EE. JOSÉ CONTI
ROTEIRO DE ATIVIDADE CIÊNCIAS
- 9 ANO A 2º BIMESTRE
Período: 08/06 a 19/06 Número de aulas: 8aulas
Professora: Patricia Graziela
Boldo - CIÊNCIAS
(O aluno poderá fazer a
atividade no caderno e enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Link dessa aula: https://www.loom.com/share/46f06b5fd86f4c36a53659ad912b2e7c
Habilidade: Investigar
como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto
ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos,
imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude
individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas
informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.
Projeto
Interdisciplinar Bullying
Atividade 1: Assista ao seguinte vídeo:
Responda:
Qual foi suas impressões em relação aos vídeos?
Observe as imagens a seguir:
Responda:
1.Quais sentimentos as imagens acima
despertam em você?
2. Já passou por situações como as das
imagens ou dos vídeos?
O que é o Bullying e principais consequências
O bullying é uma tortura psicológica feita
por outras pessoas em ambientes como escola ou trabalho, sendo muito comum na
infância e na adolescência. Este é um ato que pode envolver violência
física além de psicológica e feita constantemente de forma intencional por uma
criança ou adolescente a outro mais frágil.
A palavra bullying tem
origem inglesa e é derivada do termo bully,
que significa machucar ou ameaçar alguém mais fraco, sendo isso mais frequente
em ambiente escolar, o que pode ter como consequência o insucesso escolar ou
desenvolvimento de ataques de pânico, por exemplo, que podem prejudicar o
desenvolvimento físico e mental da criança.
Tipos de bullying
O bullying pode
ser praticado de diversas formas, seja por xingamentos, agressões ou isolamento
e, assim, pode ser classificado em alguns tipos principais:
·
Bullying físico, que é
caracterizado por violência física, ou seja, nesse tipo de bullying a vítima leva
chutes, socos, pontapés ou tem a passagem bloqueada pelo simples fato de usar
óculos, aparelho ou estar um pouco acima do peso, por exemplo. Esse tipo de
bullying é comum, mas passa muitas vezes despercebido pois é pode ser
interpretado como brincadeira de amigos, por exemplo;
·
Bullying psicológico, em que a
vítima sofre constantemente intimidações ou chantagens, além de ser
frequentemente vítima de calúnias e boatos, além de perseguições no que diz
respeito à orientação sexual, religião ou peso. O bullying psicológico
pode levar à depressão e fobia social, por exemplo;
·
Bullying verbal, que é o
tipo mais comum de bullying praticado
nas escolas e que começa com um apelido maldoso, normalmente relacionado com
alguma característica da pessoa. Além dos apelidos, esse tipo de bullying é
caracterizado por xingamentos e humilhações constantes, o que pode fazer com
que aquela criança que sofreu bullying verbal
cresça sem acreditar nas suas competências e tenham medo de se relacionar com
outras pessoas;
·
Bullying virtual, também
conhecido como cyberbullying,
é caracterizado por ataques verbais e psicológicos pelas redes sociais. Nesse
tipo de bullying a
internet é a maior aliada, sendo a principal ferramenta de disseminação de
fotos, vídeos ou comentários maldosos sobre a pessoa, deixando-a constrangida.
·
Bullying social, em que a
pessoa é constantemente isolada das atividades e do convívio diário.
É difícil que apenas um tipo de bullying seja praticado, normalmente
nas escolas podem ser percebidos bullying físico,
psicológico, verbal e social. Apesar de ser algo relativamente comum nas
escolas, o bullying pode
acontecer em qualquer idade e em qualquer ambiente, pois qualquer comentário
feito sobre outra pessoa e que possa interferir na sua vida pode ser
considerado bullying.
O Combate ao Cyberbullying
Quase todos amam tecnologia, principalmente
os jovens, mas na era da Internet e das mídias sociais, estes e as crianças —
quer saibam disso ou não, encontram-se em uma posição muito mais vulnerável do
que no passado. Os avanços tecnológicos dos últimos anos representam novas
ameaças, principalmente a eles. Uma delas é o cyberbullying.
Há inúmeros bullies que
utilizam o Facebook, o Twitter, blogs, Whatsapp e outras mídias sociais, além
de aplicativos para agredir e atormentar outras pessoas. Toda essa tecnologia
permite que bullies agridam virtualmente suas vítimas. No
passado, atormentavam pessoas no colégio. Hoje, por meio da Internet, podem
fazer isso de qualquer lugar e a qualquer hora. Assim, não há trégua para quem
sofre com os cyberbullies.
Trata-se de um fenômeno recente. É
importante que se entenda o quanto é destrutivo e como afeta a vida de crianças
e jovens.
Estudos sobe
o cyberbullying revelam as seguintes informações:
·
Quase 43% de jovens já sofreram cyberbullying.
Um em cada quatro já o sofreu mais de uma vez.
·
Quase 75% de alunos admitem que já visitaram um
site em que ocorre essa prática.
·
Apenas 10% dos jovens que sofreram cyberbullying revelaram
o fato aos pais ou a algum adulto em quem confiam.
·
Há mais probabilidade — estima-se que de dois para
um — de um cyberbully ou de uma vítima desse fenômeno ser do
sexo feminino.
·
Quase 13% dos jovens que usam qualquer mídia social
admitem já ter passado por alguma experiência on-line que fez com que tivessem
receio de ir ao colégio no dia seguinte. (Fonte:
http://cyberbullying.org/facts)
Os cyberbullies frequentemente
agridem outras pessoas on-line ou espalham boatos maldosos a seu respeito. A
tecnologia permite que tais agressões e insultos sejam transmitidos
instantaneamente e compartilhados com um número praticamente ilimitado de
pessoas.
De certa forma, o cyberbullying é
mais fácil de praticar do que o bullying tradicional, pois
permite que um bully agrida os outros protegido pelo anonimato
e pela ausência de confronto pessoal com a vítima. Isso não significa que o bullying tradicional
tenha deixado de existir. De fato, muitas pessoas que o praticam no colégio, o
promovem na Internet.
Já que o cyberbullying ocorre
por meio de computadores ou telefones celulares, torna-se mais difícil
detectá-lo. O sintoma mais evidente se manifesta na própria vítima: quando um
jovem passa a apresentar mudanças comportamentais, é possível que o esteja
sofrendo.
Embora não haja nenhum método
infalível para impedir o cyberbullying, existem formas de
combatê-lo. Devem-se incentivar os jovens vítimas dessa prática a levá-la ao
conhecimento de pais e professores. Devem também salvar no computador ou
celular quaisquer provas do cyberbullying que sofreram. Tais
informações podem ser utilizadas para identificar e punir os agressores.
Cabe aos colégios combater duramente
o cyberbullying. Esse fenômeno é extremamente nocivo e jamais deve
ser tolerado. Houve casos em que jovens se suicidaram porque foram humilhados e
agredidos por cyberbullies. Pais, professores e educadores precisam
se empenhar a fim de proteger jovens e crianças dessa prática cruel e covarde.
Assista aos seguintes vídeos, são
muito bons e complementam o assunto muito bem.
https://www.youtube.com/watch?v=XHEfAW9FIkw
Fantástico
https://www.youtube.com/watch?v=kyvOe_eC734
https://www.youtube.com/watch?v=_2Yd6YY7p90
ATIVIDADES 1 CIÊNCIAS 1º BIMESTRE
NOME:
SÉRIE
1. Você já presenciou
práticas de bullying e cyberbullying?
2. Você já cometeu
bullying?
3. Isso aconteceu com algum aluno da escola?
4. Quais atitudes
foram tomadas para lidar com esses problemas?
5. O que você pensa
sobre o bullying e o cyberbullying?
6. O que devemos
fazer se formos vítimas de bullying e/ou cyberbullying e
estes estiverem relacionados a alunos da escola?
7. Essa aula foi
importante para você? Ela o incentivará a mudar sua postura?
8. Como diferenciar
o bullying de uma brincadeira?
9. Quais as pessoas
que podem ajudar as vítimas de bullying ou cyberbullying?
Observações e orientações:
- Não esqueça de colocar Nome
do aluno e série nas atividades.
- Qualquer dúvida entrar em
contato através do e-mail abaixo relacionado.
- Importante também acompanhar
as aulas do centro de mídias, fazer anotações.
- Enviar o mais cedo possível
para receber o retorno das atividades rapidamente.
- Assista as vídeo aulas
sugeridas e indicadas, elas ajudam em seu aprendizado.
Avaliação: A
avaliação se dará através das análise das atividades desenvolvidas pelos alunos
enviadas através de e-mail, blog da escola José Conti, drive da escolas e
retornadas a professora pelo e-mail patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
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