Atividade Geografia 7ºs anos - Semana de 20 a 27 de julho
Disciplina: Geografia Professora: Simone | Data: | |
Ou no grupo de Geografia do whattsap | Ano:7 ANO A,B,C | |
Aluno: Turma: |
Professora : Simone S. de Souza
CONTEÚDOS: DO PERÍODO MERCANTILISTA AO MUNDO GLOBALIZADO:
TRANSFORMAÇÕES
NO TEMPO E ESPAÇO.
HABILIDADES: ANALISAR FATOS E SITUAÇÕES REPRESENTATIVAS DAS ALTERAÇÕES
OCORRIDAS ENTRE O PERÍODO MERCANTILISTA E O ADVENTO DO CAPITALISMO E DISCUTIR
ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS, SOCIAIS, CULTURAIS E AMBIENTAIS ASSOCIADOS A
ESSE PERÍODO EM DIFERENTES LUGARES.
ORIENTAÇÕES
PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Assistir a Videoaula do Centro de Mídias do dia 06/08 - Geografia - Globalização e transformações socioespacial.
· LER OS TEXTOS; REALIZAR OS EXERCÍCIOS NO CADERNO.
Enviar as atividades pelo email da professora ou pelo grupo do Whattsapp de Geografia ou grupo oficial de whattsapp da escola.
Atividades
1) Você já parou para pensar na
quantidade de produtos industrializados que você utiliza no dia a dia? Observe
ao seu redor, e anote no caderno os produtos mais comuns que você observou.
Agora imagine se não existissem indústrias. Como
seria a sua vida? Quais dos produtos que você observou não existiriam mais? Quais produtos você ainda
utilizaria?
2) Leia o
seguinte texto:
O ser humano habita dois
mundos. Um é o mundo natural das plantas e animais, dos solos, do ar e das
águas, que o precedeu por bilhões de anos e do qual ele
é uma parte. O outro é o mundo
das instituições sociais e dos artefatos que constrói para si mesmo, usando
suas ferramentas e engenhos, sua ciência e seus sonhos para deixar o ambiente
obediente aos seus objetivos. O ser humano pode modificar, mais drasticamente
do que qualquer pássaro ou castor, as condições que julgue inadequadas. E, se
sua primeira experiência é malsucedida, dispõe de muito mais liberdade imediata
para procurar e tentar algo novo.
Fonte: WARD, B.; DUBOS, R. (adaptado). Uma Terra
somente. Revista Parcerias Estratégicas, n. 9, set.
2000.Disponível em: <http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/117/110>
(acesso em: 30 jan. 2020).
a) Considerando o texto acima,
analise as diferentes invenções listadas abaixo. Identifique quais delas foram
pensadas antes e depois da criação das indústrias.
• Carroça;
• Bússola;
• Satélite;
• Máquina de escrever;
• Agricultura;
• Machado;
• Internet;
• Carro;
• Moinho;
• Imprensa;
• Telefone;
• Caravela.
3) Elabore um desenho ilustrando
como a vida era antes e depois de algumas invenções. Escolha um tema para
explorar, como meios de comunicação, transporte, entretenimento, conservação de
alimentos etc.
4) No período da Expansão
Marítima e Comercial europeia (séculos XV-XVI) ocorreram as Grandes Navegações.
A bússola e a caravela, entre outras invenções e técnicas, contribuíram para o
desenvolvimento da navegação oceânica e do comércio a longa distância.
Consultando seus instrumentos náuticos, mapas e com a ajuda de navegadores
experientes da África oriental e da Índia, os navegantes europeus estabeleceram
novas rotas de comércio com diferentes territórios. Faça um levantamento sobre
produtos e mercadorias comercializados pelos navegadores europeus naquela
época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário