08 junho 2020

ATIVIDADE 1 DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE

EE. JOSÉ CONTI  

 ROTEIRO DE ATIVIDADE CIÊNCIAS - 6 ANOS A/B/C  2º BIMESTRE

Período:  08/06 a 19/06    Número de aulas: 8 aulas

Professora: Patricia Graziela Boldo  - CIÊNCIAS

(O aluno poderá fazer a atividade no caderno e enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br 

Link dessa aula: https://www.loom.com/share/6229d9b4ce774aa1ad0644b8a7e5f2b9 

Nome:                                                                                 série

Atividade 1 de ciências 2º Bimestre            

CÉLULA COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS

Habilidade: Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência.

Objetos de Conhecimento: Célula como unidade dos seres vivos, Célula como unidade da vida.

ATIVIDADE 1 - OLHANDO PARA O NOSSO ENTORNO 

Para início de conversa sobre o tema desta aula, você realizará uma atividade


 – “Olhando para o nosso entorno” 

Pense em um lugar, um ambiente, um jardim

1. Qual lugar você pensou?


2. É possível diferenciar os seres vivos dos não vivos, apenas observando o ambiente? Justifique sua resposta a partir do que você sabe.


3. Quais são os seres vivos que você identificou?






ATIVIDADE 2 - IDENTIFICANDO SERES VIVOS E NÃO VIVOS 

Após terem realizado a atividade de observação de um ambiente e registrado suas anotações, façam o mesmo com as imagens apresentadas a seguir:


Cientistas identificam bactérias em meia hora » Panorama Farmacêutico

Mini Rosas

 A partir das observações das imagens anteriores e do ambiente, pense sobre os seguintes questionamentos: 

  1. É possível perceber semelhança entre as imagens acima e os elementos observados na atividade anterior? 



  1. Há diferenças entre as plantas e os animais? E entre plantas e bactérias? 





  1. Você é capaz de identificar outras formas de seres vivos nas imagens apresentadas? 


Atividade 3 - Pesquisem em livros, internet, assista o vídeo complementar e responda:

  1. Do que são constituídos os seres vivos?



  1. Quais as características típicas de um ser vivo?



Leia o texto a seguir:

Afinal, do que somos constituídos?

 Muitas respostas poderão surgir a partir de suas pesquisas. Como, por exemplo, a de que os seres vivos são formados por átomos e moléculas. Esta seria uma resposta correta. Porém, para os biólogos, a resposta mais apropriada é de que os seres vivos são constituídos por células. 

O conceito de célula como a unidade básica dos seres vivos foi elaborado por volta de 1840, quando a teoria celular foi aceita. Mas afinal, o que é essa tal teoria celular? Significa que pesquisadores ao estudarem a estrutura celular de plantas e outros seres vivos, como os animais, perceberam que ambos se constituem de pequenas unidades básicas que foram chamadas de célula. Pois bem, a partir dessa conclusão começava-se, então, a teoria celular que vem afirmar que: 

1- Todos os seres vivos são formados por células (unidades morfológicas da vida); 

2- As atividades essenciais que caracterizam a vida, ocorrem no interior das células (atividades funcionais ou fisiológicas). 

3- Novas células irão se formar por meio da divisão das que já existem. Então... Pessoas, borboletas, cachorros, gatos, minhocas, plantas, flores, fungos, bactérias e todos os demais seres vivos existentes no planeta são constituídos por células. Alguns destes com muitas células (pluricelulares) e outros com apenas uma única célula (unicelulares). 

Agora, você já pode dizer que há semelhanças entre todos os seres vivos observados tanto na atividade de campo, “Olhando para o entorno”, como nas imagens anteriores representadas pela borboleta, pelas flores, pelos fungos e pelas bactérias, certo? E aí te pergunto novamente:

Afinal, do que somos constituídos? 

Elaborado especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.


A partir da leitura do texto e das discussões realizadas na aula com a mediação do(a) professor(a), coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas frases apresentadas a seguir: 

(   ) Todos os seres vivos são formados por células, além de átomos e moléculas. 

(   ) A teoria celular teve seu início por volta do ano 2000. 

(   ) As atividades essenciais que caracterizam a vida acontecem no interior das células. 

(   ) As minhocas, as flores, os fungos e as bactérias não são seres vivos porque não possuem células.

(   ) Novas células se formam por meio da divisão celular das que já existem. 

(   ) Para os biólogos, os seres vivos não são constituídos de células.




Observações e orientações:

- Não esqueça de colocar o nome e a série do aluno ao enviar a atividade.

 - Atividades extraídas do caderno do aluno vol.2 parte 2

- Qualquer dúvida enviar via e-mail abaixo relacionado.

- Importante também acompanhar as aulas do centro de mídias, fazer anotações.

- Enviar o mais cedo possível para receber o retorno das atividades rapidamente.

- Assista as vídeo aulas sugeridas.

Avaliação: A avaliação se dará através das análise das atividades desenvolvidas pelos alunos enviadas através de e-mail, blog da escola José Conti, drive da escolas e retornadas a professora pelo e-mail patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário