. Conhecido como
o pai da genética,
Mendel realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade com ervilhas de cheiro (Pisum sativa), escolha que foi uma
das razões de seu sucesso com suas pesquisas, pois essa leguminosa apresenta
diversas vantagens como fácil
cultivo, produção
de grande quantidade de sementes, ciclo de vida curto, além
de características contrastantes e
de fácil identificação. Outro fato que contribuiu para o
sucesso das pesquisas de Mendel foi que ele analisou apenas uma característica
de cada vez, sem se preocupar com as demais características.
Em seus
experimentos, Mendel teve o cuidado de utilizar apenas plantas de linhagens puras,
por exemplo, plantas de sementes verdes que só originassem sementes verdes e
plantas de sementes amarelas que só originassem sementes amarelas. Você deve
estar se perguntando, como Mendel sabia que as plantas eram puras? Pois bem,
para que ele tivesse certeza de qual planta era pura, ele as observava durante
seis gerações, período de aproximadamente dois anos. Se durante essas gerações
as plantas originassem indivíduos diferentes da planta inicial, elas não eram
consideradas puras, mas se ocorresse o contrário e elas só originassem
descendentes com as mesmas características da planta inicial, eram consideradas
puras.
Uma vez constatado que as plantas eram puras, Mendel escolheu
uma característica, por exemplo, plantas puras de sementes amarelas com plantas
puras de sementes verdes, e realizou o cruzamento. Essa primeira geração foi
chamada de geração
parental ou geração
P. Como resultado desse cruzamento, Mendel obteve todas as
sementes de cor amarela e a essa geração denominou de geração F1. Os indivíduos
obtidos nesse cruzamento foram chamados por Mendel de híbridos, pois eles descendiam
de pais com características diferentes.
Em seguida, Mendel realizou uma autofecundação entre os
indivíduos da geração F1, chamando
essa segunda geração de geração
F2. Como resultado dessa autofecundação, Mendel
obteve três sementes amarelas e uma semente verde (3:1). A partir dos
resultados obtidos, Mendel concluiu que como a cor verde não apareceu na
geração F1, mas reapareceu na geração F2, as sementes verdes tinham um fator que era
recessivo, enquanto as sementes amarelas tinham um fator dominante. Por esse
motivo, Mendel chamou as sementes verdes de recessivas e as sementes amarelas
de dominantes.
Em diversos outros
experimentos, Mendel observou características diferentes na planta, como altura
da planta, cor da flor, cor da casca da semente, e notou que em todas elas
algumas características sempre se sobressaíam às outras.
Diante desses resultados, Mendel pôde
concluir que:
→ Cada ser vivo é único e possui um par
de genes para cada característica;
→ As características hereditárias
são herdadas metade do pai e metade da mãe;
→ Os genes são transmitidos através dos gametas;
→ Os descendentes herdarão apenas um gene
de cada característica de seus pais, ou seja, para uma determinada
característica, haverá apenas um gene do par, tanto da mãe quanto do pai.
Dessa
forma, podemos enunciar a primeira
lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores da
seguinte forma: “Todas as características de um indivíduo são determinadas
por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo
que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.
Fonte:
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Conceitos Básicos em Genética
· Alelo: Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo lócus
em cromossomos homólogos.
·
Aneuploidia: Alteração cromossômica numérica que afeta um ou mais tipos de
cromossomos. O tipo mais comum de aneuploidia é a trissomia, em que há um
cromossomo extra, ou seja, a pessoa apresenta 47 cromossomos, mas o padrão é
46.
·
Autossômico: Dizemos
que os cromossomos são autossômicos quando não são sexuais, ou seja, todos os cromossomos,
exceto o X e o Y. No total, temos 22 pares de cromossomos autossômicos.
·
Cariótipo: É
a constituição cromossômica de um indivíduo. Codominância: Quando dois alelos que
estão em heterozigose expressam-se.
·
Cromossomos: sequências
de DNA espiraladas que carregam os genes.
·
Cromossomos homólogos: cromossomos
que formam pares durante a meiose I, apresentando formato e tamanho similares e
mesmo loci.
·
Dominância: Um
gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples Vv, ou
seja, em heterozigose.
·
Fenótipo: Características
bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observáveis em um indivíduo. O
fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente.
·
Genes: Sequência
de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade
fundamental da hereditariedade.
·
Genótipo: Constituição genética de um organismo.
·
Heterozigoto: Indivíduo
que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos
(Vv) (Aa).
·
Homozigoto: Indivíduo
que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos (vv, aa,
VV, AA).
·
Locus gênico (plural loci): Posição
que um gene ocupa em um cromossomo.
·
Recessividade: Um
gene recessivo só se expressa em homozigose (aa, vv).
Referência:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Conceitos básicos em
Genética"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceitos-basicos-genetica.htm. Acesso
em 14 de agosto de 2020.
Sugestão de pesquisa:
https://www.todamateria.com.br/introducao-a-genetica/
Agora você pode fazer
a avaliação mensal multidisciplinar pelo link fornecido no grupo!
Bom estudo!
Observe a representação do perfil cromossômico de uma mulher, UM
CARIÓTIPO.
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