ROTEIRO DE ESTUDOS (EAD) – 3º BIMESTRE
Professor (a): Letícia Ricci
Disciplina: Tecnologia
Série/ano: 2ºA
Conteúdo (s): Geração Z
Habilidade (s): (EM13TEC29)
Compreender/Reconhecer a narrativa digital como uma possibilidade para
expressar sobre sua aprendizagem.
1.
Você já ouviu falar nas gerações X, Y e Z? E
conhece as características da geração Z? Comente.
2.
Quais são as principais diferenças entre a
geração Y e Z?
3. E quais são as principais expectativas da geração Z em relação ao
mercado de trabalho? Comente.
Material de apoio:
As
gerações X, Y, Z e Alpha e suas características - Qual a sua geração?
BABY BOOMERS
Surgiram após o
fim da segunda guerra mundial, onde os soldados voltaram para casa e conceberam
bebês numa mesma época. Daí o termo em inglês, "explosão de bebês".
Hoje essas pessoas estão com mais de 50 anos, muitos aposentados e outros ainda
no mercado de trabalho, onde valorizam um emprego fixo e estável, se importando
mais com sua experiência do que com sua capacidade de inovação.
Os que exercem
funções de chefia, chocam-se diretamente
contra as gerações mais jovens no que diz respeito aos seus ideais, o que
ocasiona um contraste de comportamento e valores considerável, que já é
apreciado com grande cuidado nos setores de gestão de pessoas e desenvolvimento
estratégico das organizações, que por sua vez tentam administrar positivamente
os conflitos e reverter as diferenças em potenciais de atuação.
Eles inventaram o
“workaholic” ou pelo menos muitos deles sofrem de seus efeitos. Os Babies
Boomers criaram uma forte mudança social, incluindo o movimento hippie, o
feminismo e os direitos civis. Eles são otimistas e automotivados.
Analistas de
mercado dizem que esta geração sofrem pouca influência da marca no momento da
compra, não se influenciam facilmente por outras pessoas e são mais firmes e
maduros nas decisões.
Outras
características de pessoas dos Baby Boomers:
·
Padrão
de vida estável;
·
Preferência
por qualidade e não quantidade;
·
Sabe
o que quer;
·
Não
é influenciado por terceiros.
A GERAÇÃO "X"
São os filhos dos
Baby Boomers. Surge já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua
geração precursora. Essa geração inclui
aqueles que nasceram no início de 1960 até o início dos anos 80.
É um grupo
identificado como jovem, mas sem uma identidade aparente. Este grupo
enfrentaria um mal incerto, um futuro aparentemente hostil.
Acontece que a
geração X cresceu, teve ideais, esqueceu-se dos problemas que lhes foram
empregados e foi fazer carreira no mercado. Essa geração viu surgir o
computador pessoal, a internet, o celular, a impressora, o e-mail, etc.
Grande parte dessa
geração chegou a sua idade adulta com sonhos e descobriu que muito deles, não
passariam de sonhos, pois o caminho é longo e o preço bem alto. Enquanto isso,
viram seus filhos crescerem em um mundo diferente do que eles conheceram quando
jovens.
Algumas
características de pessoas da geração X:
·
Busca
da individualidade sem a perda da convivência em grupo;
·
Maturidade
e escolha de produtos de qualidade e inteligência;
·
Ruptura
com as gerações anteriores e seus paradigmas;
·
Busca
maior por seus direitos;
·
Preparação
e preocupação maior com as gerações futuras;
·
Procura
de liberdade.
GERAÇÃO "Y" (Milennials)
Compreende aqueles
que nasceram na década de 80 e final dos anos 90, essa é a geração da liberdade
e da inovação.
Foi a geração que
desenvolveu-se em uma época marcada pelo avanço da tecnologia e prosperidade
econômica. As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais
não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores e muito mais.
A geração Y
cresceu rodeada de facilidades oferecidas por seus pais, que obviamente queriam
dar uma vida melhor do que aquela que tiveram, para seus filhos. Se a geração X
viu a tecnologia nascer, foi a vez da tecnologia ver a geração Y nascer e os
acompanhar desde pequenos.
Jovens desta
geração têm como hábito ser tão multitarefas, podendo ao mesmo tempo trabalhar
em mais de um projeto, responder e-mails, acompanhar as notícias através de
algum site, conversar com os colegas de trabalho, conversar com os amigos
online, ouvir música e dar atenção às redes sociais.
Os jovens da
geração Y foram acostumados a conseguir o que querem, não se sujeitam às
tarefas subalternas de início de carreira e por isso lutam por salários
ambiciosos desde cedo. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego
com frequência em busca de oportunidades que ofereçam maiores desafios e
crescimento profissional.
Trata-se da
primeira geração verdadeiramente globalizada, que cresceu com a tecnologia e a
usa desde a primeira infância.
A tecnologia e os
dispositivos móveis permitiram a comunicação entre si como nenhuma outra
geração o tinha feito anteriormente, permitindo partilhar experiências, trocar
impressões, comparar, aconselhar, criar e divulgar conteúdos, que são o
fundamento das redes sociais.
Algumas
características de pessoas da geração Y:
·
Estão
sempre conectados;
·
Procuram
informação fácil e imediata;
·
Digitam
ao invés de escrever;
·
Preferem
emails a cartas;
·
Vivem
em redes de relacionamento virtuais;
·
Compartilham
tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos. etc;
·
Estão
sempre em busca de novas tecnologias;
·
Tem
um grande fluxo de informações diariamente.
A Geração Z
Compreende os
nascidos entre 1990 a 2010 e está ligada intimamente à expansão exponencial da
internet e dos aparelhos tecnológicos.
As pessoas da
Geração Z são conhecidas por serem “nativas digitais”, estando desde pequenos
já familiarizadas com a internet e todas suas possibilidades, com o
compartilhamento de arquivos constantes, com os smartphones, tablets, e
principalmente estando sempre conectadas e “ligadas” ao que acontece em tempo
real.
Integrantes desta
geração nunca viram o mundo sem computadores. E como informação não lhes falta,
estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos
tempos.
A Geração Z é um
tanto quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e seus estudos,
a maioria já não acredita mais em fazer uma só coisa para o resto da vida ou
passar sua vida profissional inteira em uma só empresa.
Algumas
características de pessoas da geração Z:
·
Desapegado
das fronteiras geográficas;
·
Demasiados
ansiosos;
·
Falta
de intimidade e relação social;
·
Forte
responsabilidade social;
·
Necessidade
extrema de interação e exposição de opinião.
GERAÇÃO ALPHA
Geração Alpha?
Nunca ouviu falar? Pois é, eles nasceram depois de 2010 e já ganharam atenção
suficiente para se tornarem tema de documentário. A grande diferença entre a
nova geração e a Z (nascidos nos anos 90) é a interação com a tecnologia desde
o nascimento – quem nunca viu um bebê que mal anda mexer com a maior naturalidade
num smartphone? Eles parecem muito mais inteligentes do que nós.
A Geração Alpha
vive um momento em que se preza a diversidade e a espontaneidade. Não é
necessário ter um papel definido, cada um tem suas “sub-identidades”. Para as
crianças, tudo isso que elas estão vivendo é natural, nós é que estamos
assustados e nem sempre sabemos lidar com tantas mudanças.
Em vista de tudo
isso, podemos dizer que : Independente da geração que o profissional pertença,
o objetivo principal de uma empresa é obter lucro. Para tanto, não existe uma
receita, porém, exige um requisito básico dos colaboradores envolvidos, que é a
capacidade de se trabalhar em equipe. Em qualquer que seja a organização
multissetorial, nenhum profissional é dotado de todas as competências.
A evolução
profissional individual sempre depende do aprendizado, que por sua vez depende
da troca de experiências. Essa troca só é possível de pessoa para pessoa e
geralmente a faixa etária não é equivalente. Todas as gerações têm a ensinar
umas às outras. [...]
https://www.youtube.com/watch?v=90uS4A5iXZg Conheça a Geração Z
Aulas disponíveis:
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário