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O que é Storyboard e por que utilizá-lo ao fazer vídeo marketing
Sabia que, de
acordo com a Hubspot, 72%
dos usuários preferem assistir a um vídeo pra aprender algo em vez de ler textos? O vídeo marketing nunca foi tão popular. E a
tendência é que ele cresça cada vez mais, já que o storyboard simplifica todas
as etapas de criação.
Quer saber como planejar os conteúdos com mais
eficiência, apresentar sua ideia para outras pessoas com clareza e evitar
problemas durante a produção? Temos as melhores dicas para você conquistar seus
objetivos e ser reconhecido no mercado.
Neste post, vamos falar sobre o conceito
de storyboard, de onde surgiu, principais tipos e melhores dicas
para rascunhar. Continue a leitura!
Afinal, o que é um storyboard?
O storyboard é um esboço visual que ilustra a sequência
de uma história. É composto por uma série de imagens em miniatura que transmite
o que acontece no enredo, do começo ao fim. Inclui também notas sobre o que
está acontecendo em cada quadro.
É muito parecido com uma história em quadrinhos.
Normalmente, é desenhado à mão, ainda que algumas pessoas prefiram usar um
software de storyboard para criar as imagens.
Qual a origem do storyboard?
Para responder a essa pergunta,
temos que voltar
em uma máquina do tempo, em
meados dos anos 30, quando Walt Disney criou um ratinho chamado Mickey que
mudaria a história do entretenimento pra
sempre.
Disney foi pioneiro em muitas coisas. Desenvolveu o
primeiro filme de longa metragem desenhado à mão, inventou audioanimatronics
(animação robótica) e elaborou o primeiro storyboard.
Por que criar
um storyboard?
Um vídeo exige muitos detalhes, e todos são importantes.
Por isso, é difícil (se não quase que impossível) criar a peça de repente, de
uma hora pra outra. Quanto mais você puder planejar, mais sucesso seu vídeo vai
fazer.
O storyboard adiciona uma etapa extra ao processo de
criação. Mas vale a pena gastar
tempo pra se dedicar,
pois o resultado pode superar expectativas. E os benefícios são
visíveis: já de cara, ajuda a organizar
estrategicamente e com mais coerência as ideias que estão em sua cabeça.
Muitas vezes, é complicado transmitir o pensamento usando
apenas as palavras. Então, o
recurso preenche essa lacuna no sentido de fazer você imaginar o tipo de
projeto que quer realizar.
O storyboard simplifica tudo o que vem depois. Com ele, é
possível dar vida a uma estratégia de vídeo marketing com mais
eficiência. Ao mesmo tempo, é menos provável que você cometa erros custosos ou perca tempo com ideias que não são viáveis.
Quais são os tipos de storyboards?
1. Tradicional
Os storyboards tradicionais envolvem uma série de esboços
a lápis que ajudam o escritor, produtor e diretor a visualizar a ideia
inicial antes de começar a filmar ou animar. São muito comuns na e TV e cinema,
pois permitem que as mudanças sejam feitas de
rapidamente.
2. Miniatura
Geralmente é usado por uma pequena
equipe que já tem compreensão
de como retratar visualmente a ideia. O esboço é muito rápido
e fácil de ser
criado, já que nenhum texto
é necessário e não é preciso entrar
em detalhes.
3. Digital
O digital é perfeito para
vídeos animados porque você pode
usar os gráficos exatos que serão mostrados no vídeo. Assim, todos os
envolvidos consegue ter uma visão clara de como será o produto elaborado.
Quais dicas
são fundamentais para criar um bom storyboard?
1.
Defina o que
deseja realizar
Antes de começar a rabiscar com lápis, faça um
pré-planejamento. Você desperdiçará tempo e papel (e provavelmente ficará
frustrado rapidamente) se tentar usar uma caneta. Comece pensando no que deseja
alcançar ao fazer o vídeo.
Por exemplo, quer vender mais de um determinado produto,
reforçar a imagem da marca ou criar um evento de palestras? Como você quer que
as pessoas se sintam depois de assistirem
a sua apresentação? Definir metas claras
e específicas para o projeto é uma tarefa fundamental para os próximos passos.
2.
Organize as ideias
Invente o máximo
de situações possíveis para seu esboço.
Anote todas, mesmo aquelas
que pareçam fora
do normal. Tente
combinar diferentes
acontecimentos para ver
o que acontece.
Afinal, o que
é um storyboard se não colocar tudo na prática?
Se existirem outras pessoas envolvidas na equipe, peça
que façam um brainstorming com
você para enriquecer ainda mais o conteúdo do vídeo. É surpreendente quando as
energias criativas se conectam.
3.
Crie uma
linha do tempo
Quando a ideia estiver madura, comece
a esboçar a linha do tempo. Identifique o início, o meio e o fim da história,
bem como quaisquer transições importantes. Certifique-se de que exista
coerência entre um quadro e outro.
Pequenos vídeos comerciais não precisam de enredo
complicado, mas de criatividade e
de resolução satisfatória. Se você encontrar lacunas durante o percurso,
consulte as anotações para descobrir como resolver.
4.
Comece a desenhar
Agora é hora de começar a colocar sua visão no papel.
Desenhe uma série de caixas em uma folha ou pegue um modelo de storyboard na
internet. Reserve um espaço generoso para fazer anotações. Faça um quadro de
cada vez, comece a esboçar a ação de seu vídeo em quadrinhos.
Fazer o trabalho à mão é a maneira mais rápida e precisa
de tirar suas ideias da cabeça. Se achar necessário utilizar recursos
tecnológicos para transmitir a história, você pode usar um software de storyboard para contornar o problema.
Use os quadros para facilitar as coisas para todos
durante a produção. Para cada miniatura, faça anotações detalhadas sobre o que
está acontecendo e qual o efeito visual ou emocional que deseja alcançar.
Se você tiver detalhes como adereços, ângulos e efeitos
especiais em mente, inclua essas informações também. Dá para escrever notas no
verso do rascunho, caso não haja espaço suficiente na frente.
5.
Entenda os
movimentos da câmera
Para criar personagens, desenhar suas poses e narrar a
história, é essencial entender o plano de câmera. Portanto,
observe o modo que o operador utiliza o aparelho, faça perguntas, tire todas
suas dúvidas.
Descubra quais os tipos de movimento ele vai usar. Dessa maneira, você vai ter insights incríveis, como inserir um zoom no desenho no momento certo, por exemplo. Além disso, identifique se os personagens criados retratam o humor atual da cena ou se encaixam no contexto.
6.
Valorize a
reação do personagem
O filme se move
rapidamente. O público só consegue
olhar uma coisa de cada vez. Então, incluir múltiplas ideias em um desenho pode causar
ruídos na comunicação e dificuldade de compreensão. Portanto, não hesite em
criar um quadro para destacar a ideia.
Se um evento
precisar de mais de um passo para ser descrito, você terá que desenhar cada etapa. Por exemplo, se um personagem vê algo e reage, desenhe-o procurando algo, depois o que ele vê e, em
seguida, sua reação. Dessa forma, todas as informações
serão bem apresentadas.
7.
Não fique
preso à perfeição
Lembre-se de que o storyboard é uma ferramenta, não uma obra de arte por si só. Evite ficar tão envolvido
a ponto de esquecer o motivo de estar fazendo o esboço. A habilidade
artística é importante durante o processo, mas o talento criativo é fundamental.
Contanto que seja
possível transmitir as ideias com clareza, não importa
se seus personagens são figurinhas, ou se os adereços são círculos ou quadrados. Foque na materialização de seus objetivos para transmitir a mensagem certa.
8.
Faça uma
revisão minuciosa
Você terminou o storyboard e agora deseja dar uma olhada nos detalhes. Mas como ter a
certeza de que tudo está pronto antes de entregar o modelo definitivo? É comum
sentir que está faltando alguma
coisa pra fazer a diferença.
A revisão é uma das partes mais importantes do processo
de storyboard. Em vez de olhar para a revisão
como uma tarefa,
veja como uma oportunidade de
experimentar diferentes abordagens e
tornar seu vídeo ainda melhor.
Se for necessário, faça testes. Experimente mover quadros
ou criar versões ligeiramente diferentes da história. Nada é permanente em um storyboard. Tentar coisas novas pode levar
a ideias inesperadas. Basta salvar todas as versões criadas, caso você decida
descartar uma ideia e retornar a alguma anterior.
9.
Obtenha
feedback
Se outras pessoas estiverem ajudando a criar esse vídeo,
mostre seu progresso e peça um feedback. Os
primeiros rascunhos de storyboard oferecem uma ótima oportunidade para discutir
escolhas criativas, resolver problemas e garantir que o trabalho finalizado
esteja alinhado com as metas definidas desde o início.
Se o
projeto oferece uma visão panorâmica de sua proposta, então use-
o. Ao criar um
storyboard, você pode encontrar problemas com o sequenciamento ou o enredo
que não captou ao fazer a linha
do tempo. Agora é a hora de
corrigir esses problemas para que o vídeo final seja bem organizado.
Viu como criar um storyboard pode ser útil para a
sua estratégia?
O objetivo do storyboard é montar um vídeo melhor
enquanto você economiza tempo e aborrecimentos futuros. As vantagens são
muitas: ajuda a organizar as ideias, simplifica o processo criativo, apresenta
o esboço em detalhes para a equipe etc.
Nem sempre é fácil transmitir o pensamento por meio das
palavras. Nesse sentido, esse recurso preenche a necessidade de se expressar de forma objetiva, pois os desenhos
simplificam todas as etapas futuras do projeto audiovisual. Assim, os
principais tipos de storyboard são: tradicional, miniatura e digital.
Se você deseja criar vídeos marcantes, seja para seu negócio ou para fortalecer sua carreira, o storyboard é uma etapa essencial no processo. Ainda por cima, é divertido e ajuda você a explicar sua visão para outras pessoas. Pense nisso na próxima vez que for apresentar um projeto.
Atividade para avaliação
1. Sobre storyboards, é CORRETO afirmar:
a)
storyboard é uma forma de pré-visualização
do produto audiovisual final. Por essa
razão, precisa ter desenhos refinados e de qualidade técnica para cumprir seu objetivo.
b) o storyboard funciona como uma versão ilustrada do roteiro, podendo
conter movimentos de câmera, enquadramentos, efeitos especiais, diálogos, entre outros elementos.
c)
storyboards são ferramentas mais úteis à
produção de animações e jogos. No caso
de vídeos com figuras humanas, eles não são utilizados, já que os desenhos
ficam muito distintos das cenas idealizadas
d) o
desenho do storyboard é uma etapa que
se inicia durante a pós-produção da animação, auxiliando na edição de cenas
e) a animação deve seguir com rigor
à sequência pensada no storyboard para
que se tenha êxito no projeto final.
2.
No campo da produção
audiovisual, a história em quadros que descreve com desenhos cada um dos planos de um filme, segundo o seu
roteiro, é o
a) storyline. b) storybox. c)
storyboard. d) storydrops.
e) storytelling.
3.
O movimento em que a
câmera se movimenta deslocando o eixo sobre o qual está apoiada, aproximando-se
ou afastando-se dos elementos de uma cena, de forma linear, para os lados, para
a frente e pra trás ou para cima e para baixo é chamado de
a)
Long shot. b)
Plongée. c) Travelling. d) Panorâmica. e) Zoom.
4.
Nas reportagens dos
telejornais, quando se quer apresentar uma imagem de superioridade do
entrevistado, costuma-se filmar em um plano que privilegia as tomadas de baixo
para cima, fazendo com que a objetiva fique abaixo do nível normal do olhar.
Esse plano recebe o nome de
a)
aberto. b) americano. c) médio. d) plongê. e) contraplongê.
5. Uma cliente não aprovou uma peça publicitária para televisão
alegando que o fade-in foi muito
rápido para introduzir a imagem do produto no contexto visual dominante. Por
fade-in entende-se
a) a percepção completa da imagem. b)o surgimento gradual da imagem.
c) a fusão da imagem com o fundo cenográfico. d) a sobreposição de duas imagens estáticas.
e) o crescimento desproporcional da imagem em relação ao
cenário.
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