06 julho 2020

DISCIPLINA : ARTE

PROFESSORA : FLAVIANI

9° ANOS  A,B,C ENSINO MÉDIO

DISCIPLINA : ARTE

SEMANA DO DIA 06 DE JULHO A 17 DE JULHO 

EMAIL PARA ENVIAR AS ATIVIDADES PRONTAS: flavianiaizza@prof.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES

Dança

A dança sempre esteve presente na vida das pessoas, tendo seus primeiros registros ainda como uma forma de culto, seja na colheita, casamento ou nascimento. De certa forma, a dança representa a união entre as pessoas e/ou a celebração de algum acontecimento. Algumas danças tiveram mudanças significativas com o passar dos anos, pois grande parte delas sofreu influências da sociedade e do seu entorno, como é o caso da Catira, que, como já foi apresentado anteriormente, era uma dança exclusiva dos homens e, atualmente, vemos grupos formados apenas por mulheres. Assim como o ballet, que inicialmente era dançado apenas por homens, e com as mudanças sociais as mulheres foram incluídas, até passarmos pela inversão de valores (de algumas pessoas) que hoje em dia considerarem essa dança exclusivamente para o público feminino, gerando até mesmo preconceito com esses bailarinos.

Dança contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.

Dança contemporanea e tecnologia digitais: Com a presença cada vez maior da tecnologia em nossas vidas, na arte e na dança não poderia ser diferente. Nos espetáculos de dança o uso de projeções, efeitos digitais ea replicaçao dos movimentos através de sensores d emovimento, interação tecnológica, telas sensoriais, tudo isso tem se mostrado cada vez maior, promovendo uma mescla de linguagens e mundo reais e virtuais. Muitos profissionais se aliaram à dança e a arte com a chegada da tecnologia na dança promovendo uma maior troca entre as àreas.

Curiosidades

Com o uso dos sensores de movimento para o jogos de  videogame, um novo leque de jogos sobre dana começa a surgir no inidio dos anos 2000.

Um jogo muito popular de dança é o just dance com um campeonato mundial e já tivemos finais aqui em São Paulo.

Cameras GoPro, drones e os e-traces fazem parte dos dispositvos da tecnologia e dança.

 

 

Assista os vídeos abaixo:

1.             O vídeo do Balé Lago dos Cisnes apresenta um exemplo de dança tradicional, na qual os bailarinos usam sapatilhas, malhas e tutu. Os movimentos do balé são determinados e obedecem a regras rígidas, como dançar na ponta dos pés e fazer “pas de deux” (passo de dois).

Ensaio pré-geral do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fonte: Theatro Municipal do Rio de Janeiro Oficial. Lago dos Cisnes II. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=zrrj7ImQziw>. Acesso em: 06 nov. 2019.

 

2.         O vídeo mostra recortes do espetáculo “Céu na Boca”, da companhia de dança contemporânea goiana Quasar. O espetáculo traz humor, drama, movimento e não- movimento, música eletrônica atual e música instrumental dos anos 50. Os fragmentos do espetáculo são um bom exemplo de características comuns de movimentos e temas na dança contemporânea. Estas características não aparecem rigorosamente em todas as ações expressivas de dança, mas são comuns na maioria delas.

Fonte: Auditório Ibirapuera. Céu na Boca -- Quasar Cia de Dança no Auditório Ibirapuera. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h090fjzI-o0>. Acesso em: 06 nov. 2019.

2-Neste vídeo sobre o processo de criação coreográfica do canadense Edouard Lock, para a São Paulo Companhia de Dança, entre 01min5s a 01min56s os bailarinos utilizam tablets para registrar os movimentos ensaiados. Este é um exemplo da utilização dos recursos digitais.

Fonte: São Paulo Companhia de Dança. ARTE 1 em São Paulo Companhia de Dança 10 anos                 |Pílula                                   03.                 Disponível                em:

<https://www.youtube.com/watch?v=3NSKZeRGuDk>. Acesso em: 11 nov. 2019.

 

3-    Outro exemplo da utilização de recursos digitais, de maneira mais sofisticada, é o trabalho do bailarino e coreógrafo sueco Fredrik Rydman. Ele criou uma coreografia de interação entre bailarinos contemporâneos e a inteligência artificial dos robôs industriais.

Fonte: Melodifestivalen. Man vs machine | Epic dance battle in Eurovision Song Contest 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JYuOFhFrEMw>. Acesso em: 11 nov. 2019.

 

Dançarinos famosos

 

• Pina Bausch

• Ohad Naharin

• Olga Roriz

 • Ivaldo Bertazzo

• Deborah Colker

 

Companhias de Dança Contemporânea

 

• Companhia Hibrida

• Cia de Dança Deborah Colcker

• Cisne Negro

• Grupo Corpo

• Quasar Cia. de Dança

• São Paulo Companhia de Dança

• Escola do Movimento

 

Grupos de Dança Contemporânea e Tecnologia Digitais

 

• Pixel, da Cia. Angelina

• Compagnie Kafig de Mourad Merzouki

• Will Dance Troupe

• UDI Dance

• Light Balance

• Daniel Stryjecki


Responda: 

1- O que é dança?

2- O que você entende por Dança Contemporânea?

3- O que você entende por Dança com Tecnologia?

4-   O que a dança representa para você?

5- Escolha um dos vídeos que foram citados acima e fale um pouco, sobre o que gostou? qual chamou mais sua atenção?


b  😊😀😃😄

 

EMAIL PARA ENVIAR AS ATIVIDADES PRONTAS: flavianiaizza@prof.educacao.sp.gov.br

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário