12 junho 2020

ATIVIDADE 1 DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE - PREVENÇÃO DO BULLYING

EE. JOSÉ CONTI 

ROTEIRO DE ATIVIDADE CIÊNCIAS - 9 ANO A           2º BIMESTRE

Período:  08/06 a 19/06                            Número de aulas:  8aulas

Professora: Patricia Graziela Boldo  - CIÊNCIAS

(O aluno poderá fazer a atividade no caderno e enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br

Link dessa aula: https://www.loom.com/share/46f06b5fd86f4c36a53659ad912b2e7c

Habilidade: Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.

Projeto Interdisciplinar Bullying

Atividade 1: Assista ao seguinte vídeo:


Responda:

Qual foi suas impressões em relação aos vídeos?

 

 

Observe as imagens a seguir:

Responda:

1.Quais sentimentos as imagens acima despertam em você?

 

2. Já passou por situações como as das imagens ou dos vídeos?

 

 

O que é o Bullying e principais consequências

bullying é uma tortura psicológica feita por outras pessoas em ambientes como escola ou trabalho, sendo muito comum na infância e na adolescência. Este é um ato que pode envolver violência física além de psicológica e feita constantemente de forma intencional por uma criança ou adolescente a outro mais frágil.

A palavra bullying tem origem inglesa e é derivada do termo bully, que significa machucar ou ameaçar alguém mais fraco, sendo isso mais frequente em ambiente escolar, o que pode ter como consequência o insucesso escolar ou desenvolvimento de ataques de pânico, por exemplo, que podem prejudicar o desenvolvimento físico e mental da criança.

 

Tipos de bullying

bullying pode ser praticado de diversas formas, seja por xingamentos, agressões ou isolamento e, assim, pode ser classificado em alguns tipos principais:

·         Bullying físico, que é caracterizado por violência física, ou seja, nesse tipo de bullying a vítima leva chutes, socos, pontapés ou tem a passagem bloqueada pelo simples fato de usar óculos, aparelho ou estar um pouco acima do peso, por exemplo. Esse tipo de bullying é comum, mas passa muitas vezes despercebido pois é pode ser interpretado como brincadeira de amigos, por exemplo;

·         Bullying psicológico, em que a vítima sofre constantemente intimidações ou chantagens, além de ser frequentemente vítima de calúnias e boatos, além de perseguições no que diz respeito à orientação sexual, religião ou peso. O bullying psicológico pode levar à depressão e fobia social, por exemplo;

·         Bullying verbal, que é o tipo mais comum de bullying praticado nas escolas e que começa com um apelido maldoso, normalmente relacionado com alguma característica da pessoa. Além dos apelidos, esse tipo de bullying é caracterizado por xingamentos e humilhações constantes, o que pode fazer com que aquela criança que sofreu bullying verbal cresça sem acreditar nas suas competências e tenham medo de se relacionar com outras pessoas;

·         Bullying virtual, também conhecido como cyberbullying, é caracterizado por ataques verbais e psicológicos pelas redes sociais. Nesse tipo de bullying a internet é a maior aliada, sendo a principal ferramenta de disseminação de fotos, vídeos ou comentários maldosos sobre a pessoa, deixando-a constrangida.

·         Bullying social, em que a pessoa é constantemente isolada das atividades e do convívio diário.

 

É difícil que apenas um tipo de bullying seja praticado, normalmente nas escolas podem ser percebidos bullying físico, psicológico, verbal e social. Apesar de ser algo relativamente comum nas escolas, o bullying pode acontecer em qualquer idade e em qualquer ambiente, pois qualquer comentário feito sobre outra pessoa e que possa interferir na sua vida pode ser considerado bullying.

O Combate ao Cyberbullying

            Quase todos amam tecnologia, principalmente os jovens, mas na era da Internet e das mídias sociais, estes e as crianças — quer saibam disso ou não, encontram-se em uma posição muito mais vulnerável do que no passado. Os avanços tecnológicos dos últimos anos representam novas ameaças, principalmente a eles. Uma delas é o cyberbullying.

            Há inúmeros bullies que utilizam o Facebook, o Twitter, blogs, Whatsapp e outras mídias sociais, além de aplicativos para agredir e atormentar outras pessoas. Toda essa tecnologia permite que bullies agridam virtualmente suas vítimas. No passado, atormentavam pessoas no colégio. Hoje, por meio da Internet, podem fazer isso de qualquer lugar e a qualquer hora. Assim, não há trégua para quem sofre com os cyberbullies.

