O nome em japonês “suji wa dokushin ni kagiru”, que significa “os números têm que ser únicos”, refere-se a um passatempo lógico onde o objetivo é completar os quadrados com números de modo que eles não se repitam nas linhas ou colunas.
Atividade:
1. Instruções básicas
O jogador precisa distribuir, num quadrado de 81 casas, os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos quadrados menores (de 9 células). Só existe uma solução certa para cada casa (na abreviação, Su quer dizer número e Doku, único).
2. As possibilidades
O primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar os números que poderiam ser colocados ali – ou seja, aqueles que ainda não existem em nenhuma dessas 3 posições. Comece sempre pelos grupos que têm mais números-pista já dispostos. O ideal é anotar todas as possibilidades a lápis, para poder ir apagando depois.
3. Tirando da reta
Nas casas em que só há uma possibilidade, você já tem o resultado. Escreva o número e exclua-o das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Repita o processo várias vezes, até preencher todo o quadrado.
Orientações
Você pode entregar na escola, tirar uma foto das respostas e me enviar por e-mail/whatsapp que deixei abaixo.
QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO, NÃO FIQUE COM A DÚVIDA.
A data de entrega dessa atividade está marcada para o dia 16 de outubro (sexta-feira).
Boa atividade e boa semana!
WhatsApp: (48) 9 8405-3269
E-mail: marcoantonioduarte@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário