ARTE - 9º ANOS
ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplna: Arte Referente à semana do 28/09/2020 a 09/10/2020.
Professor: Flaviani
Orientações: Tema: Teatro e Pandemia.
EMAIL : flavianiaizza@prof.educacao.sp.gov.br
Teatro e pandemia: novas possibilidades de existência para os palcos.
O Dia Mundial do Teatro é comemorado em 27 de março. Neste ano, porém, a data será lembrada de uma maneira diferente. O mundo já não é mais o mesmo com a atual pandemia de coronavirus. Países de todo o planeta estão sofrendo as consequências desta crise, que são econômicas, sociais e também psicológicas. Como em um filme, foi dada uma pausa no cotidiano da humanidade e, compulsoriamente, cada indivíduo é levado a pensar sobre sua forma de existir no mundo: o trabalho, as relações, a maneira como utilizamos nossos recursos, o que se espera de fato da classe política, como gerir pessoas em vulnerabilidade social, etc. São diversos problemas para serem resolvidos em um curto período de tempo e cada escolha pode determinar a vida e a morte de milhares de pessoas.
No meio disso tudo, está também a classe artística, que lida há tempos com vários tipos de discriminação. Diante de uma criança brincalhona, com muita energia, é comum escutarmos frases como "está fazendo arte". Outra frase ouvida com frequência diz que “todo artista é vagabundo”. Esse tipo de comentário revela a predominância, em nossa sociedade, da ideia de arte como algo supérfluo, dispensável. Há, portanto, um preconceito estrutural em relação às artes, provavelmente atrelado à crença do valor mercadológico das profissões, no sentido de que há algumas mais importantes e "úteis" que outras.
No entanto, o teatro é tão antigo quanto a humanidade, o que coloca esse imaginário em xeque. Transformar-se em outro é uma das formas mais fundamentais da expressão humana e, desde o período pré-histórico, o homem tem a necessidade da representação e de rituais, muitas vezes até para compreender o mundo que o rodeia. A existência de diversas vertentes na arte teatral, em vários lugares do planeta, como o Teatro do Absurdo, Teatro de Bonecos, Teatro Grego, Kabuki, Teatro Nô, Commedia Dell'Arte, Teatro de Rua, entre muitas outras, significa por si só o caráter universal deste tipo de manifestação.
No meio disso tudo, está também a classe artística, que lida há tempos com vários tipos de discriminação. Diante de uma criança brincalhona, com muita energia, é comum escutarmos frases como "está fazendo arte". Outra frase ouvida com frequência diz que “todo artista é vagabundo”. Esse tipo de comentário revela a predominância, em nossa sociedade, da ideia de arte como algo supérfluo, dispensável. Há, portanto, um preconceito estrutural em relação às artes, provavelmente atrelado à crença do valor mercadológico das profissões, no sentido de que há algumas mais importantes e "úteis" que outras.
No entanto, o teatro é tão antigo quanto a humanidade, o que coloca esse imaginário em xeque. Transformar-se em outro é uma das formas mais fundamentais da expressão humana e, desde o período pré-histórico, o homem tem a necessidade da representação e de rituais, muitas vezes até para compreender o mundo que o rodeia. A existência de diversas vertentes na arte teatral, em vários lugares do planeta, como o Teatro do Absurdo, Teatro de Bonecos, Teatro Grego, Kabuki, Teatro Nô, Commedia Dell'Arte, Teatro de Rua, entre muitas outras, significa por si só o caráter universal deste tipo de manifestação.
A sobrevivência do teatro em meio à pandemia.
Com a pandemia de coronavirus na cidade de São Paulo, novas formas de existência tem sido pensadas para os artistas, não sem controvérsias e polêmicas, já que temporadas de espetáculos, apresentações e shows foram todos cancelados. Em decisão tomada no meio da crise, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo comunicou a elaboração de um edital para que os artistas da cidade fizessem apresentações de suas janelas. Com recurso inicial previsto de 10 milhões de reais, a iniciativa tinha o intuito de viabilizar as obras de artistas de teatro e músicos, como uma forma de atenuar os impactos da covid-19 na economia criativa.
