04 agosto 2020

3 BIMESTRE - ATIVIDADE SEMANA 03/08 A 16/08

ESCOLA JOSÉ CONTI

Disciplina: História          Professor: Rafael           Data: 03/08 a 16/08

 Realizar as atividades no caderno. Se possível enviar por email: profrafa2020@gmail.com ou no whatsapp da escola.

Habilidades: (EF07HI18*)

Aluno:                                                                     Turma: 7ºA, B e C

Como fazer: Atividade da apostila página 32 e 33.

-Copiar as atividades no caderno. Exceto o mapa e o texto. 

-Na atividade 1.1, analisar o mapa e responder as questões.

-Na atividade 1.2, ler o texto e responder as questões.

A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA

1.1-         Analise o mapa e responda as questões



Questões

a) Quantas Capitanias Hereditárias estão presentes no mapa?

R:

b) Quais são os dois países que aparece na divisão das terras?

R:

c) Com uma flecha, ligue as capitanias com os seus donatários.

CAPITANIAS


DONATÁRIOS

Ilhéus

 

Aires da Cunha e João de Barros

São Tomé

 

Fernando Álvares de Andrade

Porto Seguro

 

Antônio Cardoso de Barros

Espírito Santo

 

Aires da Cunha e João de Barros

Maranhão (lote 2)

 

Pero Lopes de Sousa

Itamaracá

 

Duarte Coelho

Santana

 

Francisco Pereira Coutinho

São Vicente

 

Jorge de Figueiredo Correia

Ceará

 

Pedro do Campo Tourinho

Rio Grande

 

Vasco Fernandes Coutinho

Baía de Todos os Santos

 

Pero de Góis da Silveira

Pernambuco

 

Martim Afonso de Sousa

Santo Amaro

 

Pero Lopes de Sousa

Maranhão (lote 1)

 

Pero Lopes de Sousa

 

1.2 – Leia o texto e responda as questões.

    As câmaras municipais (as primeiras que foram implantadas ainda no período colonial) eram responsáveis por administrar as vilas e as cidades brasileira.

    Os vereadores dessas câmaras, eram proprietários de terras e de escravos. Eles eram chamados de "homens bons". Em outras localidades alguns comerciantes que tinham dinheiro e sacerdotes também faziam parte dessas acamaras. Os vereadores tinham que ter dinheiro e ser puros de sangue, ou seja, não poderiam ser descendentes de judeus ou negros. 

 Questões

a) No período colonial, quem eram os “homens-bons”?

R:

b) Qual a função das Câmaras Municipais no período colonial?

R:

c) O que é preciso hoje para se tornar um vereador?

R:


Nenhum comentário:

Postar um comentário