22 outubro 2020

EMPREENDEDORISMO 9A

 

EMPREENDEDORISMO 9 A (continuação da aula passada)

 

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Publicidade: Conceito, Tipos e A Importância Nos Negócios

A publicidade é uma forma de comunicação estratégica que promove produtos, serviços e marcas por meio de mídias físicas e digitais. Com seus slogans geniais e anúncios impactantes, ela é capaz de aumentar as vendas, eternizar marcas e ditar tendências.

 

Publicidade ainda é a alma do negócio e isso é fácil de provar. Só em 2018, os investimentos na área chegaram a R$ 7,67 bilhões no Brasil, segundo dados do Cenp (entidade de agências e veículos de comunicação). Mas nem precisamos falar de números: basta olhar em volta para reconhecer a publicidade em todos os lugares.

Desde a infância, crescemos tendo nossos comerciais favoritos e vendo anúncios em todos os formatos. Assim, a publicidade ultrapassou seus fins comerciais e se tornou parte da nossa cultura. E isso é ainda mais valioso para as marcas que querem ser reconhecidas e impactar seu público. Por isso, vale a pena revisar o conceito e conhecer melhor sua importância nos negócios. Se você quer explorar todas as oportunidades da publicidade, este texto é seu ponto de partida.

O que é publicidade?

Publicidade é uma estratégia de divulgação e marketing que promove produtos, serviços e marcas por meio da comunicação em diferentes plataformas. Só com essa frase inicial, você já pode perceber que a publicidade é um instrumento do marketing, e não o contrário.

Sua função é propagar mensagens para atender aos objetivos estratégicos da empresa, atingindo o público-alvo e impulsionando as vendas.

A palavra vem do latim publicus, que se refere a “tornar público”. Por isso, a palavra-chave da publicidade é comunicar: emitir uma mensagem e fazer com que ela chegue perfeitamente até o receptor. Daí a importância de criar campanhas memoráveis e comprar espaço nas mídias certas, unindo a estratégia à criatividade para alcançar resultados.

Um bom resultado, nesse caso, pode ser um aumento das vendas do produto ou serviço, aumento da participação de mercado ou mais visibilidade para a marca. Tudo depende do objetivo e tipo de publicidade que está sendo criada. Em todos os casos, essa ferramenta de comunicação poderosa é capaz de impulsionar as pessoas em direção aos interesses da empresa.

 

Publicidade e Propaganda: Qual a diferença?

Essa é uma das questões mais enigmáticas do marketing, e a resposta não é tão simples. Originalmente, a propaganda é uma atividade associada à ideologia, que busca promover ideias, posições políticas e modelos de comportamento.

Já a publicidade pode ser classificada como uma propaganda comercial, pois está totalmente ligada ao mercado e às mídias, com o intuito de divulgar empresas e suas soluções.

Vou usar um exemplo para facilitar: o famoso cartaz do   criado em 1870 para recrutar soldados norte-americanos para a Primeira Guerra Mundial, é uma propaganda clássica.

Outro exemplo são as propagandas políticas durante o período eleitoral. Governos, movimentos sociais, partidos e instituições sempre utilizaram a propaganda para persuadir e influenciar pessoas – daí seu cunho ideológico, embora a publicidade utilize as mesmas técnicas de comunicação social, seus objetivos estão relacionados ao consumo e vendas. Mas, com o avanço do mercado de comunicação no Brasil, a confusão entre os termos só aumentou. Isso porque, obviamente, nós temos elementos de propaganda na publicidade, que passou a incorporar os aspectos persuasivos da ideologia para influenciar seu público.

Afinal, vender ideias e valores ao invés de produtos é mais eficaz para a construção das marcas de sucesso; logo, podemos dizer que há pontos de intersecção entre as duas formas de comunicação, que se complementam.

Se tiver dúvidas, siga a regra: publicidade para fins comerciais e propaganda para casos em que não há compras envolvidas.

 

ATIVIDADE

Após a leitura do texto, responda o que você aprendeu sobre publicidade e propaganda?

CONTINUA NA PROXIMA AULA!

 

ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR HENRIQUE.

E-MAIL: henrique.brito.edfisica@gmail.com

DÚVIDAS: Whatsapp: 14 996666251

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário