19 agosto 2020

ED.FISICA - 3ºA, 3º B - DE 17/08 à 28/08

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: EE JOSÉ CONTI

PROFESSOR: FERNANDO JOSE BORGO MOREIRA

ANO/SÉRIE: 3º A e 3º B ENSINIO MÉDIO

Nº DE AULAS PREVISTAS:04 AULAS

PERÍODO DE REALIZAÇÃO (SEMANAL):17/08 A 28/08

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para o desenvolvimento das atividades o aluno deverá:

1)      Entrar nos links citado no roteiro de atividades, já descriminado no plano de aula. (opcional)

2)      Realizar as atividades propostas na aula 1 e 2, enviada por WhatsApp ou e-mail.

3)      Deverá enviar a atividade no e-mail: fernandojbmoreira@yaoo.com.br

 

ESTRATÉGIAS:  Na realização dessas atividades foi utilizado o caderno do aluno SP Faz Escola nas páginas 120; atividades (1 ); O aluno deverá na 1ª aula você deverá fazer uma pesquisa com seus familiares a respeito do Samba, na aula 2 o aluno vai refletir obre os benefícios do Samba.

 

CONTEÚDO : Samba   

Como nasceu o samba?

A origem do samba conta muito a história desse Brasil mestiço cheio de dor e criatividade. Um ritmo que se originou do batuque dos escravos. Eles que trouxeram ao Brasil uma rica cultura de África mixaram suas referências com o cenário musical do Rio de Janeiro no século XIX. Os historiadores contam que as primeiras rodas de samba foi surgindo na cidade em locais onde existiam mães e pais de santo. A música incorporou, além do batuque africano, maxixe e polca e, para chegar à forma que conhecemos hoje, veio o tamborim, o surdo e a cuíca, criados no bairro Estácio de Sá, no Rio, por volta de 1920

O Primeiro samba

A expansão do novo gênero musical  para os subúrbios e morros cariocas deu-se principalmente por essas rodas de samba. Foi nessa época que a primeira gravação de um samba ocorreu, chamado de “Pelo telefone”, de autoria de Donga (Joaquim Maria dos Santos) e Mauro de Almeida – embora muitos apontem ser uma criação coletiva, tal feito data de 27 de novembro de 1916. A música também revelou-se um grande sucesso no Carnaval do ano seguinte.

O Significado

A palavra samba pode ter vários significados, incluindo os elementos que agregam à música, como a própria dança. Registra-se que a primeira vez do uso da palavra em 1838, por frei Miguel do Sacramento Lopes da Gama – sua intenção era designar um dos tipos de música trazidos pelos escravos. Historiadores dizem que a palavra pode ter origem da palavra “semba”, que significa “bater umbigo com umbigo” ou pode ser também sam (pagar) e ba (receber), termos que vieram de línguas africanas.

No início, samba tem uma relação com festa, diversão, mas também, pela dinâmica da roda de samba, pode apontar para uma espécie de competição entre os músicos, com a finalidade de um improvisar melhor do que o outro durante a música. O partido alto, um dos principais segmentos do samba carioca era um dos grupos que adotava tal dinâmica.

ATIVIDADES AVALIATIVA

 

Aula 1  - O que eu aprendi.(página 120)

 

Essa Unidade Temática está chegando ao fim, é o momento de você registrar tudo que

aprendeu! Através das vivências realizadas com os diferentes estilos de samba, da discussão

sobre suas origens e suas características, expressem seus pensamentos e suas sensações durante

esse percurso.

 

Faça uma pesquisa com seus pais:

 

1)    Pergunte ao seu Pai ou sua Mãe quais são os cantores de Samba que eles conhecem? Quais as músicas de Samba?

2)     Quem foi Martinho da Vila?

3)    Assista o vídeo e diga quem está cantando

https://www.youtube.com/results?search_query=tudo+sobre+o+samba

 

 AULA 2 - Samba e os benefícios 

FORTALECE OS MÚSCULOS

Sambar ajuda a enrijecer os músculos, principalmente dos membros inferiores, como coxas e panturrilhas. Os movimentos ajudam a definir a barriga

CURIOSIDADES - Emagrece

Uma hora de aula de samba pode te ajudar a perder de 300 a 600 calorias, ajuda no equilíbrio.

As aulas de samba desenvolvem a coordenação motora e melhora o equilíbrio e a consciência corporal

É BOM PARA SOCIALIZAR

As chances de cultivar novas amizades aumentam ao participar de uma aula em grupo

MELHORA A AUTOESTIMA

Aprender a sambar é superar um desafio. Ser capaz de realizar uma nova atividade faz bem a autoestima

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário