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É obrigatório a identificação do (a) aluno (a): Disciplina, Nome
HABILIDADES: Situar a arte pela sua importância no contexto da cultura e da civilização humana.
Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas.
Arte no Egito Antigo
É importante
entender que a religião é responsável pelo desenvolvimento da arte egípcia.
Os egípcios eram norteados pela religiosidade, pela crença
em deuses e na vida após a morte, considerando esta mais
importante do que a vida terrena.
A grande
preocupação do povo egípcio era garantir conforto, em especial a seus soberanos
(faraós e sacerdotes), após sua morte.
A arte também foi
um canal de demonstração do poder
político dos faraós, exaltando suas conquistas, retratadas
em hieróglifos, que também assumiam funções de elementos de decoração
arquitetônica, sendo esculpidos nas colunas e fachadas dos templos a fim de
eternizar tais feitos.
Arquitetura no Egito Antigo
A religiosidade do
povo egípcio moveu e alimentou a construção de monumentais obras
arquitetônicas.
As mais
significativas e emblemáticas são os templos, que eram edificações usadas para
realização de cultos oficiais aos deuses e para exaltar os faraós e seus
túmulos, nomeados pelos egípcios como moradas eternas, que se apresentam
divididos em três categorias.
·
Pirâmide – túmulo destinado ao faraó.
· Mastaba
–
túmulo em formato trapezoide, que abrigava os representantes da nobreza e da classe sacerdotal.
·
Hipogeu – túmulo destinado às pessoas comuns.
Em suas “moradas”,
o indivíduo passava a desfrutar de sua existência eterna, para a qual havia se
preparado durante toda a vida.
As obras
arquitetônicas mais famosas são as pirâmides do deserto de Gizé, erguidas por
importantes faraós do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos.
As pirâmides de
Gizé.
As bases das
pirâmides possuem formato quadrangular, e elas eram construídas com enormes
blocos de pedras lapidadas, que pesam em torno de vinte toneladas e atingem a
altura de dez metros por dez metros de largura.
Sua entrada
dianteira aponta para a estrela polar, que concentra sua “força” sobre a múmia
do faraó, disposta em uma câmara funerária com seus pertences, protegidos por
túneis e caminhos que formam um verdadeiro labirinto.
Próximo a essas três pirâmides, localiza-se a Esfinge, concebida com corpo de leão (força) e com cabeça humana (sabedoria), uma possível representação da face do faraó Quéfren, danificada pela erosão e pelas depredações islâmicas praticadas a partir do século VIII. Sua criação, provavelmente, tinha como objetivo afastar possíveis maus espíritos do Vale dos Reis e, em especial, das pirâmides reais.
Karnak e Luxor são os templos mais significativos, ambos dedicados ao deus Amon e construídos no Novo Império, período de apogeu do poder e da cultura egípcia
Templo de Amon em
Kamak, Tebas.
Como aspecto
artístico mais importante, destaca-se um novo tipo de coluna decorada com
motivos da natureza local, como a flor de lótus, a flor de papiro e da
palmeira. Antes delas, as colunas construídas não possuíam base, tinham
estrutura simples, apresentando pouco trabalho no capitel (a parte superior da
coluna).
É o tratamento
artístico dado ao capitel o responsável pela classificação das colunas, que
assumem os formatos da vegetação típica da região.
Como
características gerais da arquitetura egípcia, temos a conservação e a solidez,
a perpetuidade, a regularidade geométrica, a apropriação de elementos da
natureza, a enigmabilidade e a inacessibilidade.
Escultura no Egito Antigo
Com a necessidade
de imprimir na pedra a ilusão da imortalidade para atender a propósitos
religiosos, a escultura no Egito Antigo procurou transmitir uma atitude serena,
desvinculada de qualquer sinal de emoção.
Busto de Nefertiti
Os artistas
evitavam formas protuberantes, construindo-as com materiais muito resistentes,
como o diorito e o granito, para que não houvesse quebra e danos. Mantinham, na
representação da imagem dos soberanos, uma expressão carregada de força e
majestade, exagerando as proporções do corpo.
Os escultores
egípcios também se dedicavam a produzir usciabtis, miniaturas das imagens funerárias, esmaltadas em verde e azul, cuja
função era substituir o faraó morto nas tarefas mais árduas do além.
Apresentavam-se, por
vezes, cobertas de inscrições hieroglíficas em baixo-relevo, que, em sua grande
maioria, eram pintadas, assim como também se fazia ao recobrirem paredes e
colunas, imprimindo seu estilo por todo o ambiente.
Pintura no Egito Antigo
A pintura
desempenhou poderosa função junto à esfera mística e religiosa do povo egípcio.
Os pintores estabeleceram regras artísticas rígidas, que permaneceram
inalteradas ao longo do tempo, reforçando a busca do efeito
de permanência e imutabilidade.
Dentre as principais convenções desse estilo, podemos enumerar:
·
a inexistência das três dimensões;
·
o desconhecimento da profundidade;
·
a pintura “chapada”, aplicando-se uma cor de cada vez, sem
matizes de claro- escuro, consequentemente sem sinal de volume;
·
o uso da “lei da frontalidade”
que estabelece a representação da figura
com tronco e olhos de frente e o restante do corpo em perfil.
Com base nessas
regras, esperava-se que a pintura representasse as pessoas de forma idealizada,
negando qualquer tentativa de representação realística ou natural do ser humano
e das divindades.
Fragmento das
pinturas da tumba de Nebamun, em Tebas que mostra livro dos mortos dos
egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um morto
para avaliar sua vida
Ao observarmos a
pintura no Egito Antigo, percebemos que estamos observando uma representação,
pois seus idealizadores esforçaram-se por evidenciar essa característica.
A ESCRITA
A
pintura também foi a principal responsável pelo desenvolvimento da escrita a partir da evolução dos
desenhos, adquirindo forma pictográfica, variando conforme seu grau de complexidade:
·
hieroglífica – considerada uma escrita sagrada;
· hierática – uma escrita mais simples, utilizada
· demótica – uma escrita popular
atividades
1)
Quais as divisões dos túmulos dos faraós?
2) Quais as obras arquitetônicas mais famosas da
história da arte egípcia?
3)
Fale sobre a pintura egípcia
4)
Como era a divisão da escrita? explique cada uma
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