21 junho 2020

ATIVIDADE 2 DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE PROJETO BULLYING

EE. JOSÉ CONTI

ROTEIRO DE ATIVIDADE CIÊNCIAS

Projeto Interdisciplinar Sobre Bullying e cyberbullying

Em parceria com a sala de leitura           2º BIMESTRE

Período:  22/06 a 02/07                            Número de aulas:  8 aulas

Professora: Patricia Graziela Boldo  - CIÊNCIAS 6anos, 7anos e 8A

(O aluno poderá fazer a atividade no caderno e enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br

Habilidade socioemocional: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Sensibilização do Tema






Cyberbullying

            O cyberbullying é mais fácil de praticar do que o bullying tradicional, pois permite que um bully agrida os outros protegido pelo anonimato e pela ausência de confronto pessoal com a vítima. Isso não significa que o bullying tradicional tenha deixado de existir. De fato, muitas pessoas que o praticam no colégio, o promovem na Internet.

            Já que o cyberbullying ocorre por meio de computadores ou telefones celulares, torna-se mais difícil detectá-lo. O sintoma mais evidente se manifesta na própria vítima: quando um jovem passa a apresentar mudanças comportamentais, é possível que o esteja sofrendo.

            Embora não haja nenhum método infalível para impedir o cyberbullying, existem formas de combatê-lo. Devem-se incentivar os jovens vítimas dessa prática a levá-la ao conhecimento de pais e professores. Devem também salvar no computador ou celular quaisquer provas do cyberbullying que sofreram. Tais informações podem ser utilizadas para identificar e punir os agressores.

            Cabe aos colégios combater duramente o cyberbullying. Esse fenômeno é extremamente nocivo e jamais deve ser tolerado. Pais, professores e educadores precisam se empenhar a fim de proteger jovens e crianças dessa prática cruel e covarde.

 

Depois de ler o texto Responda:

1. um adolescente que estiver sofrendo cyberbullying ou bullying o que ele deve fazer para resolver esse problema?

a) Revidar, agir do mesmo jeito.

b) Se isolar, parar de ir até mesmo na escola.

c) Levar o problema aos conhecimentos de pais, professores e profissionais responsáveis.

d) Fingir que nada aconteceu, sofrer calado para não aumentar ainda mais o problema.

2. Observe as imagens abaixo:


a) Qual é a semelhança entre as duas imagens acima?

 

 

b) Quais são as diferenças entre as imagens acima?

 

                                                    

3. Leia o poema e faça um desenho sobre o poema: 


Não à Violência

Não importa as diferenças
sociais, físicas ou crenças.
Mas tem gente que não pensa
quais serão as consequências.

Quem bate
quem machuca
Você sabe
Precisa da nossa ajuda

Aquele que maltrata
Aquele que judia
Não conhece, não sabe
o sofrimento da vida.

Por isso não devemos brigar
para assim no futuro
o bullying acabar
Há esperança de terminar.


Alunas: Andressa, Vanessa e Gabriela Bortolozzo

Fonte: http://freievaristo.blogspot.com/2010/05/bullying-alunas-julia-e-graciele-7-02.html




Tire fotos e envie para a professora junto com as resposta das questões 1 e 2  pelo e-mai:  patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário