EE. JOSÉ CONTI
ROTEIRO DE ATIVIDADE CIÊNCIAS - 6 ANOS A/B/C 2º BIMESTRE
Período: 08/06 a 19/06 Número de aulas: 8 aulas
Professora: Patricia Graziela Boldo - CIÊNCIAS
(O aluno poderá fazer a atividade no caderno e enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Link dessa aula: https://www.loom.com/share/6229d9b4ce774aa1ad0644b8a7e5f2b9
Nome: série
Atividade 1 de ciências 2º Bimestre
CÉLULA COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS
Habilidade: Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência.
Objetos de Conhecimento: Célula como unidade dos seres vivos, Célula como unidade da vida.
ATIVIDADE 1 - OLHANDO PARA O NOSSO ENTORNO
Para início de conversa sobre o tema desta aula, você realizará uma atividade
– “Olhando para o nosso entorno”
Pense em um lugar, um ambiente, um jardim
1. Qual lugar você pensou?
2. É possível diferenciar os seres vivos dos não vivos, apenas observando o ambiente? Justifique sua resposta a partir do que você sabe.
3. Quais são os seres vivos que você identificou?
ATIVIDADE 2 - IDENTIFICANDO SERES VIVOS E NÃO VIVOS
Após terem realizado a atividade de observação de um ambiente e registrado suas anotações, façam o mesmo com as imagens apresentadas a seguir:
A partir das observações das imagens anteriores e do ambiente, pense sobre os seguintes questionamentos:
É possível perceber semelhança entre as imagens acima e os elementos observados na atividade anterior?
Há diferenças entre as plantas e os animais? E entre plantas e bactérias?
Você é capaz de identificar outras formas de seres vivos nas imagens apresentadas?
Atividade 3 - Pesquisem em livros, internet, assista o vídeo complementar e responda:
Do que são constituídos os seres vivos?
Quais as características típicas de um ser vivo?
Leia o texto a seguir:
Afinal, do que somos constituídos?
Muitas respostas poderão surgir a partir de suas pesquisas. Como, por exemplo, a de que os seres vivos são formados por átomos e moléculas. Esta seria uma resposta correta. Porém, para os biólogos, a resposta mais apropriada é de que os seres vivos são constituídos por células.
O conceito de célula como a unidade básica dos seres vivos foi elaborado por volta de 1840, quando a teoria celular foi aceita. Mas afinal, o que é essa tal teoria celular? Significa que pesquisadores ao estudarem a estrutura celular de plantas e outros seres vivos, como os animais, perceberam que ambos se constituem de pequenas unidades básicas que foram chamadas de célula. Pois bem, a partir dessa conclusão começava-se, então, a teoria celular que vem afirmar que:
1- Todos os seres vivos são formados por células (unidades morfológicas da vida);
2- As atividades essenciais que caracterizam a vida, ocorrem no interior das células (atividades funcionais ou fisiológicas).
3- Novas células irão se formar por meio da divisão das que já existem. Então... Pessoas, borboletas, cachorros, gatos, minhocas, plantas, flores, fungos, bactérias e todos os demais seres vivos existentes no planeta são constituídos por células. Alguns destes com muitas células (pluricelulares) e outros com apenas uma única célula (unicelulares).
Agora, você já pode dizer que há semelhanças entre todos os seres vivos observados tanto na atividade de campo, “Olhando para o entorno”, como nas imagens anteriores representadas pela borboleta, pelas flores, pelos fungos e pelas bactérias, certo? E aí te pergunto novamente:
Afinal, do que somos constituídos?
Elaborado especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.
A partir da leitura do texto e das discussões realizadas na aula com a mediação do(a) professor(a), coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas frases apresentadas a seguir:
( ) Todos os seres vivos são formados por células, além de átomos e moléculas.
( ) A teoria celular teve seu início por volta do ano 2000.
( ) As atividades essenciais que caracterizam a vida acontecem no interior das células.
( ) As minhocas, as flores, os fungos e as bactérias não são seres vivos porque não possuem células.
( ) Novas células se formam por meio da divisão celular das que já existem.
( ) Para os biólogos, os seres vivos não são constituídos de células.
Observações e orientações:
- Não esqueça de colocar o nome e a série do aluno ao enviar a atividade.
- Atividades extraídas do caderno do aluno vol.2 parte 2
- Qualquer dúvida enviar via e-mail abaixo relacionado.
- Importante também acompanhar as aulas do centro de mídias, fazer anotações.
- Enviar o mais cedo possível para receber o retorno das atividades rapidamente.
- Assista as vídeo aulas sugeridas.
Avaliação: A avaliação se dará através das análise das atividades desenvolvidas pelos alunos enviadas através de e-mail, blog da escola José Conti, drive da escolas e retornadas a professora pelo e-mail patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário