Tecnologia 2° A
OBJETIVOS / HABILIDADES:
(EM13TEC04) Compreender o funcionamento dos
algoritmos e das redes sociais, seus efeitos e restrições à diversidade de
conteúdos. (EF89TEC13) Analisar o fenômeno dos influenciadores digitais,
comparando diferentes perfis, levantando hipóteses sobre as possíveis razões de
sucesso junto a seguidores e identificando o funcionamento de algoritmos que
medem a influência social.
Atendimento também através do E-mail
leticiaricci@professor.educacao.sp.gov.br
É obrigatório a identificação do (a) aluno (a): Nome, Número e Série.
INFLUENCIADORES
DIGITAIS
Com o advento das redes sociais e sua popularização,
mais pessoas puderam ter acesso e até mesmo desenvolver conteúdos autorais na
internet. Neste cenário, em especial nas últimas décadas, surgiram os
influenciadores digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes sociais
(Instagram, Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são
acompanhados por muitos seguidores. Como podemos perceber, geralmente os
influenciadores digitais obtém renda a partir de suas publicações nas redes
sociais. Eles podem fazer isso através de vários métodos. Um deles é divulgar
um produto ou serviço explicitamente em seu canal. Mas para que ele possa fazer
isso legalmente, ele deve avisar o público que o conteúdo da publicação contém
“promoção paga”. A outra maneira para obtenção de renda dos influenciadores
digitais é pelo engajamento obtido pelos seus seguidores. Esse engajamento é
determinado pela forma segundo a qual os conteúdos publicados são acessados
pelos usuários da rede. Geralmente, isso é feito com o auxílio de algoritmos,
que selecionam conteúdos de acordo com um determinado perfil de audiência.
Os YouTubers, como são chamadas as pessoas com canais
no YouTube, e outros influenciadores digitais com blogs, Instagram, Twitter e
outras redes sociais estão mudando a forma como produzimos e absorvemos
informação. Deputado Eduardo da Fonte considera um "youtuber" e um
"influenciador digital". Do PL 10938/2018, sobre a profissão de
youtuber: Art. 2º. Para os fins desta Lei, entende-se como Youtuber o obreiro
que cria vídeos e os divulga na plataforma social do Youtube
(https://www.youtube.com), com amplo alcance de seguidores e afins. E do PL
10937/2018, sobre influenciadores digitais: Art. 2º. Para os fins desta Lei,
entende-se como Influenciador Digital o obreiro que cria e publica conteúdo na
Internet, em redes sociais, blogs e sites, na forma de vídeos, imagens ou
textos, capaz de influenciar opiniões, comportamentos e manifestações de seus
seguidores e afins, além de informar a população sobre temas que julga
relevantes. Os algoritmos são usados nas redes sociais para melhorar e
facilitar a experiência dos usuários. Por exemplo, imagine que um usuário de
uma determinada rede social está procurando por um carro, essa ação irá fazer
com que a rede social tente deixar essa busca do carro o mais próximo possível
do usuário. Nas redes sociais, as coisas funcionam de uma maneira similar.
Quando um usuário abre o feed de notícias, ele recebe primeiro os posts que o
algoritmo considera relevantes para ele. ... É por isso que sempre que você
adiciona alguém novo com amigos, as postagens dessa pessoa aparecem no topo do
seu feed Dentre as principais maneiras de monetizar as publicações nas redes
sociais, pode-se citar: pagar anúncios que serão veiculados pela rede social em
específico; impulsionar uma campanha pelo Google que alcança várias redes
sociais.
Acesse o link
disponibilizado, para responder às questões a seguir:
1)
O que é um influenciador digital?
2) O que é um YouTuber?
3) Responda:
I. O que são os algoritmo
II. Como os algoritmos
são usados nas redes sociais?
4) Quais são as
principais maneiras de monetizar as publicações nas redes sociais?
5) Quais são os influenciadores
digitais e/ou youtuber que você segue?
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