23 setembro 2020

PROJETO DE VIDA 1ºB

 PROJETO DE VIDA 1º B

MATERIAL: CADERNO DO ALUNO (PÁGINA 142 e 143)

 

Situação de Aprendizagem: DE ONDE EU VENHO?

 

Competências socioemocionais em foco: empatia, confiança e autoconfiança.

 

Na última atividade, você teve a oportunidade de refletir um pouco sobre como é visto(a) por si mesmo(a) e pelos seus colegas. Agora, vamos um pouquinho mais fundo. Para além da camada externa, da sua aparência, quais são as coisas que estão dentro de você e que te fazem único(a)?

Cada um(a) tem dentro de si uma maneira de ser que é resultado da influência da família, de todos os antepassados e do meio social em que vive. Esses elementos vão, pouco a pouco, nos tornando quem somos. Dentro de cada um(a), existem sensações e emoções que atuam em suas vidas de maneira poderosa, modelando sua personalidade, embora muitas vezes não se tenha consciência disso.

Normalmente, mal percebemos esse movimento acontecendo. O fato é que não se esquece de uma história vivida, e lembrar-se de alguns fatos da

trajetória faz parte dessa longa caminhada de reflexão e conhecimento sobre “quem sou eu”.

Especialmente aquelas histórias dos primeiros anos de vida, com as primeiras figuras de afeto, são fundamentais para o entendimento da personalidade. Querendo ou não, essas experiências marcam e constituem aquilo que cada um é como pessoa.

Assim, espera-se que você, sem receios, construa seu próprio entendimento sobre o “legado” que sua família deixou para você. Para isso, use os seus conhecimentos de artista forense para desenhar o retrato de uma pessoa querida da sua família. Depois, conte para um(a) colega o que você carrega consigo que é influência da figura que escolheu retratar.

 

Para refletir

 

“O importante não é o que fizeram de nós, mas o que nós faremos com aquilo que fizeram de nós.” A frase é do filósofo francês Jean Paul Sartre. Ela traduz o que afirmamos neste livro: você não é apenas o resultado das fases anteriores da sua vida. Você pode, a partir de suas escolhas e da sua determinação, mudar o rumo da sua existência. COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Cuide bem do seu jardim: jovens semeando e cultivando seus projetos de

vida. Uberlândia: IAMAR, 2007. p. 119.

 

Além da família, você com certeza vivenciou experiências na escola que te trouxeram até aqui. Inspirado pelo trecho anterior, que tal relembrar de uma decisão que você tomou ao longo de cada um dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) que impactou a sua caminhada?

Não precisa ser nada grandioso. As pequenas escolhas também são importantes na nossa

jornada! Vamos lá?

 

1 - Decisão importante tomada no 6º ano?

 

2 – Decisão importante tomada no 7º ano?

 

3 – Decisão importante tomada no 8º ano?

 

4 – Decisão importante tomada no 9º ano?

 

 

 

 

GRATO, PROFESSOR HENRIQUE.

E-MAIL: henrique.brito.edfisica@gmail.com

Dúvidas: Whatsapp: 14 996666251

Nenhum comentário:

Postar um comentário