03 julho 2020

Atividade de História - 9º anos B e C

História - 9º anos B e C.

DISCIPLINA: História
PROFESSORA: Laislaine
SÉRIE: 9º anos B e C.
EMAIL PARA ENVIAR AS ATIVIDADES PRONTAS: laislaineassuncao1@gmail.com 
DATA: 03 a 17 Julho.




ERA VARGAS

Assim como vimos em diversas aulas anteriores, o Brasil seguiu um sistema político por 36 anos chamado de política do café com leite. Então no ano de 1930 seria a vez novamente de um mineiro, porém Washington Luiz indica novamente um representante paulista, quebrando assim o “pacto” existente entre os dois estados. Descontentes com a atitude de Washington Luiz, mineiros e gaúchos unem forças, lançando Getúlio Vargas para disputar a presidência. Porém, Getúlio Vargas perde a eleição e permanece o governo paulista, representado agora por Júlio Prestes. Três meses depois das eleições, é assassinado João Pessoa (vice-presidente de Getúlio Vargas), sendo esse assassinato o ponto final de insatisfação e o início de uma ação armada contra o governo.
Essa ação armada teve início nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul e ganhou rapidamente apoio da população, fazendo com que Getúlio Vargas assumisse a presidência da república. Esse acontecimento pôs fim a chamada República Oligárquica e ficou tradicionalmente conhecido como Revolução de 1930.
O período governado por Getúlio Vargas acaba por ser dividido da seguinte forma:
Governo Provisório – 1930 a 1934
Governo Constitucional – 1934 a 1937
Estado Novo – 1937 a 1945
Governo Democrático – 1951 a 1954
Quando Vargas instala o governo provisório, começa a promover mudanças, porém sempre adiando a criação de uma nova constituição. Então em 1932, com a insatisfação vinda principalmente dos paulistas é criado um movimento clandestino, esse momento foi chamado de revolução constitucionalista, aonde se desenvolver uma conspiração contra o governo provisório de Vargas, tendo como objetivo depor o presidente. No entanto, devido a boa reação dos militares de Getúlio, após quase três meses de intensos combates o conflito foi encerrado em 2 de outubro de 1932 com a rendição do Exército Constitucionalista. A revolução constitucionalista pode não ter atingido seu objetivo principal, mas gerou bons resultados, pois em 1932 com as pressões do movimento, Vargas iniciou o processo que levaria as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte. Então em 1934, uma nova Constituição foi finalmente promulgada. A nova Constituição apresentou muitas leis com avanços democráticos. No sistema eleitoral, ela instituiu o voto secreto e o voto feminino, e tornou obrigatório o voto a todos os brasileiros maiores de dezoito anos e alfabetizados. Na área dos direitos sociais, as inovações foram ainda maiores. As novas leis proibiram as diferenças salariais quando realizada a mesma função, estabeleceu
regras para o trabalho dos menores e das mulheres, além de instituir as férias e o descanso semanal remunerados. Essas leis acabaram por beneficiar grande parte da população, mas seu principal objetivo era ceder algumas coisas aos trabalhadores para que assim eles não se revoltassem contra o governo, podendo o presidente seguir seu mandato sem reivindicações.

Atividade avaliativa:
01) Por qual motivo ocorreu a Revolução de 1930?

 02) O que está representando a imagem abaixo?

03) Como foram divididos os períodos governados por Getúlio Vargas e quais deles estudamos até o momento? 04) Leia os trechos a seguir. Depois, responda as questões propostas. 

Trecho 1 Venho dar contas à nação da 
situação do país. Foi com a mais dolorosa surpresa e o mais vivo sentimento de indignação e repulsa que todo o Brasil viu irromper nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba sanguinário movimento subversivo que ali se desenrola. [...] Tranquilize-se pois a nação: o governo cumprirá seu dever. Forte pelo direito e pelos meios de ação de que dispõe, levará de vencida inflexivelmente na defesa da constituição os inimigos da pátria. Eles não venceram com opinião manifestada nas urnas; não vencerão agora pelas armas [...]. MANIFESTO de Washington Luís, 9 de outubro de 1930. In: KOIFMAN, Fábio (Org.). Presidentes do Brasil. São Paulo: Cultura, 2002, p. 276-277. 

Trecho 2 Tenho a honra de comunicar a V. Exa. que, com a cooperação da massa popular, as classes armadas realizaram hoje, sem efusão de sangue, a mudança da alta administração do país, no patriótico intuito de pôr um paradeiro à chacina que ameaçava degradar a família brasileira. [...] A Junta Provisória apela para que todos os brasileiros suspendam imediatamente quaisquer hostilidades. TELEGRAMA do general Tasso Frafoso a Getúlio Vargas, 24 de outubro de 1930. In: KOIFMAN, Fábio (Org). Presidentes do Brasil.
São Paulo: Cultura, 2002. p. 300.

 a) Os dois documentos apresentam a mesma visão sobre a Revolução de 1930? Justifique.
 b) Com qual intenção cada documento teria sido escrito?



Nenhum comentário:

Postar um comentário