PROFESSORA : FLAVIANI
3° ANO A ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA : ARTE
SEMANA DO DIA 06 DE JULHO A 17 DE JULHO
EMAIL PARA ENVIAR AS ATIVIDADES PRONTAS:
flavianiaizza@prof.educacao.sp.gov.br
A Dança e a Tecnologia
A comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural e primitiva
do ser humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de acordo com os
conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas culturas e o
domínio de novas tecnologias. Esse 15 processo é constante, produzimos e
refletimos ao mesmo tempo a realidade na qual vivemos, seja no contexto da
ciência ou da arte.
Na nossa contemporaneidade, a dança
envolve e recria as tecnologias disponíveis, construindo possibilidades
híbridas por meio de processos tecnológicos e corpóreos.
A dança é uma linguagem artística
composta de signos próprios, que faz com que o movimento corporal proporciona
ao ator da dança um pensamento cinestésico, que o faz pensar em sensações e
movimentos que ele provocará em relação ao meio, a fim de expressar e
representar o que se quer, para si e/ou para o público.
É preciso vivenciar e transformar essa experiência para que haja a
interiorização desse processo. Se considerarmos a dança como uma experiência
criativa, entenderemos as maneiras das pessoas criarem valores estéticos,
descobertos na realidade do seu meio sociocultural.
Ao percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode transmitir
algo para as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de gestos e
movimentos produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de uma dança
a partir de alguns destes elementos na produção de significados pode ser um fio
condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a comunicação com o
público.
Para a composição e o sentido de uma obra de dança, é necessário que
existam três campos de significação: o intérprete, o movimento e o espaço
cênico, sendo também fundamental que eles dialoguem entre si.
Atividade 1: Sondagem
1- Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço,
dançarinos, recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e
executar esse espetáculo?
2- Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança?
Quais?
3- O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos?
4- Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais
você considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais
surpreendem o espectador?
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO -
Links:
Nome do canal. Dança das sombras diferenciada. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE. Acesso em: 03 dez. 2019.
Nome do canal. Shadows - Lindsey Stirling (Original Song). Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A . Acesso em: 03 dez. 2019.
1-
Após assistir ao vídeo “Dança das sombras
diferenciada”, Como vocês imaginam que o coreógrafo pensou nas coreografias
interagindo com a tecnologia?
2-
Será
que o coreógrafo imaginou primeiramente a dança ou os movimentos e efeitos
possibilitados pela tecnologia? Explique sua suposição.
3-
Após
assistir aos dois vídeos, vocês consideram o que viram como dança ou teatro?
4-
Vocês
perceberam o hibridismo na Arte dessas apresentações? Comentem.
Atividade 3: Ação expressiva I - Pesquisar em livros, revistas, internet etc., imagens, textos e vídeos que tratem dos temas indicados a seguir:
●
Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da
Dança;
●
Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos de dança.
EMAIL PARA ENVIAR AS ATIVIDADES PRONTAS: flavianiaizza@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário