8º ano C 3º Bimestre
Língua Portuguesa Prof. Lúcia
Roteiro
1.
Ler e anotar no caderno.
2.
Seguir os exemplos e
completar os exercícios.
Habilidades: Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso
de recursos de coesão seqüencial: conjunções e articuladores textuais.
Conjunção (do termo latino conjunctione) é uma das classes de palavras definidas pela gramática geral. As conjunções são palavras
invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos[1]
Tipos
|
Conjunções
|
Aditivas
|
e, mas
ainda, mas também, nem...
|
Adversativas
|
contudo,
entretanto, mas, não obstante, no entanto, porém, todavia...
|
Alternativas
|
já…,
já…, ou, ou…, ou…, ora…, ora…, quer…, quer…
|
Conclusivas
|
assim,
então, logo, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso, portanto...
|
1. Complete com as conjunções que estabelecem uma correta relação de sentido.
porque, todavia, portanto, logo, entretanto, por isso, mas, que, porém,
pois, e,
1. Correu demais, ....................... caiu.
2. Dormiu mal, ......................... os sonhos não o deixaram em
paz.
3. A matéria perece, ...................... a alma é imortal.
4. Leu o livro, .......................... é capaz de descrever as
personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ...................... podem servir mais tarde.
6. Preparou-se muito bem para a avaliação, .....................
obterá um ótimo resultado.
7. Márcia é alegre.......................... bastante extrovertida.
8. Não pôde comparecer à festa, .............................. não
estava se sentindo muito bem.
9. Não compareceu à reunião, ..................................
tratou logo de enviar as devidas justificativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário