03 agosto 2020

PROFª ELISANDRA - ROTEIRO DE ATIVIDADES 8ºB e 8ºC - DE 03/08/2020 A 14/08/2020

Olá pessoal!!!

Nossa primeira atividade do 3º bimestre é o questionário sobre a Geografia e os indicadores. 

Acessem o link e respondam:

https://forms.gle/waCWXsM6ZbvMqB4N9


- Participação na aula interativa no Meet <https://meet.google.com/ard-ywzf-cwo> no dia 06//08/2020 e 13/08/2020 as 16 horas. 


- Aula gravada no Meet (13/08/2020) as 16 horas. 




Bons estudos!

-----------------------------------------------------------------------------------

·         Atividades para recuperação do 2º bimestre (enviar fotos por e-mail ou Whatsapp até 14/08/2020).


- USAR O CADERNO PARA RESPONDER AS QUESTÕES.


- Para saber mais sobre os conteúdos a seguir assista a aula de geografia do dia 18/06 - 8º ano EF - Geografia - Geopolítica: Conflitos contemporâneos na América - Parte <https://www.youtube.com/watch?v=kd8JwJDDGHg>.

- Ler e interpretar o arquivo “Conceitos” e citar um exemplo para Estado, Povo, Território, Governo e Nação.

- Responder no caderno as questões do Caderno do Aluno de Geografia (2º bimestre), sendo a Atividade 1 na página 22 e 24, preencher o ”Quadro 1 – Pesquisa de produtos estadunidenses consumidos pelos brasileiros” na  página 23. Atividade 2 – questões a, b, c, d e e da página 25.

- Na Atividade 2 (página 25 e 26), para ampliar sua compreensão sobre a divisão do mundo em dois pólos de influência, produza um mapa temático da bipolaridade (países capitalistas x países socialistas).

- Para a Atividade 3 (página 27), assista o vídeo “Berlim em julho de 1945” e “Auschwitz: sobrevivente brasileiro descreve horrores do campo de concentração” relacionando com a “Imagem 3 - A queda do muro de Berlim, em 09 de novembro de 1989” e responda as três questões problematizadoras.

- Na Atividade 4 (Página 28), leia atentamente o texto A teoria do “mundo multipolar”, identificando os pontos mais importantes do  mundo bipolar, multipolar e unipolar. Na alínea B, faça a leitura e análise do gráfico e tabela: potências mundiais e forças militares e na sequência responda as questões a, b, c, d e e.

- Para encerrar a SA1 do Caderno do Aluno, responda as questões relacionadas aos conflitos pós “11 de Setembro” nas páginas 32, 33 e 34.


- Assistir a aula “REVISÃO África - (Colonização e Descolonização) | ENEM |HISTÓRIA” disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=G6GWxw2NE64> e a aula do 19/06 - 8º ano EF sobre - Geografia - Geopolítica: conflitos contemporâneos na África: Parte II disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=8gXL5Y0Kz5Q>. Para saber mais você pode ler o seguinte artigo “Neocolonialismo na África” disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/neocolonialismo-na-africa.htm>.

 

·         Responda as seguintes questões:

 

01) Explique qual o assunto a imagem abaixo mencionando os principais fatos que levaram a este acontecimento, de acordo com todo o conteúdo que foi explicitado anteriormente nos vídeos que você assistiu.


                   

  

02) Explique, com as suas palavras, o que a imagem abaixo está representando:


 

03) Por que a Partilha da África também ficou conhecida como “Neocolonização”?

 

04) Quais potências europeias obtiveram domínio sobre maiores porções do território africano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário