08 agosto 2020

7º A, 7º B e 7º C - DE 03 À 14

 

                                   GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ

Rua Tenente Lopes, 633 - CEP 17201460 – Jaú/SP

Fone/fax (14) 3601-0800 – e-mail:  dejau@educacao.sp.gov.br

 

PLANO DE AULA

(PARA O PERÍODO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS)

EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: EE JOSÉ CONTI

PROFESSOR: FERNANDO JOSE BORGO MOREIRA

ANO/SÉRIE: 7ªA,7ªB,7ªC

Nº DE AULAS PREVISTAS:04 AULAS

PERÍODO DE REALIZAÇÃO (QUINZENAL):03/08 A 14/08

1.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

               Para o desenvolvimento das atividades o aluno deverá:

     1)      entrar nos links citado no roteiro de atividades, já descriminado no plano de aula.

     2)      realizar as atividades propostas na aula 1 e 2, enviada por WhatsApp ou e-mail.

     3)      Deverá enviar a atividade no e-mail: fernandojbmoreira@gmail.com

ESTRATÉGIAS:  Na realização dessas atividades foi utilizado o caderno do aluno SP Faz Escola nas páginas 51,52,53 e 54; atividades (1,2,3,); o aluno deverá analisar os textos e fazer uma pesquisa, com isso o aluno estará adquirindo o conhecimento da ginástica rítmica tanto no fruir como no experimentar.

 CONTEÚDO: A Ginástica Rítmica é uma ramificação da ginástica, e combina movimentos de balé e dança, por meio da utilização de aparelhos, tais como cordas, arcos, maças e bolas. Um dos principais objetivos dessa modalidade é promover uma verdadeira expressão corporal, por meio de movimentos combinados, harmônicos, sincronizados com a música e uso de aparelhos.

A graça e a beleza são elementos essenciais e entram, inclusive, no julgamento dos juízes, nas competições oficiais.

É um esporte essencialmente feminino e deve ser iniciado por quem tem afinidade com a ginástica o quanto antes, por volta dos seis anos, para que se tenha tempo de desenvolver as técnicas, de modo seguro e eficiente.

 ATIVIDADES AVALIATIVAS

Aula 1 -  Ginástica Rítmica

 ATIVIDADE 1 – O QUE VOCÊ JÁ SABE?

  Você deverá registrar em seu caderno as respostas de acordo com as questões norteadoras a seguir:

1.      Você já praticou algum tipo de GINÁSTICA anteriormente? Qual?

R:

2.      Em quais locais você praticou as modalidades de GINÁSTICA?

R: 

     3.  Em algum momento da sua vida você realizou movimentos envolvendo: equilíbrio, saltos,

giros, acrobacias, com ou sem o uso de materiais?

R: 

4.      Você já experimentou alguma vivência coreográfica? Conte mais sobre isso.

R:

 

TEXTO 1

 A Ginástica Rítmica (G.R.) é um esporte com muitas possibilidades, pois possui movimentos corporais que combinam elementos do balé clássico. São realizados com harmonia e leveza, e devem ser coordenados com o manejo dos aparelhos próprios deste esporte. Seus gestos são realizados em consonância ao ritmo de uma música. Em seu histórico, já foi chamado de Ginástica Moderna, posteriormente de Ginástica Rítmica Moderna, de Ginástica Rítmica Desportiva, até finalmente ser reduzido para Ginástica Rítmica em 2003. Seus elementos são: corda, arco, bola, maças e fitas.

 

TEXTO 2

 Palcos... é assim que eu vejo! Olhares concentrados, movimentos alternados ... cores sob um espetáculo! Ao reproduzir um espetáculo que vos apreciem. Melancolia... alegria... são tantos sentimentos no ar, que logo começo a me movimentar, sempre com as faíscas em meu olhar e nos olhares alheios. O começar do “show”, exaltado em minutos, toda a rotina exaustiva de treinos e dedicação. Exibições de alongamentos e equilíbrios, músicas e espelhos, onde os olhares se aproximam, e convincentes, ginásticas e giros no ar... de pontas no pé, movimentando de forma sincronizada, encontrando aos que estão ao lado, a leveza da dança e o equilíbrio da alma.

O “se” aprimorar e o “se” preparar, para saltos efusivos. Palcos, é assim que eu vejo! Luzes, vozes, firmeza, determinação... a forma como o meu braço se movimenta e encontra-se com o

braço do companheirismo, a leveza em suas acrobacias e o pontear dos pés, formando com fitas e arcos, uma imensa magia. Palcos... laços que criamos, o qual só tenho a me orgulhar. Sorrisos e companheiras que sempre irei levar com a mesma leveza, como uma pena no ar.

 

APÓS A LEITURA DOS TEXTOS, RESPONDA ÀS QUESTÕES:

 1. Quais são as semelhanças entre o 1º e 2º texto? Explique destacando um trecho.

R:

 

2. Quais movimentos da G.R. são citados? Explique com uma parte do texto.

R:

 

3. Em relação aos sentimentos da atleta expressos no 2° texto, quais foram melhores descritos, possibilitando maior percepção? Explique com trechos do texto.

R:

 

AULA 2

 ATIVIDADE 3 – OPCIONAL- AMPLIANDO O SEU CONHECIMENTO.

 Você deverá fazer uma pesquisa sobre a G.R.?

 A pesquisa deverá conter textos, imagens e até desenhos sobre o esporte. Para auxiliar sua atividade, recomendamos o site oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB). –

https://www.cob.org.br/pt/

 

Roteiro para a pesquisa

 Tema 1 – Os principais gestos técnicos e movimentos da Ginástica Rítmica: Quais são eles? Quais são as suas características? Como devem ser realizados? Qual é a relação dos gestos com a música? Quais aparelhos são utilizados?

 Tema 2 – As regras específicas que compõem a Ginástica Rítmica: Quais são os tipos de competição e de categorias existentes? Qual é o local de treino e de competição?

 Tema 3 – Os elementos/aparelhos que caracterizam a Ginástica Rítmica: Quais são? Qual é a vestimenta utilizada?

 Tema 4 – A valorização dos aspectos artísticos na Ginástica Rítmica.

 Tema 5 – Como a Ginástica Rítmica tornou-se um Esporte Olímpico?

 Chegou o momento de vivenciar alguns movimentos de ginástica:

 

AVIÃOZINHO                                                 PONTE


 Você pode fazer um desenho; tirar uma foto ou gravar um vídeo.

Após vivenciar alguns movimentos de ginástica, responda as questões a seguir:

 1.         Esses movimentos pertencem a qual ginástica de conscientização corporal?

2.         Quais capacidades físicas foram predominantes nas atividades?

3.         Quais atividades foram fáceis fazer? E quais foram difíceis? Por quê?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário