06 julho 2020

ATIVIDADE DE 06/07 A 17/07

ESCOLA JOSÉ CONTI
Disciplina: História          Professor: Rafael           Data: 06/07 a 17/07
 Realizar atividade no caderno. Se possível enviar por e-mail: 
profrafa2020@gmail.com
Habilidades: (EF07HI08) (EF07HI09)
Aluno:                                                                     Turma: 7ºA, B e C


Como fazer: Ler o texto da Fonte 1, analisar a imagem da Fonte 2, ler o vocabulário, reler o texto observando o significado das palavras, copiar as questões no caderno e responder.

SABERES E PRÁTICAS NO CONTEXTO DAS NAVEGAÇÕES NO ATLÂNTICO, ÍNDICO E PACÍFICO

ATIVIDADE 01: Leia as fontes e responda as questões em seu caderno:

Fonte 1
Todas estas nações de gentes, falando em geral, seguem sua gentilidade, são feras, selvagens, montanhesas e desumanas: vivem ao som da natureza, nem seguem fé, nem lei, nem rei (freio comum de todo homem racional). E em sinal dessa singularidade lhes negou também o Autor da natureza as letras F, L, R. Seu Deus é seu ventre segundo a frase de S. Paulo: sua lei, e seu rei, são seu apetite e gosto. [...] Parecem mais brutos em pé que humanos racionais [...]. Nem têm arte, nem polícia alguma, nem sabem contar mais que até quatro, os demais números notam pelos dedos das mãos e pés [...]. Andam esburacados, muitos deles, pelas orelhas, faces e beiços; e nestes buracos engastam pedras de várias cores, da grossura de um dedo. [...] Nos mais costumes são como feras, sem política, sem prudência, sem quase rastro de humanidade, preguiçosos, mentirosos, comilões, dados a vinhos; e só nessa parte esmerados [...]. É gente paupérrima cuja mesa é a terra, cujas iguarias pendem de seu arco, e neste são tão destros que parece que obedecem a suas flechas, não somente as feras da terra, mas os peixes da água: com elas caçam juntamente e pescam; elas lhes servem juntamente de laços, redes e anzóis.
Fonte: VASCONCELOS, Simão de. Crônica da Companhia de Jesus, 1663. vol. I. p. 75-77. Disponível em: Acesso em 20 jan. 2020.


Fonte 2

Vocabulário de algumas palavras:
Selvagem: indivíduo que habita as selvas, que tem maneiras rudes, brutas, que vive como os animais e desconhece a vida em sociedade “civilizada”.
Montanhesas - que habita um monte ou uma montanha. Para os europeus, o termo “montanhês” tinha uma conotação pejorativa, era usado para chamar os povos ou grupos que viviam isolados e escondidos nas montanhas e que de tempos em tempos atacavam e saqueavam as cidades e aldeias.
Desumanas - que não tem humanidade, bárbaro, cruel e desalmado, anti-humano.
Singularidade - qualidade ou propriedade de que é singular, próprio, único.
Prudência - cautela, precaução diante do perigo.
Paupérrima- condição de pobreza extrema, sem recursos financeiros e bens materiais.

Questões: Copie no caderno e responda.

a) Após analisar a fonte 1, qual a visão de Simão de Vasconcelos acerca dos indígenas? Justifique sua resposta.
R:
b) Qual cena é representada na fonte 2? Quais são os grupos que estão presentes na pintura? Como foram representados?
R:
c) Analise atentamente a fonte 2 e aponte como o autor apresenta os costumes, vestimentas e formas de se relacionar dos povos indígenas.
R:
d) Ao analisar as fontes 1 e 2, é possível estabelecer alguma relação entre elas? Qual? Justifique sua resposta.
R:

Nenhum comentário:

Postar um comentário