No entanto, a justiça suspendeu o edital no dia 23 de março. O motivo foi uma ação popular que questionou a realização do festival, alegando haver possibilidade de que as apresentações estimulassem aglomerações nas ruas. A ação também apresentou críticas ao deslocamento de 10 milhões de reais para a cultura, em um momento que pede prioridade para os investimentos na área de saúde.
Em meio a uma crise que escancara a insuficiência de políticas públicas para todos os setores da sociedade (saúde, educação, cultura, etc.), os espetáculos teatrais, que tanto dependem do público, tem estado parados. Para alguns artistas, uma alternativa tem sido as transmissões ao vivo, principalmente pelo Instagram. Muitos também são professores e migraram suas aulas de teatro para plataformas virtuais.
No entanto, a justiça suspendeu o edital no dia 23 de março. O motivo foi uma ação popular que questionou a realização do festival, alegando haver possibilidade de que as apresentações estimulassem aglomerações nas ruas. A ação também apresentou críticas ao deslocamento de 10 milhões de reais para a cultura, em um momento que pede prioridade para os investimentos na área de saúde.
Em meio a uma crise que escancara a insuficiência de políticas públicas para todos os setores da sociedade (saúde, educação, cultura, etc.), os espetáculos teatrais, que tanto dependem do público, tem estado parados. Para alguns artistas, uma alternativa tem sido as transmissões ao vivo, principalmente pelo Instagram. Muitos também são professores e migraram suas aulas de teatro para plataformas virtuais.
Assista a peça virtual: O auto do Boi Bumbá.
https://www.youtube.com/watch?v=-C-WmfEL26U&feature=emb_title
1) O dia mundial do teatro é comemorado em 27 de março. Esse ano foi comemorado de uma forma diferente. Explique.
2) Leia a frase do autor do texto "Como em um filme, foi dada uma pausa no cotidiano da humanidade" Explique
3) O que significa a expressão "está fazendo arte menino" Explique.
4) Com a pandemia de coronavirus na cidade de São Paulo, novas formas de existência tem sido pensadas para os artistas. Quais essas formas?
5) Em meio a uma crise que escancara a insuficiência de políticas públicas para todos os setores da sociedade (saúde, educação, cultura, etc.), os espetáculos teatrais, que tanto dependem do público, tem estado parados. Quais alternativas os artistas estão usando para enfrentar a crise? *
Faça a leitura com do texto com muita atenção, empenho e dedicação querido aluno (a).
Bons estudos!
ATIVIDADE EXTRA 1° BIMESTRE: VALENDO NOTA
“Brasil! Mostra tua cara”
No fim da década de 1980, após anos de ditadura o Brasil passou por um período de
redemocratização, ou seja, etapa em que foram restituídos os diretos de cidadania. Nessa época
foram lançadas diversas canções que retratavam a situação política do país, entre elas Brasil, que
se tornou sucesso na voz de Agenor de Miranda Araújo Neto (1958- 1990), o Cazuza.
Nascido no Rio de Janeira (RJ), integrou o Barão Vermelho, um dos mais importantes grupos de
rock nacional surgido na década de 1980. Em 1985, Cazuza decidiu deixar a banda e seguir carreira
solo. Nos anos seguintes, o artista lançou sucessos como Codinome beija-flor, Ideologia, O
tempo não para e Brasil, música lançada em 1988.
Vamos ler um trecho da canção Brasil, de Cazuza e responder as questões:
Brasil
Cazuza
Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram pra
me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada antes de
eu nascer
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta estacionando os
carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito é
uma navalha
Brasil
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim
[...]
Grande pátria desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
(Não vou te trair
1.Em que ano a música foi lançada? Qual fato importante marcou a
redemocratização do Brasil nesse mesmo ano?
2.Em sua opinião, essa música retrata a situação do Brasil atualmente?
3- Aprecie a música “Brasil”, do artista Cazuza.
Você poderá acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=_nQZ75ciKGg
a) Você conhecia esta música?
___________________________________________________________________
b) O que você sentiu ao escutar essa música? Explique.
EMAIL : flavianiaizza@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário