16 julho 2020

HISTÓRIA 2C


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JAÚ

EE JOSE CONTI. Endereço: AVENIDA JOSE MICHEL MUCARE, 000801. Bairro: VILA BOA VISTA. CEP: 17350000.

 

ROTEIRO DE ESTUDOS (EAD)

 

Professor: Wagner

Disciplina: História                                                                                                      Série/ano: 2°ANO C

 

CONTEÚDO

A Revolução Inglesa (Século XVII)

 

HABILIDADE

Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história

Objetivo

Apresentar o contexto social e político da Inglaterra no século XVII, com a implantação da Monarquia Constitucional ou Parlamentarista a partir de 1688, que causou o fim do absolutismo.

 

ATIVIDADE

1- Assista a videoaula abaixo e faça um relatório apresentando os principais fatores que favoreceram a Revolução inglesa.


ATIVIDADE 2. 2.1. Leia um trecho da obra Utopia, de Thomas Morus, e registre as respostas no seu caderno. (págs. 46-47 Caderno do Aluno).
“A nobreza e a lacaiada não são as únicas causas dos assaltos e roubos que vos deixam desolados; há uma outra exclusivamente peculiar à vossa ilha. - E qual é ela? disse o cardeal. - Os inumeráveis rebanhos de carneiros que cobrem hoje toda a Inglaterra. Estes animais, tão dóceis e tão sóbrios em qualquer outra parte, são entre vós de tal sorte vorazes e ferozes que devoram mesmo os homens e despovoam os campos, as casas e as aldeias. De fato, a todos os pontos do reino, onde se recolhe a lã mais fina e mais preciosa, acorrem, em disputa do terreno, os nobres, os ricos e até santos abades. [...]. Eles subtraem vastos tratos de terra à agricultura e os convertem em pastagens; abatem as casas, as aldeias, deixando apenas o templo para servir de estábulo para os carneiros. Transformam em desertos os lugares mais povoados e mais cultivados. [...]. Assim, um avarento faminto enfeixa, num cercado, milhares de geiras; enquanto honestos cultivadores são expulsos de suas casas, uns pela fraude, outros pela violência, os mais felizes por uma série de vexações e de questiúnculas que os forçam a vender suas propriedades. [...] Preferem arrastar sua miséria mendigando? Não tardam ser atirados na prisão como vagabundos e gente sem eira nem beira. No entanto, qual é o seu crime? É o de não achar ninguém que queira aceitar os seus serviços, ainda que eles os ofereçam com o mais vivo empenho. E aliás, como empregar esses homens? Eles só sabem trabalhar a terra; não há então nada a fazer com eles, onde não há mais nem semeaduras nem colheitas. Um só pastor ou vaqueiro é suficiente, agora, a fazer com que brote, de si mesma, a terra onde, outrora, para seu cultivo, centenas de braços eram necessários.” MORUS, Thomas. A utopia. Disponível em: Acesso em: 13 nov.2019. 
GLOSSÁRIO
Abades: Título dado ao superior de uma ordem religiosa, responsável por uma abadia. Avarento: Muito apegado ao dinheiro; que alimenta a paixão ou o hábito de juntar dinheiro. Enfeixa: Junta, aglomera, reúne. Geiras: Antiga medida agrária; terreno, que uma junta de bois podia lavrar num dia. Vexações: Opressões, vexames. Questiúnculas: Questão pequena e de pouco valor; questão sem importância. Empenho: Ação de insistir intensamente, interesse; afinco. Laicada: Indivíduos que não fazem parte do clero; que não pertencem a instituição ou ordem religiosa. Desolado: Solitário, triste, aflito; que foi alvo de desolação; que se encontra em estado de desamparo ou de aflição. Sóbrio: Que se comporta de modo comedido; sereno; contido ou recatado. Vorazes: Ambiciosos, comilões, corrosivos, destruidores, devoradores. 

Questões

a) Explique por que Thomas Morus afirma que os “carneiros devoram os homens e despovoam os campos”. A que circunstância ele se refere quando faz essa afirmação? 
b) Segundo o texto, um grande número de pessoas foram expulsas das áreas rurais e obrigadas a irem para as cidades. Explique de que maneira isso foi possível e quais foram as consequências. 
c) No último parágrafo do texto, o autor afirma que os camponeses não conseguiam emprego. A partir da sua leitura do texto, quais fatores levaram a esta situação? 
(Fonte: Caderno do Aluno - São Paulo faz Escola, Vol. 2, pág. 77. Situação de Aprendizagem 2 - Revolução Inglesa).

Obs: As anotações dos estudos e as atividades desenvolvidas deverão ser feitas no caderno. Enviar fotos das atividades realizadas em seu caderno via e-mail até o dia 24 de julho. Endereço de E-mail: wagnerbonifacio@prof.educacao.sp.gov.br Colocar nome do aluno e da escola, número e série. Atenciosamente, Prof. Wagner.



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