02 outubro 2020

Teorias científicas e Embriologia comparada.

 

ATIVIDADES

      

1)    Observe as imagens e responda:

 

   


  


  

a)    O que você entende por evolução química?

 

b)    O que são coacervados?

 

c)    O que foi possível descobrir com os experimentos de Urey e Muller?

  

2)    O desenho a seguir representa, de forma esquemática, o aparelho que Miller usou em suas experiências, em 1953, para testar a produção de aminoácidos a partir de uma mistura de metano, hidrogênio, amônia e água, submetida a descargas elétricas:


  I. Com esta experiência, Miller demonstrou que havia produção de aminoácidos em condições semelhantes às que havia na atmosfera primitiva da Terra.

II. Como a circulação do material por dentro do aparelho está completamente isolada do meio externo, não houve possibilidade de contaminação com outras substâncias.

III. As substâncias resultantes das reações químicas acumularam-se em 3 e 4.

IV. Com esta experiência, Miller também descobriu a composição química da atmosfera primitiva da Terra.

São corretas as afirmações:

(A)  I e II
(B) II e IV
(C) III e IV
(D) I e III
(E) II e III


3) A origem da vida é explicada por diferentes teorias. Em uma delas, sugere-se que a vida surgiu devido à presença de gases na atmosfera que sofreram a ação de descargas elétricas e radiações, fazendo com que moléculas inorgânicas dessem origem a moléculas orgânicas. Essa ideia é conhecida como

a) Abiogênese.

b) Geração espontânea.

c) Evolução química.

d) Panspermia.

e) Seleção natural.

  

4) O aglomerado de moléculas orgânicas, revestido por uma película de moléculas de água e que, na opinião de alguns cientistas, pode ser um dos primeiros passos rumo à origem da vida, chama-se:

a) Aminoácido.

b) Coacervado.

c) Micro-organismo.

d) Enzima.

d) Proteína.

  

5) As moléculas que constituem as células são formadas pelos mesmos átomos que são encontrados nos seres inanimados. Na origem e evolução das células, todavia, alguns tipos de átomos foram selecionados para a constituição das biomoléculas. Noventa e nove por cento da massa das células são formados de:

(A) Hidrogênio, carbono, oxigênio e nitrogênio.

(B) Oxigênio, sódio, carbono e hidrogênio.

(C) Silício, sódio, carbono e alumínio.

(D) Carbono, oxigênio, alumínio e sódio.


6)O que você entende por evidência? Teria o mesmo significado que “opinião”? Tem alguma relação com fatos?

 

7)Você acha que é possível encontrar fósseis no Brasil? E no Estado de São Paulo? Quem estuda os fósseis?

 

8)Quais os tipos de fossilização existente?

 

9)Como a ciência pode afirmar que uma rocha tem 30 milhões de anos?

  

      10) Uma das evidências evolutivas é a presença de estruturas atrofiadas que aparentemente não possuem funções para um organismo. Essas estruturas são chamadas de:

a) órgãos homólogos.

b) órgãos extintos.

c) órgãos vestigiais.

d) órgãos sistemáticos.

e) órgãos análogos.

  

       11) Entre as alternativas a seguir, qual não deve ser considerada uma evidência da evolução:

a) Fósseis.

b) Morfologia externa.

c) Órgãos vestigiais.

d) Homologias.

e) Evidências moleculares.

 

 

 

 

 

 

 

 

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