15 novembro 2020

ARTE

 

ARTE

 

ARTE - 2º ANO

 ROTEIRO DE ESTUDOS


Disciplna: Arte                                        Referente à semana do 16/11/2020 a 27/11/2020.

                                                                         

Professor: Flaviani

Orientações:  



EMAIL flavianiaizza@prof.educacao.sp.gov.br



https://www.youtube.com/watch?v=CE6GIyjEELs&feature=emb_title

 

Aula de Arte: Poéticas pessoais e processos colaborativos em Arte - 09/10

 

https://www.youtube.com/watch?v=OC8Hnk-qM9Y&feature=emb_title

 

Relembrando: Improvisação Teatral

O teatro de improviso foi largamente empregado desde a Idade Média, quando grupos de saltimbancos, a partir de um roteiro ou tema pré-acordado

entre os atores, realizavam o improviso nos diálogos, de maneira total ou parcial, muitas vezes solicitando a participação ativa do público.
Nesta forma de composição, mais livre, é comum a quebra do recurso de quarta parede.
Mesmo em peças de escrita convencional, muitas vezes, ao se esquecerem de parte da fala, os atores inserem os chamados cacos, trechos improvisados com o intuito de manter o fluxo da narrativa.

 

 

Apreciação: IMPROVÁVEL - ABECEDÁRIO #4

 

https://www.youtube.com/watch?v=M4CxX-7h9b8&feature=emb_title

 

Apreciação: Jogando no Quintal - Jogo de Improvisação de Palhaços

https://www.youtube.com/watch?v=GJLurF900WU&feature=emb_title

Gramática teatral

É a reunião de um conjunto de elementos fundamentais (conceitos, conteúdos e processos) especialmente combinados entre si para a construção das diferentes linguagens artísticas.
São estes elementos que fazem um espetáculo conseguir ser estudado e conceituado como arte teatral.
Teatro – Ator, texto, encenação, gestualidade, palco (convencional e/ou não convencional), plateia, figurino, iluminação, cenário etc

                                                                                               

2- O que é gramática teatral? 

3- Cite algum termo relacionado ao teatro que você conheça e seu respectivo significado. 

4- Você conhece ou já ouviu falar de algum grupo de teatro? Cite o nome de algum grupo que você conheça ou já tenha ouvido falar 

Apreciação e análise dos processos de criação coletiva em Teatro

A partir da década de 1970, começam a surgir grupos teatrais que partem da premissa da criação coletiva, desde a escrita do texto dramático até os detalhes, como figurino, sonoplastia e iluminação, passando pela construção dos personagens e pelos procedimentos de interpretação.
Dessa forma, muito além da simples manutenção da identidade do grupo, para que ocorram os espetáculos, todos os integrantes são convidados a explorar e adotar sua subjetividade, imprimindo sua própria marca, fundindo este conceito ao de criação coletiva.

Marcas poéticas na composição teatral

Uma das principais marcas poéticas dos processos colaborativos em teatro é a construção coletiva do texto, geralmente em esquetes (pequenos diálogos, cenas curtas), em que o subjetivo ganha forma, ao passo que cada ator imprime à sua interpretação uma forte carga de dramaticidade e expressão livre, ou seja, a partir de um tema dado, sempre fazendo referência a sentimentos humanos, a leituras e visões pessoais de mundo.
Dessa forma, as próprias vivências e referenciais dos atores, por meio de laboratórios e pesquisas externas, nos quais se coletavam dados sobre a vida cotidiana de familiares, vizinhos e conhecidos, eram a matéria-prima, o principal referencial para se construir o texto e a ação dramática. Improvisações e jogos teatrais surgiam como vetores para a ação expressiva, onde todo o laboratório era posto em prática, o que auxiliava, em muito, a construção da narrativa do texto dramático e a criação dos personagens. 

5-Cite uma das principais marcas poéticas dos processos colaborativos em teatro.

Concepção em espetáculos de criação coletiva

Como principais premissas à composição cênica de grupos colaborativos ou coletivos teatrais, temos:
- Cada componente expressa seus sentimentos e opiniões;
- O sentimento de pertencer ao grupo ou “grupalidade”, em reuniões nas quais se fala e se ouve o outro, e essa expressividade subjetiva é coletada, sendo uma das principais ferramentas na construção da estrutura narrativa;
- Fragmentos de vivências pessoais e a experimentação, por meio dos improvisos e jogos teatrais, determinando a matéria a ser trabalhada na dimensão da criação de personagens, diálogos e caracterização cênica; trazendo para o palco a intencionalidade, a licença poética e a expressão da própria vida.

Texto Dramático

Peça teatral ou texto dramático é um texto que apresenta um discurso direto e serve para o elenco de um espetáculo teatral ter como base e saber de todas os diálogos e ações físicas e expressivas que acontecerão. Sua parte narrativa é bem resumida e chamada de rubrica.

Características de um texto teatral ou dramático:
1- Composto por elementos básicos da narrativa – fatos, personagens, tempo e lugar;
2- A história descrita (o enredo a ser representado) ocorre em determinado lugar, disposta em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), a complicação, o clímax e o desfecho;
3- Em geral, dispensa a figura do narrador, apresentando um conflito – elemento da história que se opõe a outro –, criando uma tensão que organiza os fatos narrados e, consequentemente, prende a atenção do leitor ou da plateia.
4- Escrito para ser representado por vários atores ou somente por um ator (monólogo);
5- Precisa ser organizado por meio de diálogos entre os personagens;
6- Muitas vezes, precisa, durante a encenação do texto, de cenário, música, luz, figurino, maquiagem, gestos, movimentos etc.;
7- Apresenta rubricas que são escritas com letras de tipos diferentes. Elas indicam como os personagens devem falar (rubrica de interpretação) e como devem se movimentar (rubrica de movimento);
8- Identifica o nome do personagem antes de sua fala;
9- Quando a peça teatral é longa, ela costuma ser dividida em partes, que são chamados de atos.

6- O que é um texto dramático? Cite três características do texto dramático.

7-Você já participou da elaboração de algum processo de criação coletiva em teatro? Conte um pouco de suas experiências.

Improvisação Teatral

- Improvisação: É uma criação cênica que acontece sem preparação prévia, mas dentro de uma estrutura e com algumas regras, que coloca o ator em estado de alerta para agir diante das mais variadas situações. Ela provoca o lado criativo do ator, de sua espontaneidade, flexibilidade e imaginação dramática. Improvisar é uma criação cênica, que não foi previamente ensaiada. Muitas vezes, a base da improvisação surge de sugestões da plateia.
- Pantomima: É uma representação teatral marcada basicamente por gestos, expressões faciais e movimentos, mas que se diferencia da expressão corporal e da dança. Basicamente, é a arte objetiva da mímica, de narrar com o corpo.
- Mímica: É uma forma de expressão cênica na qual o ator interpreta por meio de gestos e movimentos ideias e pensamentos sem usar a fala, apenas fazendo sinais
.

EMAIL : flavianiaizza@prof.educacao.sp.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário