ESCOLA
JOSÉ CONTI 3º BIMESTRE |
Disciplina: História Professor: Rafael Data: 28/09 a 09/10 |
Realizar atividade
no caderno. Se possível enviar por e-mail: profrafa2020@gmail.com ou no whatsapp da escola. |
Habilidades: (EF06HI12)
(EF06HI20*) (EF06HI14) (EF06HI15) |
Aluno:
Turma:
6ºA, B e C |
Como
fazer: Atividade
da apostila página 42 e 43.
- Copiar as questões no caderno, ler o texto e responder
OS LEGADOS DA CULTURA HELENÍSTICA
“Gregos, Macedônios e Persas: na disputa por territórios quem ganhou foi a Cultura.” A Grécia, após um período de prosperidade e predomínio sobre a região, enfrentava conflitos internos, o que a tornou vulnerável. A Guerra do Peloponeso, entre as duas principais Póleis gregas (Atenas e Esparta), oportunizou o restabelecimento dos persas sobre os territórios da Ásia Menor, então dominados pelos gregos. Esse contexto também permitiu que o rei Filipe II, com seu filho Alexandre III, desse início ao seu projeto de ampliação das fronteiras da Macedônia. Vencedor, na Batalha da Queronéia, em 338 a.E.C., o rei Filipe II buscou aliados entre os povos conquistados, solicitando impostos e o direito de ser reconhecido também como um grego, aproveitando para anunciar que iria seguir contra o Império Persa e recuperar a Ásia Menor. Nessa ocasião, Alexandre III tinha apenas 18 anos de idade e já era o líder do batalhão que venceu Tebas. Dois anos depois, o rei Filipe II foi assassinado e seu filho assumiu o trono. Para manter a ordem e o poder, Alexandre III foi duro com quem questionou o seu direito e seguiu os planos do seu pai, enfrentando por 10 anos os persas e se saindo vencedor. O Império Aquemênida (550 a 330 a.E.C), ou Império Persa, era governado em 20 unidades que deveriam se reportar ao rei, e por ser composto por diferentes povos tinha um método de organização que depois seria aproveitado por Alexandre Magno. Desde Ciro, ao se dominar um povo, negociava-se o respeito e a tolerância cultural/religiosa pela aliança e pelos impostos. Outra estratégia era facilitar a comunicação, com a construção de estradas e um ágil sistema de correios, que também facilitaram o comércio. Nesse último aspecto a unificação da moeda foi uma importante estratégia de Dário I (550 a.E.C. a 486 a.E.C.), que criou a dárico. Por toda essa dimensão, a conquista da Macedônia sobre esse povo foi extraordinária. Depois de incorporar o domínio persa, Alexandre III seguiu para a Índia, mas teve que recuar, respeitando as limitações do seu exército. Na sequência, Alexandre acabou morrendo e não pode expandir ainda mais suas fronteiras como desejava. O seu Império se desmanchou na disputa sucessória, mas seus feitos foram mantidos através das lendas que se espalharam na Ásia, África e Europa, e nas letras de músicas, nos filmes e nas animações, que mesmo na Era Contemporânea continuam sendo feitos. Entre os legados do Império Macedônico está a cultura helenística, que surgiu do estímulo à diversidade cultural e do patrocínio de estudos sobre territórios e culturas anexadas.
QUESTÕES
A partir da atividade anterior
responda às seguintes questões:
a) Quem foi Alexandre? Quais foram os seus feitos?
b) O que aconteceu com os povos dominados pelo Império Macedônico?
c) Por que era tão importante para os Macedônios conquistar o Império Persa? O que havia de especial?
d) O que é “cultura helenística”?
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