21 agosto 2020

ARTE 3° Bi - 2C

  Atendimento através do E-mail leticiaricci@professor.educacao.sp.gov.br

Obs: As anotações dos estudos e as atividades desenvolvidas deverão ser feitas no caderno, com data e de acordo com o conteúdo estudado. As atividades deverão ser fotografados ou escaneados e enviados ao e-mail leticiaricci@professor.educacao.sp.gov.br para avaliação.

         É obrigatório a identificação do (a) aluno (a): Disciplina, Nome

Habilidade: Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas Trabalhar a pluralidade cultural para promover a integração buscando o respeito às diferentes manifestações culturais.

A PLURALIDADE CULTURAL

O Brasil é sem dúvidas uma imensidade de diversidade cultural e isso é uma das principais características do país, que o torna bem conhecido em todo o mundo. Sua mistura de cores, raças e culturas, faz com que o Brasil seja um país acolhedor e cada vez mais diversificado, sempre em busca de novas miscigenações e estilos diferentes que agreguem na nossa cultura. Cada região do Brasil possui sua cultura específica, buscando sempre levar para os turistas e unir povos e raças cada vez mais. A diversidade cultural inclui desde vestimentas para costumes como manifestações religiosas até as comidas típicas. Toda essa cultura foi herdada por milhares de povos, desde os índios até os europeus, que sempre traziam diferentes culturas e costumes para o nosso país. O Brasil é um dos países mais ricos em diversidade cultural, com influências de muitos países e povos. Saber a história de uma nação significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. Trata-se de uma oportunidade única para compreender, inclusive, a nossa própria identidade.

                                  TARSILA DO AMARAL – OPERÁRIOS

A tela Operários pode ser considerada um dos melhores registros do período de industrialização brasileira (especialmente do Estado de São Paulo). Tratou-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, uma classe ainda muito vulnerável e explorada, sem acesso a leis que a defendesse propriamente. Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas. Chama a atenção o fato de as faces serem bastante distintas: existem trabalhadores de todas as cores e raças representados lado a lado. É de se sublinhar que, apesar das diferenças, todos carregam no semblante feições extremamente cansadas e desesperançadas. São cinquenta e um rostos, muitos deles sobrepostos, todos sem o corpo registrado. Essa mistura de trabalhadores exibidos em sequência aponta para a massificação do trabalho.

ATIVIDADES

1) O que você acha que a artista quis representar?

2)Em qual momento histórico ele pode estar contextualizado?

3)O que podemos dizer que chama atenção na obra?

4)O que representa essa mistura de semblantes de trabalhadores?

5)Faça uma releitura ( desenho baseado neste que você viu) do quadro usando o tema: diversidade cultural.

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