EE.
JOSÉ CONTI
ROTEIRO
DE ATIVIDADE CIÊNCIAS
Projeto
Interdisciplinar Sobre Bullying e cyberbullying
Em
parceria com a sala de leitura 2º BIMESTRE
Período: 22/06 a 02/07 Número de aulas: 8 aulas
Professora: Patricia Graziela
Boldo - CIÊNCIAS 6anos, 7anos e 8A
(O aluno poderá fazer a
atividade no caderno e enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidade
socioemocional: Exercitar a empatia, o
diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Para fazer-se respeitar e
promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Sensibilização do Tema
Cyberbullying
O cyberbullying é
mais fácil de praticar do que o bullying tradicional, pois
permite que um bully agrida os outros protegido pelo anonimato
e pela ausência de confronto pessoal com a vítima. Isso não significa que o bullying tradicional
tenha deixado de existir. De fato, muitas pessoas que o praticam no colégio, o
promovem na Internet.
Já que o cyberbullying ocorre
por meio de computadores ou telefones celulares, torna-se mais difícil
detectá-lo. O sintoma mais evidente se manifesta na própria vítima: quando um
jovem passa a apresentar mudanças comportamentais, é possível que o esteja
sofrendo.
Embora não haja nenhum método
infalível para impedir o cyberbullying, existem formas de
combatê-lo. Devem-se incentivar os jovens vítimas dessa prática a levá-la ao
conhecimento de pais e professores. Devem também salvar no computador ou
celular quaisquer provas do cyberbullying que sofreram. Tais
informações podem ser utilizadas para identificar e punir os agressores.
Cabe aos colégios combater duramente
o cyberbullying. Esse fenômeno é extremamente nocivo e jamais deve
ser tolerado. Pais, professores e educadores precisam se empenhar a fim de
proteger jovens e crianças dessa prática cruel e covarde.
Depois
de ler o texto Responda:
1. um adolescente que estiver
sofrendo cyberbullying ou bullying o que ele deve fazer para resolver esse
problema?
a) Revidar, agir do mesmo
jeito.
b) Se isolar, parar de ir
até mesmo na escola.
c) Levar o problema aos
conhecimentos de pais, professores e profissionais responsáveis.
d) Fingir que nada aconteceu,
sofrer calado para não aumentar ainda mais o problema.
2. Observe as imagens
abaixo:
a) Qual é a semelhança
entre as duas imagens acima?
b) Quais são as diferenças
entre as imagens acima?
3. Leia o poema e faça um desenho sobre o poema:
Não à Violência
Não importa as diferenças
sociais, físicas ou crenças.
Mas tem gente que não pensa
quais serão as consequências.
Quem bate
quem machuca
Você sabe
Precisa da nossa ajuda
Aquele que maltrata
Aquele que judia
Não conhece, não sabe
o sofrimento da vida.
Por isso não devemos brigar
para assim no futuro
o bullying acabar
Há esperança de terminar.
Alunas:
Andressa, Vanessa e Gabriela Bortolozzo
Fonte: http://freievaristo.blogspot.com/2010/05/bullying-alunas-julia-e-graciele-7-02.html
Tire fotos e
envie para a professora junto com as resposta das questões 1 e 2 pelo e-mai: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário