16 julho 2020

Tecnologia 2° A - 2°Bi 13-19 / 07

Tecnologia 2° A

OBJETIVOS / HABILIDADES:
(EM13TEC04) Compreender o funcionamento dos algoritmos e das redes sociais, seus efeitos e restrições à diversidade de conteúdos. (EF89TEC13) Analisar o fenômeno dos influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o funcionamento de algoritmos que medem a influência social.
Atendimento também através do E-mail leticiaricci@professor.educacao.sp.gov.br
É obrigatório a identificação do (a) aluno (a): Nome, Número e Série.


INFLUENCIADORES DIGITAIS
Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso e até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet. Neste cenário, em especial nas últimas décadas, surgiram os influenciadores digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por muitos seguidores. Como podemos perceber, geralmente os influenciadores digitais obtém renda a partir de suas publicações nas redes sociais. Eles podem fazer isso através de vários métodos. Um deles é divulgar um produto ou serviço explicitamente em seu canal. Mas para que ele possa fazer isso legalmente, ele deve avisar o público que o conteúdo da publicação contém “promoção paga”. A outra maneira para obtenção de renda dos influenciadores digitais é pelo engajamento obtido pelos seus seguidores. Esse engajamento é determinado pela forma segundo a qual os conteúdos publicados são acessados pelos usuários da rede. Geralmente, isso é feito com o auxílio de algoritmos, que selecionam conteúdos de acordo com um determinado perfil de audiência.
Os YouTubers, como são chamadas as pessoas com canais no YouTube, e outros influenciadores digitais com blogs, Instagram, Twitter e outras redes sociais estão mudando a forma como produzimos e absorvemos informação. Deputado Eduardo da Fonte considera um "youtuber" e um "influenciador digital". Do PL 10938/2018, sobre a profissão de youtuber: Art. 2º. Para os fins desta Lei, entende-se como Youtuber o obreiro que cria vídeos e os divulga na plataforma social do Youtube (https://www.youtube.com), com amplo alcance de seguidores e afins. E do PL 10937/2018, sobre influenciadores digitais: Art. 2º. Para os fins desta Lei, entende-se como Influenciador Digital o obreiro que cria e publica conteúdo na Internet, em redes sociais, blogs e sites, na forma de vídeos, imagens ou textos, capaz de influenciar opiniões, comportamentos e manifestações de seus seguidores e afins, além de informar a população sobre temas que julga relevantes. Os algoritmos são usados nas redes sociais para melhorar e facilitar a experiência dos usuários. Por exemplo, imagine que um usuário de uma determinada rede social está procurando por um carro, essa ação irá fazer com que a rede social tente deixar essa busca do carro o mais próximo possível do usuário. Nas redes sociais, as coisas funcionam de uma maneira similar. Quando um usuário abre o feed de notícias, ele recebe primeiro os posts que o algoritmo considera relevantes para ele. ... É por isso que sempre que você adiciona alguém novo com amigos, as postagens dessa pessoa aparecem no topo do seu feed Dentre as principais maneiras de monetizar as publicações nas redes sociais, pode-se citar: pagar anúncios que serão veiculados pela rede social em específico; impulsionar uma campanha pelo Google que alcança várias redes sociais.

Acesse o link disponibilizado, para responder às questões a seguir:
1)    O que é um influenciador digital?

2) O que é um YouTuber?

3) Responda:
 I. O que são os algoritmo
II. Como os algoritmos são usados nas redes sociais?

4) Quais são as principais maneiras de monetizar as publicações nas redes sociais?

5) Quais são os influenciadores digitais e/ou youtuber que você segue?

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