07 junho 2020

TENIS DE MESA - 2A E 2B



                                    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ
Rua Tenente Lopes, 633 - CEP 17201460 – Jaú/SP
Fone/fax (14) 3601-0800 – e-mail:  dejau@educacao.sp.gov.br

MODELO DE PLANO DE AULA
(PARA O PERÍODO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS)
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ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: EE JOSE CONTI

PROFESSOR: FERNANDO JOSE BORGO MOREIRA

ANO/SÉRIE:   2ºA e 2ºB
Nº DE AULAS PREVISTAS:  02 AULAS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO (SEMANAL):  08/06  A 12/06
CONTEÚDOS:  Tênis de Mesa
HABILIDADES:
Esporte - Analisar, do ponto de vista técnico-tático, um jogo da modalidade trabalhada no bimestre transmitido pela televisão ou assistido presencialmente Esporte de Rede e Parede

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS: INTRODUÇÃO





BREVE HISTÓRICO

Tênis de Mesa - surgiu na Inglaterra no século XIX; imitando o jogo de tênis num ambiente fechado; equipamentos:
Rede: livros empilhados, diferentes alturas, apenas um simples fio;
Bola: rolha de garrafa, bolas cortiça ou borracha;
Raquete: caixa de charutos, madeira (barulho ping pong), papelão ou tripa animal, coberturas algumas vezes por cortiça, lixa.
O nome ping pong foi largamente usado, em 1901, passaram a usar o nome tênis de mesa ;
Em 1901, James Gibb , um inglês, que descobriu umas bolas de celulóide em uma viagem aos Estados Unidos; em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira; Londres sediou o primeiro Mundial em 1927; Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.


MESA - 2,74m de comprimento X 1,52m de largura X 76cm de altura; cor escura e fosca, pique uniforme de bola oficial(aprovada pela ITTF); linha branca de 20mm de largura em toda a sua volta; para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3mm de largura, no sentido do comprimento.




BOLA














RAQUETE















REGRAS  - sets de 21 pontos; único set ou melhor de três ou cinco sets. empatado m 20 pontos o vencedor será aquele que fizer 02 pontos consecutivos primeiro. o jogador que atua o 1° set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte. Na partida quando houver "negra" (1 a 1) ou (2 a 2), os jogadores devem mudar de lado logo que um jogador consiga 10 (dez) pontos.

SAQUE -  A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), na vertical e na descida; deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo recebedor; deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária destaCada jogador tem direito a 05(cinco) saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos seja cinco ou os seus múltiplos. Ex.: 3 a 2 = 5 ou 6 a 9 = 15, 13 a 7 = 20; O direito de sacar primeiro deve ser decidido por sorteio(cara ou coroa/par ou ímpar); O saque deve ser cruzado.


OBSTRUÇÃO A partida deve ser interrompida quando: O saque "queimar" a rede; o adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola); houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado; forem as condições do jogo perturbadas (barulho,etc...).

PONTUAÇÃO  - A não ser que a partida sofra obstrução um jogador perde ponto quando:   1. Errar o saque. 2. Errar a resposta. 3. Tocar na bola duas vezes consecutivas. 4. Movimentar a mesa de jogo 5. Bater com o lado de madeira da raquete. 6. A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas. 7. Tocar a rede ou os seus suportes 8. Bater o pé ao sacar (ele ou o seu parceiro) 9. Sua mão livre tocar a superfície da mesa durante a sequência
 














ATIVIDADES ESCRITA: RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO.

1.No tênis de mesa qual é a pontuação oficial para ganhar um set?
2.Como é conhecido o tênis de mesa pelas ruas do Brasil?
3.O tênis de mesa surgiu em qual pais europeu?
4. A partida de Tênis de Mesa se inicia após?
5.No tênis de mesa quantas raquete são usadas por jogador?



RECURSOS E/OU FERRAMENTAS:
Recursos, ferramentas e demais materiais necessários que serão utilizados para viabilizar as atividades propostas.
 IMAGENS ILUSTRATIVAS E TEXTOS, BLOG DA ESCOLA, Centro de Mídias SP e E-MAIL
INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Para realização das atividades o aluno deverá observar as fotos e textos já descriminado no plano de aula.

Deverá realizar as atividades propostas na aula. ENVIAR PARA o e-mail: fernandojbmoreira@gmail.com

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