ESCOLA JOSÉ CONTI
|
Disciplina: História
Professor: Rafael Data: 06/07 a 17/07
|
Habilidades: (EF06HI10) (EF06HI11)
|
Aluno:
Turma:
6ºA, B e C
|
Como fazer: Ler o texto, copiar as questões no caderno e responder.
A INVENÇÃO DO MUNDO CLÁSSICO E O
CONTRAPONTO COM OUTRAS SOCIEDADES.
ATIVIDADE:
Viagem à Grécia
Bem-vindos à terra dos deuses,
filósofos e artistas
No mundo antigo, não havia um
país chamado Grécia. Havia apenas as póleis (plural de pólis), cidades gregas
que viviam completamente independentes umas das outras. Elas funcionavam como
minúsculos países localizados em campos férteis, separados por montanhas
difíceis de atravessar. Por isso, o principal contato entre as póleis se
estabelecia pelo mar.
Comecemos nossa visita à cidade
grega pelo Ginásio: o local para a prática de esportes. Como os gregos eram
apaixonados por esportes, toda pólis tinha o seu Ginásio. Os torneios eram uma
homenagem aos deuses. E por falar em deuses, vamos subir até a acrópole. A
acrópole — o lugar mais alto e fortificado da pólis — abrigava os monumentos
religiosos. A religião era muito importante na Grécia e estava presente em todos
os momentos da vida das pessoas. Quando uma criança nascia, por exemplo, ela
devia ser apresentada a Héstia, a deusa do lar. Além disso, para os gregos, a
natureza estava repleta de ninfas — divindades belas, jovens e mortais. Dessa
forma, quando alguém derrubava uma árvore, estava matando a ninfa que morava
dentro dela.
Continuando nossa viagem, vamos
ao Odeão. Nesse prédio, aconteciam as representações teatrais. Os gregos não se
destacavam apenas no teatro, mas também na escultura e na arquitetura. Seus
templos eram decorados com belas estátuas e colunas. Esses prédios tão bonitos
eram públicos. Essa é uma das principais diferenças entre a civilização grega e
outras civilizações antigas, em que tudo podia ser decidido pelo rei sem ouvir
a comunidade. Já na pólis, tudo era resolvido pelos cidadãos em assembleias.
“Os gregos passavam muito tempo nas ruas, trocando ideias, sabendo notícias”,
conta o professor Manuel Rolph, da Universidade Federal Fluminense.
Depois dessa viagem, você deve
estar se perguntando: por que precisamos conhecer um povo que viveu há tanto
tempo? Os costumes gregos influenciaram muitas outras culturas, inclusive a
nossa. Além disso, os pensadores gregos produziram obras que são estudadas até
hoje em todo mundo.
Fernanda
Marques. “Instituto Ciência Hoje/RJ”. Disponível em:
<http://chc.cienciahoje.uol.com.br>.
Copie as questões e responda:
01- “Bem-vindos à terra dos deuses, filósofos e artistas”. A que
terra o texto se refere?
R:
02- Identifique o propósito do texto:
a) destacar as habilidades artísticas dos gregos.
b) levar ao leitor conhecimentos sobre a Grécia.
c) orientar as pessoas que viajarão à Grécia.
d) apresentar os principais deuses gregos.
03- Segundo o texto, as póleis eram as cidades gregas no mundo
antigo. A respeito delas, não se pode afirmar que:
a) compunham o país chamado Grécia.
b) eram independentes entre si.
c) se localizam em campos férteis.
d) estabeleciam contato entre si por meio do mar.
04- A autora do texto define importantes locais construídos na
Grécia Antiga. Relacione, numerando conforme a indicação:
1. O Ginásio ( ) “Nesse prédio, aconteciam as representações teatrais.”
2. A acrópole ( ) “o local para a prática de esportes”.
3. O Odeão ( ) “o lugar mais alto e fortificado da pólis que
abrigava os monumentos religiosos.”
05- No trecho “[...] ela devia ser apresentada a Héstia [...]”,
o pronome “ela” substitui:
a) “uma criança quando nascia”
b) “a deusa do lar”
c) “uma árvore”
d) “a ninfa”
06- O professor Manuel Rolph, consultado pela autora, cita um
dos fatos que diferencia a civilização grega de outras civilizações antigas.
Aponte-o:
R:
07- Por que, segundo a autora, é importante conhecermos a Grécia
Antiga?
R:
Nenhum comentário:
Postar um comentário