            Trata-se de um fenômeno recente. É importante que se entenda o quanto é destrutivo e como afeta a vida de crianças e jovens.

Estudos sobe o cyberbullying revelam as seguintes informações:

·         Quase 43% de jovens já sofreram cyberbullying. Um em cada quatro já o sofreu mais de uma vez.

·         Quase 75% de alunos admitem que já visitaram um site em que ocorre essa prática.

·         Apenas 10% dos jovens que sofreram cyberbullying revelaram o fato aos pais ou a algum adulto em quem confiam.

·         Há mais probabilidade — estima-se que de dois para um — de um cyberbully ou de uma vítima desse fenômeno ser do sexo feminino.

·         Quase 13% dos jovens que usam qualquer mídia social admitem já ter passado por alguma experiência on-line que fez com que tivessem receio de ir ao colégio no dia seguinte.    (Fonte: http://cyberbullying.org/facts)

            Os cyberbullies frequentemente agridem outras pessoas on-line ou espalham boatos maldosos a seu respeito. A tecnologia permite que tais agressões e insultos sejam transmitidos instantaneamente e compartilhados com um número praticamente ilimitado de pessoas.

            De certa forma, o cyberbullying é mais fácil de praticar do que o bullying tradicional, pois permite que um bully agrida os outros protegido pelo anonimato e pela ausência de confronto pessoal com a vítima. Isso não significa que o bullying tradicional tenha deixado de existir. De fato, muitas pessoas que o praticam no colégio, o promovem na Internet.

            Já que o cyberbullying ocorre por meio de computadores ou telefones celulares, torna-se mais difícil detectá-lo. O sintoma mais evidente se manifesta na própria vítima: quando um jovem passa a apresentar mudanças comportamentais, é possível que o esteja sofrendo.

            Embora não haja nenhum método infalível para impedir o cyberbullying, existem formas de combatê-lo. Devem-se incentivar os jovens vítimas dessa prática a levá-la ao conhecimento de pais e professores. Devem também salvar no computador ou celular quaisquer provas do cyberbullying que sofreram. Tais informações podem ser utilizadas para identificar e punir os agressores.

            Cabe aos colégios combater duramente o cyberbullying. Esse fenômeno é extremamente nocivo e jamais deve ser tolerado. Houve casos em que jovens se suicidaram porque foram humilhados e agredidos por cyberbullies. Pais, professores e educadores precisam se empenhar a fim de proteger jovens e crianças dessa prática cruel e covarde.

 

Assista aos seguintes vídeos, são muito bons e complementam o assunto muito bem. 

https://www.youtube.com/watch?v=XHEfAW9FIkw Fantástico

https://www.youtube.com/watch?v=kyvOe_eC734

https://www.youtube.com/watch?v=_2Yd6YY7p90


ATIVIDADES 1 CIÊNCIAS 1º BIMESTRE

NOME:                                                                     SÉRIE



1.     Você já presenciou práticas de bullying e cyberbullying?

 

 

2.     Você já cometeu bullying?

 

3.  Isso aconteceu com algum aluno da escola?

 

4. Quais atitudes foram tomadas para lidar com esses problemas?

 

5. O que você pensa sobre o bullying e o cyberbullying?

 

6. O que devemos fazer se formos vítimas de bullying e/ou cyberbullying e estes estiverem relacionados a alunos da escola?

 

7. Essa aula foi importante para você? Ela o incentivará a mudar sua postura?

 

8. Como diferenciar o bullying de uma brincadeira?

 

9. Quais as pessoas que podem ajudar as vítimas de bullying ou cyberbullying?

 

 

 

 

Observações e orientações:

- Não esqueça de colocar Nome do aluno e série nas atividades.

- Qualquer dúvida entrar em contato através do e-mail abaixo relacionado.

- Importante também acompanhar as aulas do centro de mídias, fazer anotações.

- Enviar o mais cedo possível para receber o retorno das atividades rapidamente.

- Assista as vídeo aulas sugeridas e indicadas, elas ajudam em seu aprendizado.

Avaliação: A avaliação se dará através das análise das atividades desenvolvidas pelos alunos enviadas através de e-mail, blog da escola José Conti, drive da escolas e retornadas a professora pelo e-mail patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br

 








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