EMPREENDEDORISMO 9 A (continuação da aula
passada)
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Publicidade:
Conceito, Tipos e A Importância Nos Negócios
A publicidade é uma forma de
comunicação estratégica que promove produtos, serviços e marcas por meio de
mídias físicas e digitais. Com seus slogans geniais e anúncios impactantes, ela
é capaz de aumentar as vendas, eternizar marcas e ditar tendências.
Publicidade ainda é a alma do negócio e isso é fácil de
provar. Só em 2018, os investimentos na área chegaram a R$ 7,67 bilhões no
Brasil, segundo dados do
Cenp (entidade de agências e veículos de comunicação). Mas nem precisamos falar
de números: basta olhar em volta para reconhecer a publicidade em todos os
lugares.
Desde a infância, crescemos tendo nossos comerciais
favoritos e vendo anúncios em todos os formatos. Assim, a publicidade
ultrapassou seus fins comerciais e se tornou parte da nossa cultura. E isso é
ainda mais valioso para as marcas que querem ser reconhecidas e impactar seu
público. Por isso, vale a pena revisar o conceito e conhecer melhor sua importância
nos negócios. Se você quer explorar todas as oportunidades da publicidade, este texto é seu
ponto de partida.
O que é publicidade?
Publicidade é uma
estratégia de divulgação e marketing que promove produtos, serviços e marcas
por meio da comunicação em diferentes plataformas. Só com essa frase inicial,
você já pode perceber que a publicidade é um instrumento do marketing, e não o
contrário.
Sua função é propagar mensagens para atender aos
objetivos estratégicos da empresa, atingindo o público-alvo e impulsionando as vendas.
A palavra vem do latim publicus, que se refere a
“tornar público”. Por isso, a palavra-chave da publicidade é comunicar: emitir
uma mensagem e fazer com que ela chegue perfeitamente até o receptor. Daí a
importância de criar campanhas memoráveis e comprar espaço nas mídias certas,
unindo a estratégia à criatividade para alcançar resultados.
Um bom resultado,
nesse caso, pode ser um aumento das vendas do produto ou serviço, aumento da
participação de mercado ou mais visibilidade para a marca. Tudo depende do objetivo e tipo de publicidade que está
sendo criada. Em todos os casos, essa ferramenta de comunicação poderosa é
capaz de impulsionar as pessoas em direção aos interesses da empresa.
Publicidade e Propaganda: Qual a diferença?
Essa é uma das questões mais enigmáticas do marketing, e
a resposta não é tão simples. Originalmente, a propaganda é uma
atividade associada à ideologia, que busca promover ideias, posições políticas
e modelos de comportamento.
Já a publicidade
pode ser classificada como uma propaganda comercial,
pois está totalmente ligada ao mercado e às mídias, com o intuito de divulgar
empresas e suas soluções.
Vou usar um exemplo para facilitar: o famoso cartaz
do criado em 1870 para recrutar
soldados norte-americanos para a Primeira Guerra Mundial, é uma propaganda
clássica.
Outro exemplo são as propagandas políticas durante o
período eleitoral. Governos, movimentos sociais, partidos e instituições sempre
utilizaram a propaganda para persuadir e influenciar pessoas – daí seu cunho
ideológico, embora a publicidade utilize as mesmas técnicas de comunicação
social, seus objetivos estão relacionados ao consumo e vendas. Mas, com o
avanço do mercado de comunicação no Brasil, a confusão entre os termos só
aumentou. Isso porque, obviamente, nós temos elementos de propaganda na
publicidade, que passou a incorporar os aspectos persuasivos da ideologia para
influenciar seu público.
Afinal, vender ideias e valores ao invés de produtos é
mais eficaz para a construção das marcas de sucesso; logo, podemos dizer que há
pontos de intersecção entre as duas formas de comunicação, que se complementam.
Se tiver dúvidas, siga a regra: publicidade para fins
comerciais e propaganda para casos em que não há compras envolvidas.
ATIVIDADE
Após a leitura do texto, responda o que você aprendeu
sobre publicidade e propaganda?
CONTINUA NA PROXIMA AULA!
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR HENRIQUE.
E-MAIL: henrique.brito.edfisica@gmail.com
DÚVIDAS: Whatsapp: 14 996666251
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