GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
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Jaú/SP
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MODELO DE PLANO
DE AULA
(PARA O
PERÍODO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS)
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ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
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NOME DA
UNIDADE ESCOLAR: EE JOSE CONTI
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PROFESSOR:
FERNANDO JOSE BORGO MOREIRA
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ANO/SÉRIE: 2ºA e 2ºB
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Nº DE AULAS
PREVISTAS: 02 AULAS
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PERÍODO DE
REALIZAÇÃO (SEMANAL): 08/06 A 12/06
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CONTEÚDOS: Tênis de Mesa
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HABILIDADES:
Esporte - Analisar,
do ponto de vista técnico-tático, um jogo da modalidade trabalhada no
bimestre transmitido pela televisão ou assistido presencialmente Esporte de
Rede e Parede
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ATIVIDADES
A SEREM REALIZADAS: INTRODUÇÃO
BREVE
HISTÓRICO
Tênis
de Mesa - surgiu na Inglaterra no século XIX; imitando o jogo de tênis num
ambiente fechado; equipamentos:
Rede:
livros empilhados, diferentes alturas, apenas um simples fio;
Bola:
rolha de garrafa, bolas cortiça ou borracha;
Raquete:
caixa de charutos, madeira (barulho ping pong), papelão ou tripa animal,
coberturas algumas vezes por cortiça, lixa.
O
nome ping pong foi largamente usado, em 1901, passaram a usar o nome tênis de
mesa ;
Em
1901, James Gibb , um inglês, que descobriu umas bolas de celulóide em uma
viagem aos Estados Unidos; em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da
raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira; Londres sediou o
primeiro Mundial em 1927; Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou
Olímpico.
MESA - 2,74m de
comprimento X 1,52m de largura X 76cm de altura; cor escura e fosca, pique
uniforme de bola oficial(aprovada pela ITTF); linha branca de 20mm de largura
em toda a sua volta; para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes
iguais por uma linha branca de 3mm de largura, no sentido do comprimento.
BOLA
RAQUETE
REGRAS
- sets de 21 pontos; único set ou
melhor de três ou cinco sets. empatado m 20 pontos o vencedor será aquele que
fizer 02 pontos consecutivos primeiro. o jogador que atua o 1° set num lado é
obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte. Na partida quando houver
"negra" (1 a 1) ou (2 a 2), os jogadores devem mudar de
lado logo que um jogador consiga 10 (dez) pontos.
SAQUE
- A bola deve ser lançada para cima
(16cm no mínimo), na vertical e na descida; deve ser batida de forma que ela
toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no
campo recebedor; deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária
destaCada jogador tem direito a 05(cinco) saques seguidos, mudando sempre
quando a soma dos pontos seja cinco ou os seus múltiplos. Ex.: 3 a 2 = 5 ou 6
a 9 = 15, 13 a 7 = 20; O direito de sacar primeiro deve ser decidido por
sorteio(cara ou coroa/par ou ímpar); O saque deve ser cruzado.
OBSTRUÇÃO
A partida deve ser interrompida quando: O saque "queimar" a
rede; o adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que
não tenha tentado rebater a bola); houver um erro na ordem do saque,
recebimento ou lado; forem as condições do jogo perturbadas (barulho,etc...).
PONTUAÇÃO
- A não ser que a partida sofra
obstrução um jogador perde ponto quando:
1. Errar o saque. 2. Errar a resposta. 3. Tocar na bola duas vezes
consecutivas. 4. Movimentar a mesa de jogo 5. Bater com o lado de madeira da
raquete. 6. A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas. 7. Tocar a
rede ou os seus suportes 8. Bater o pé ao sacar (ele ou o seu parceiro) 9.
Sua mão livre tocar a superfície da mesa durante a sequência
ATIVIDADES
ESCRITA: RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO.
1.No
tênis de mesa qual é a pontuação oficial para ganhar um set?
2.Como
é conhecido o tênis de mesa pelas ruas do Brasil?
3.O
tênis de mesa surgiu em qual pais europeu?
4.
A partida de Tênis de Mesa se inicia após?
5.No
tênis de mesa quantas raquete são usadas por jogador?
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RECURSOS E/OU
FERRAMENTAS:
Recursos,
ferramentas e demais materiais necessários que serão utilizados para
viabilizar as atividades propostas.
IMAGENS ILUSTRATIVAS E TEXTOS, BLOG DA
ESCOLA, Centro de Mídias SP e E-MAIL
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INSTRUMENTOS PARA
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Para
realização das atividades o aluno deverá observar as fotos e textos já
descriminado no plano de aula.
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