27 setembro 2020

Geografia 6º s Anos A, B, C - Litosfera e suas transformações 3º bimestre

 


Disciplina: Geografia         Professora: Simone
Data:
E-mail p/enviar atividadesimonejconti@outlook.com
Ou no grupo de Geografia do whattsap
Ano:6 ANO A,B,C
Aluno:                                                  Turma:

          


               Atividade de Geografia - 6º Ano E.F.
Semana de 28 de setembro a 06 de outubro de 2020
Professora : Simone S. de Souza

 Roteiro de Atividades para os alunos

Ano letivo 2020 - 3º Bimestre


Habilidades:( EF06GE16* ) Descrever as camadas da litosfera e analisar os processos endógenos e exógenos na formação e modelagem do relevo terrestre.

 6º ano EF - Geografia - Litosfera e suas transformações


 

 

 Atividade detalhada para o aluno: 

Leitura do texto:

     As Camadas da Terra Durante muito tempo, o ser humano acreditava que, por dentro, o planeta Terra era maciço, composto basicamente por rochas. Atualmente, é sabido que, na verdade, apenas uma camada muito fina da superfície apresenta essa característica, havendo composições e temperaturas diferentes nos milhares de metros existentes abaixo do solo. Para melhor compreender como tudo isso funciona e organiza-se, a estrutura interna da Terra foi classificada em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo.




Crosta Terrestre: 
    A crosta terrestre é a primeira das camadas da Terra, sendo também a menor e mais “fina” entre elas. Sua profundidade oscila entre 5 km (em algumas áreas oceânicas) e 70 km (em zonas continentais). Essa camada é subdividida em crosta superior, também chamada de camada sial, e crosta inferior, chamada de camada sima. A primeira é composta predominantemente por silício e alumínio (o que explica a sua denominação) e abriga as formas de relevo e todas as atividades humanas realizadas sobre a superfície terrestre. Já a segunda é composta por silício e magnésio e pode ser melhor visualizada em regiões oceânicas, onde a camada sial não existe ou é muito fina.

    Apesar de ser a camada mais fria da Terra, a crosta pode apresentar uma temperatura próxima aos 1000ºC em determinados pontos.

 Manto: 
    O manto terrestre posiciona-se abaixo da descontinuidade de Mohorovicic, que fica abaixo da crosta. É a mais extensa das camadas da Terra e sua profundidade máxima alcança os 2.900 km, ocupando cerca de 80% do volume total do planeta. Sua composição é de silicatos de ferro e de magnésio, e as rochas encontram-se em forma de material pastoso chamado de magma, por causa do calor advindo do interior da Terra, com temperaturas médias de 2.000ºC.

 Núcleo: 
    O núcleo terrestre, posicionado abaixo da descontinuidade de Gutenberg e abaixo do manto, é o mais quente das camadas da Terra e também é dividido em exterior e interior. Sua composição predominante é o NIFE (níquel e ferro). 
    O núcleo externo encontra-se no estado líquido, enquanto o núcleo interno encontra-se no estado sólido, por causa da extrema pressão aplicada sobre ele. As temperaturas oscilam entre 3.000 e 5.000ºC. Em razão de o núcleo interno ser uma “bola” maciça cercada por uma esfera líquida, seu movimento de rotação é mais rápido do que o da Terra, o que ajuda a explicar as origens e os efeitos do magnetismo do nosso planeta. 

 Após a leitura do texto, copie as questões no caderno e responda, e envie pelo watsapp da professora: 991096562

 1) O que os cientistas acreditavam ter no interior da Terra? 

2) Quais são as três principais camadas que compõem a Terra?

 3) Relacione as principais características sobre a Crosta Terrestre.

 4) Relacione as principais características sobre o Manto Terrestre. 

5) Relacione as principais características sobre o Núcleo Terrestre.

 6) Faça um desenho , na qual você destaca as três camadas terrestre.

 7) Em qual das camadas terrestre , nós moramos?

 8) Justifique porque nós humanos ainda não conseguimos chegar no núcleo da Terra. Você acredita que um dia o homem conseguirá chegar ao núcleo da Terra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário