Professora: Patricia Graziela Boldo
(O aluno poderá fazer a atividade no caderno e
enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Link Período: 31/08 a 11/09
Número de aulas: 8
aulas
dessa aula: https://www.loom.com/share/04d35819a9e244beb7e286c1a78cec16
HABILIDADE: (EF09CI10)
Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos
científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas
ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
Objeto de conhecimento:
Hereditariedade Ideias evolucionistas Preservação da biodiversidade
Leia o textos abaixo:
Teorias Evolucionistas
Até
o século XVIII era bem defendida a ideia do fixismo, ou seja, que os
indivíduos foram criados e não sofreram modificação através do tempo,
apresentando as mesmas características desde a sua criação até os dias atuais.
Entretanto, com o conhecimento dos fósseis e o
desenvolvimento da anatomia e embriologia, surgiram as teorias evolucionistas, que defendiam que os
organismos sofriam mudanças ao longo do tempo.
No
que se baseia a teoria evolucionista?
As teorias evolucionistas afirmam
que ocorreram mudanças nos organismos ao longo dos milhares de anos do planeta. Essas
mudanças podem ser vistas, por exemplo, em fósseis de organismos que hoje não
são encontrados na Terra, mas que possuem grandes semelhanças com organismos
atuais. Todas as teorias evolutivas
existentes falam em mudança, diferenciando-se apenas sobre a forma como essas
mudanças ocorreram.
Principais
teorias evolutivas
Entre
as teorias evolutivas existentes, algumas merecem destaque: o
Lamarkismo, o
Darwinismo e o Neodarwinismo.
·
Lamarckismo
Uma
das primeiras teorias que explicaram a evolução dos seres vivos foi a proposta
por Jean-Baptiste Lamack (1744-1829).
Para explicar a evolução, ele sugeriu duas leis: a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres
adquiridos.
A lei do uso e desuso explica que, quando
um organismo utiliza muito determinada parte do corpo, essa parte desenvolve-se
mais que outras e aquelas que não são utilizadas atrofiam-se. A lei da herança
dos caracteres adquiridos, por sua vez, afirma que características adquiridas
durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.
A teoria de Lamarck apresenta alguns pontos
falhos que merecem destaque. O primeiro deles diz respeito ao uso e desuso, que
não pode ser considerado uma verdade, pois as características do nosso
organismo são predeterminadas pelos genes, e o uso e o desuso poderiam causar
alterações nos limites predeterminados. Outro ponto que merece destaque diz
respeito às características adquiridas que não podem ser transmitidas, pois não
estão presentes na nossa informação genética.
Apesar
dos erros, Lamarck tem seu mérito, pois introduziu a ideia de mudança que
ocorre nos seres vivos para a sociedade.
·
Darwinismo
O
Darwinismo reúne as ideias evolucionistas propostas por Charles Darwin (1809-1882). Segundo
esse pesquisador, as espécies modificam-se ao longo do tempo em virtude
da seleção natural. Para
ele, os organismos vivem em uma luta constante pela sobrevivência e apenas
aqueles mais aptos são capazes de sobreviver, reproduzir-se e passar as
características vantajosas para seus descendentes.
Apesar
da seleção natural ser um mecanismo correto, Darwin não conseguiu explicar como
as características vantajosas surgiam nos organismos e, tampouco, como eram
transmitidas. Essa explicação não foi possível porque
não havia conhecimento sobre Genética nesse
período.
·
Neodarwinismo ou teoria sintética da evolução
O
neodarwinismo é uma teoria criada com a contribuição de vários pesquisadores
para explicar os fatores que Darwin não compreendia quando apresentou sua
famosa teoria. Em outras palavras, dizemos que o neodarwinismo consiste na
teoria da seleção natural acrescida dos conhecimentos genéticos adquiridos
posteriormente. Assim sendo, o neodarwinismo incorpora a ideia de mutação e
recombinação genética.
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/teorias-evolucionistas.htm
Sugestão de
aulas centro de mídias:
https://www.youtube.com/watch?v=2hr-Jb2sE7s
14/08 centro de mídias
https://www.youtube.com/watch?v=J-VFCQZSqp4
10/08 centro de mídias
https://www.youtube.com/watch?v=7HOCEhorbfk
17/08 centro de mídias
https://www.youtube.com/watch?v=7HOCEhorbfk
31/08 centro de mídias
Avaliação: A avaliação se dará através das análise
das atividades desenvolvidas pelos alunos enviadas através de WhatsApp, e-mail,
blog da escola José Conti, e retornadas a professora pelo e-mail patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário