13 novembro 2020

ARTE 3C

 

ROTEIRO DE ESTUDOS (EAD)

 

 

Professor (a): Letícia Ricci

Disciplina: Arte                               Série/ano: 3 C

Número de aulas:  02

Conteúdo (s): Apostila/Caderno do Aluno 3Vol pág 91,92,93 - ATIVIDADE 6 – AÇÃO EXPRESSIVA VI

Habilidade(s): Identificar com base no cotidiano diferentes situações, reconhecer, interpretar e estabelecer diferenciações ao relacionar as práticas atuais. (EM13LGG603) Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas. (EMIFLGG05) Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos.

É obrigatório a identificação do (a) aluno (a): Disciplina, Nome, Número e Série.

e-mail: leticiaricci@professor.educacao.sp.gov.br

 

Para realizar a atividade, acesse o link:

Apostila/Caderno do Aluno 3Vol pág 91,92,93 - ATIVIDADE 6 – AÇÃO EXPRESSIVA VI

Leitura e análise: Apostila pag 92,93

FICHA 3 – ASSUNTO/TEMA/TÍTULO
Assunto, tema e título são termos com significados diferentes que causam muita confusão, principalmente no contexto de uma redação. O assunto é mais amplo, uma referência geral a um fato. O tema está contido no assunto, possibilitando uma discussão específica, podendo existir vários temas dentro de um mesmo assunto. Por exemplo, dentro do assunto” futebol”, é possível discutir vários temas, como: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, a demissão de tal técnico, etc. Em uma produção artística, pode-se entender o tema como a preocupação inicial do artista, ou sobre o que tratava a referência inicial que deu origem à obra. O título é uma síntese, uma sugestão, um enigma, e precisa ser criativo, sem ser trivial. O título pode ser uma simples palavra que faça parte do conteúdo da obra, um termo poético de algum detalhe contido no trabalho. No contexto artístico, os títulos são geralmente poéticos, sem intenção descritiva ou literal para explicar a obra. Muitas vezes, encontra-se na etiqueta informativa de uma obra a descrição “Sem Título”, isso ocorre quando o artista não deseja fazer a relação da obra com um elemento verbal, não deseja dar um título à obra. O nome do título funciona como uma montagem na mente do público, uma vez que além dos elementos materiais presentes na obra, que detonam uma série de sentimentos e pensamentos, acrescenta-se uma palavra ou frase, que também traz outras informações, relacionando-se com as informações visuais, sonoras, táteis e outras da obra. De certa maneira, o título pode influenciar a interpretação da obra. A manifestação artística a ser produzida, durante o processo de execução do projeto, deverá ter um assunto, um contexto sobre algum fato da vida pessoal, coletiva ou do mundo, onde será trabalhado um tema, e alguma especificidade desse assunto. O tema na arte está presente na obra de forma explícita ou implícita. Quando a obra é interessante, o tema tratado parece ampliar-se para vários temas, tornando-se uma obra aberta e permitindo várias interpretações. Por exemplo, dentro do assunto “A falta de água em São Paulo”, um fato genérico do qual poderiam surgir várias discussões, poderia ser tratado como tema “Os reflexos dessa situação no cotidiano de uma família”. Esse tema, no contexto do jornalismo, já não poderia ter várias interpretações, pois o objetivo seria informar ao público dados verdadeiros sobre o fato, em uma linguagem clara e objetiva. A arte trabalha com a subjetividade, possibilitando uma abertura às interpretações. A “falta de água em São Paulo” é tratada nos jornais por meio da linguagem jornalística, enquanto que numa peça de teatro, esses elementos podem estar presentes em segundo plano, predominando mais as relações individuais, amorosas e políticas que surgem dentro desse contexto da falta de água. Um filme pode parecer que trata apenas do problema de vida de um indivíduo, mas pode envolver várias discussões, seja sobre amor, ciência, medicina e outros assuntos, como temas que vão se entrelaçando, mas que acabam formando um todo sistêmico. O assunto deve ser definido pelo grupo, podendo ter como referência um contexto social, cultural, científico ou mesmo artístico. Poderão ser usados como assunto fatos do próprio contexto da escola, do bairro, da cidade, ou questões pessoais, que são sempre muito universais, pois afetam a todos. Para aprofundar o assunto, é importante discutir com outros professores, além do de arte, realizar pesquisas e conversar no grupo, de forma descontraída, como um brainstorming, deixando a criatividade fluir.
Fonte: Texto elaborado pelos autores especialmente para Orientações Curriculares e Didáticas de Arte – 3a. série do Ensino Médio.

 

Anotações/ Observações


Direção artística Organizar toda a elaboração e execução da obra.
Roteirista Pesquisar informações sobre a temática; Escrever o roteiro de produção.
Desenhista Projetar o storyboard do videoclipe.
Coreógrafo(s) Criar uma coreografia.
Músicos instrumentistas Manipular instrumentos musicais e/ou cantar as músicas escolhidas.
Produtores musicais Pesquisar e selecionar músicas e imagens; Produzir a trilha e efeitos sonoros.
Operadores de som Manipular equipamentos tecnológicos e aparelhagem de som.
Câmeras Responsáveis por executar a filmagem.
Figurinista Criar e confeccionar o figurino e adereços.
Iluminador Pensar e criar um mapa de utilização da luz; Operar todo o sistema de iluminação.
Editores de Vídeo Fazer a edição das fotos e vídeos de registro; Estruturar a sequência de cenas.

 

 

Após a leitura, registre aqui ou em seu caderno o que e como você aprendeu sobre as profissões e profissionais ligados à linguagem musical, pesquisa sonora e produção de um vídeoclipe

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