11 agosto 2020

Geografia 7º Anos A ,B, C- SEMANA DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2020

 

Atividade Geografia 7ºs anos - Semana de 20 a 27 de julho

 
Disciplina: Geografia         Professora: Simone
Data:
E-mail p/enviar atividadesimonejconti@outlook.com
Ou no grupo de Geografia do whattsap
Ano:7 ANO A,B,C
Aluno:                                                  Turma:

Roteiro de atividades para os alunos

               Atividade de Geografia - 7º Ano E.F.
Semana de 11 a 17 de agosto de 2020
Professora : Simone S. de Souza



Ano letivo – 2020 – 3º bimestre 

CONTEÚDOS:    DO     PERÍODO     MERCANTILISTA    AO     MUNDO     GLOBALIZADO:

 

TRANSFORMAÇÕES NO TEMPO E ESPAÇO.

HABILIDADES: ANALISAR FATOS E SITUAÇÕES REPRESENTATIVAS DAS ALTERAÇÕES OCORRIDAS ENTRE O PERÍODO MERCANTILISTA E O ADVENTO DO CAPITALISMO E DISCUTIR ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS, SOCIAIS, CULTURAIS E AMBIENTAIS ASSOCIADOS A ESSE PERÍODO EM DIFERENTES LUGARES.


ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:

Assistir a Videoaula do Centro de Mídias  do dia 06/08 - Geografia - Globalização e transformações socioespacial.

 

 

·         LER OS TEXTOS; REALIZAR OS EXERCÍCIOS NO CADERNO.

 Enviar as atividades pelo email da professora ou pelo grupo do Whattsapp de Geografia ou grupo oficial de whattsapp da escola.


Atividades

 

1)    Você já parou para pensar na quantidade de produtos industrializados que você utiliza no dia a dia? Observe ao seu redor, e anote no caderno os produtos mais comuns que você observou. Agora imagine se não existissem indústrias. Como seria a sua vida? Quais dos produtos que você observou não existiriam mais? Quais produtos você ainda utilizaria?


2)  Leia o seguinte texto:

 

O ser humano habita dois mundos. Um é o mundo natural das plantas e animais, dos solos, do ar e das águas, que o precedeu por bilhões de anos e do qual ele

 

é   uma parte. O outro é o mundo das instituições sociais e dos artefatos que constrói para si mesmo, usando suas ferramentas e engenhos, sua ciência e seus sonhos para deixar o ambiente obediente aos seus objetivos. O ser humano pode modificar, mais drasticamente do que qualquer pássaro ou castor, as condições que julgue inadequadas. E, se sua primeira experiência é malsucedida, dispõe de muito mais liberdade imediata para procurar e tentar algo novo.

 

Fonte: WARD, B.; DUBOS, R. (adaptado). Uma Terra somente. Revista Parcerias Estratégicas, n. 9, set.

 

2000.Disponível  em:   <http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/117/110>

(acesso em: 30 jan. 2020).

 

a)    Considerando o texto acima, analise as diferentes invenções listadas abaixo. Identifique quais delas foram pensadas antes e depois da criação das indústrias.

  Carroça;

  Bússola;

  Satélite;

  Máquina de escrever;

  Agricultura;

  Machado;

  Internet;

  Carro;

  Moinho;

  Imprensa;

  Telefone;

  Caravela.

 

3)    Elabore um desenho ilustrando como a vida era antes e depois de algumas invenções. Escolha um tema para explorar, como meios de comunicação, transporte, entretenimento, conservação de alimentos etc.

 

4)    No período da Expansão Marítima e Comercial europeia (séculos XV-XVI) ocorreram as Grandes Navegações. A bússola e a caravela, entre outras invenções e técnicas, contribuíram para o desenvolvimento da navegação oceânica e do comércio a longa distância. Consultando seus instrumentos náuticos, mapas e com a ajuda de navegadores experientes da África oriental e da Índia, os navegantes europeus estabeleceram novas rotas de comércio com diferentes territórios. Faça um levantamento sobre produtos e mercadorias comercializados pelos navegadores europeus naquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário