06 julho 2020

DISCIPLINA : ARTE

PROFESSORA : FLAVIANI

3° ANO  A ENSINO MÉDIO

DISCIPLINA : ARTE

SEMANA DO DIA 06 DE JULHO A 17 DE JULHO 

EMAIL PARA ENVIAR AS ATIVIDADES PRONTAS: flavianiaizza@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

A Dança e a Tecnologia 

 

          A comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural e primitiva do ser humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de acordo com os conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas culturas e o domínio de novas tecnologias. Esse 15 processo é constante, produzimos e refletimos ao mesmo tempo a realidade na qual vivemos, seja no contexto da ciência ou da arte.

           Na nossa contemporaneidade, a dança envolve e recria as tecnologias disponíveis, construindo possibilidades híbridas por meio de processos tecnológicos e corpóreos.

           A dança é uma linguagem artística composta de signos próprios, que faz com que o movimento corporal proporciona ao ator da dança um pensamento cinestésico, que o faz pensar em sensações e movimentos que ele provocará em relação ao meio, a fim de expressar e representar o que se quer, para si e/ou para o público.

        É preciso vivenciar e transformar essa experiência para que haja a interiorização desse processo. Se considerarmos a dança como uma experiência criativa, entenderemos as maneiras das pessoas criarem valores estéticos, descobertos na realidade do seu meio sociocultural.

        Ao percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode transmitir algo para as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de gestos e movimentos produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de uma dança a partir de alguns destes elementos na produção de significados pode ser um fio condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a comunicação com o público.  

         Para a composição e o sentido de uma obra de dança, é necessário que existam três campos de significação: o intérprete, o movimento e o espaço cênico, sendo também fundamental que eles dialoguem entre si.

 

Atividade 1: Sondagem

 

      1- Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos, recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse espetáculo?

      2- Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais?

      3- O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos?

      4- Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o espectador?

 

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO    -   Links:

        Nome do canal. Dança das sombras diferenciada. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE. Acesso em: 03 dez. 2019.

         Nome do canal. Shadows - Lindsey Stirling (Original Song). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A . Acesso em: 03 dez. 2019.

1-    Após assistir ao vídeo “Dança das sombras diferenciada”, Como vocês imaginam que o coreógrafo pensou nas coreografias interagindo com a tecnologia?

2-      Será que o coreógrafo imaginou primeiramente a dança ou os movimentos e efeitos possibilitados pela tecnologia? Explique sua suposição.

3-      Após assistir aos dois vídeos, vocês consideram o que viram como dança ou teatro?

4-     Vocês perceberam o hibridismo na Arte dessas apresentações? Comentem.


 

Atividade 3: Ação expressiva I -    Pesquisar em livros, revistas, internet etc., imagens, textos e vídeos que tratem dos      temas indicados a seguir:

● Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da Dança;

● Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos de dança.

 

EMAIL PARA ENVIAR AS ATIVIDADES PRONTAS: flavianiaizza@prof.educacao.sp.gov.br

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário