EE. JOSÉ CONTI
ROTEIRO DE ATIVIDADE CIÊNCIAS - 7 ANOS A/B/C 2º BIMESTRE
Período: 08/06 a 19/06 Número de aulas: 8 aulas
Professora: Patricia Graziela Boldo - CIÊNCIAS
(O aluno poderá fazer a atividade no caderno e enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Link dessa aula: https://www.loom.com/share/f775cff4aa404d069955c327a32db632
Habilidade:. (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.
Conteúdo: Formas de propagação do calor Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
CALOR, TEMPERATURA E SENSAÇÃO TÉRMICA
ATIVIDADE 1: SENSIBILIZAÇÃO PARA INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DA TEMÁTICA
Cadê o Calor?
Na maioria das vezes, quando falamos algo relacionado ao calor ou ao frio, usamos frases do tipo:
Estou com um calor danado!
Este cobertor é quentinho!
Hoje está muito frio.
Vamos entender melhor esses conceitos e processos que envolvem transferência de calor e equilíbrio térmico?
Leia o texto a seguir:
Quando falamos sobre questões ligadas a calor e temperatura, como clima, diferentes tipos de roupa etc., tudo que nos leve a pensar sobre a importância e a presença do calor no dia a dia, podemos também investigar as propriedades térmicas de diferentes materiais. Por exemplo, no caso de uma noite fria, podemos nos perguntar: “Um cobertor esquenta mais que um lençol?”. O frio, materializado no senso comum como um “ente” oposto ao calor, deverá ser entendido como o resultado de uma troca de energia, de uma perda de calor.
A sensação térmica correspondente a sentir frio está relacionada à queda da temperatura do corpo ao ceder calor para outro corpo (ou para o ambiente) que apresente temperatura mais baixa. Quanto aos materiais, é possível contrapor, por exemplo, roupas de inverno e de verão, levando a entender que o cobertor não esquenta, pois não é uma fonte de calor. O que ele faz é isolar melhor o corpo, diminuindo os processos de troca de calor e, consequentemente, mantendo o corpo quente por mais tempo.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola
Responda em relação ao texto:
Sobre o cobertor é correto afirmar que ele nos esquenta?
_______________________________________________________________
CALOR, TEMPERATURA E SENSAÇÃO TÉRMICA
Como está o dia hoje? Está calor? Está frio? E a roupa que você está usando? É um agasalho pesado, quentinho, ou uma camiseta fresquinha, leve? Você certamente utiliza os termos “quente”, “frio”, “calor” e “temperatura” em diversas situações de seu dia a dia. Eles surgem quando queremos nos referir a roupas, clima, comidas etc.
Acontece que não fazemos uma distinção clara dos significados desses termos; na maioria das vezes, usamos as palavras “calor” e “temperatura” como se tivessem o mesmo sentido.
2. Responda: Será que Calor e temperatura têm o mesmo significado? Será que eles se referem às mesmas coisas, aos mesmos fenômenos?
ATIVIDADE 2 - Faça a leitura do texto abaixo e realize a atividade proposta.
CALOR E TEMPERATURA
A temperatura é uma grandeza física que informa o quanto um objeto está frio ou quente, ou seja, quanto maior a temperatura, mais quente está o objeto. Considerando que a matéria é formada por moléculas, que diferem umas das outras pelos átomos que as constituem, a temperatura é, então, a grandeza que reflete em média o movimento aleatório das moléculas que formam um corpo qualquer. Quanto mais “agitadas” estão as moléculas e os átomos de uma substância, maior é a sua temperatura.
Cada substância é formada por moléculas diferentes, que, por sua vez, são constituídas por diferentes átomos que as caracterizam. Essas moléculas não ficam paradas, elas se movimentam continuamente, de forma desordenada, sempre interagindo ou colidindo quando estão muito próximas umas das outras. Portanto, a temperatura de um objeto ou meio é a medida do nível de agitação de seus átomos e moléculas, enquanto calor, ou energia térmica, é a quantidade de energia envolvida nessa agitação molecular.
Logo, calor é a energia térmica em movimento, passando de um corpo para o outro. Para entender melhor, façamos uma analogia com duas piscinas, em que relacionamos o volume de água ao calor e o nível da água nas piscinas à temperatura. Duas piscinas de mesma profundidade e de tamanho diferentes podem ter o mesmo nível de água. Porém, obrigatoriamente, terão volumes diferentes de água. Podemos concluir que dois objetos com a mesma temperatura podem possuir quantidades diferentes de calor.
Representação das moléculas
Para entender melhor os textos e a definição de temperatura e calor assista ao vídeo clic no link
3. Responda depois de assistir o vídeo:
a) O que é temperatura?
b) O que é Calor?
c) Agora que já estudou calor, como atuam os cobertores e as roupas em nosso corpo?
d) Como o calor é transferido?
ATIVIDADE 3 : PREVISÃO DO TEMPO
Observe a imagem de previsão do tempo para responder aos questionamentos a seguir.
4. Que dados estão registrados na imagem acima?
5. Que diferença há entre temperatura e sensação térmica? Explique.
6. Por que a sensação térmica, na imagem, é diferente da temperatura real?
7. Que fatores influenciam a sensação térmica do ambiente, tanto no verão quanto no inverno?
8. Pesquise o que é sensação térmica.
Assista o vídeo abaixo que demonstra um experimento sobre calor, temperatura e sensação térmica.
Atividade 4- Formas de propagação de calor
9. Responda: Quais os três tipos de propagação de calor? Dê um exemplo de cada.
Observações e orientações:
- Não esqueça de colocar Nome do aluno e série nas atividades.
- Atividades extraídas do caderno do aluno Vol. 01
- Qualquer dúvida entrar em contato através do e-mail abaixo relacionado.
- Importante também acompanhar as aulas do centro de mídias, fazer anotações.
- Enviar o mais cedo possível para receber o retorno das atividades rapidamente.
- Assista as vídeo aulas sugeridas e indicadas, elas ajudam em seu aprendizado.
Avaliação: A avaliação se dará através das análise das atividades desenvolvidas pelos alunos enviadas através de e-mail, blog da escola José Conti, drive da escolas e retornadas a professora pelo e-mail patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário