EE.
JOSÉ CONTI
ROTEIRO DE ATIVIDADE 3 DE CIÊNCIAS – 8 ANO
A 2º BIMESTRE
Período:
13/07a 24/07 Número de aulas: 8
aulas
Professora: Patricia Graziela Boldo
(O aluno poderá fazer a atividade no caderno e
enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade
3 de ciências 2º Bimestre
Habilidade: Identificar as
transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e
comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a
adolescência.
Objetos de Conhecimento: Processos
reprodutivos
ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE
1. Você já se perguntou por que mudou tanto nos últimos anos? Seu corpo, seus hábitos, seus pensamentos, seu jeito de ser?
2. Você sabe por que essas
mudanças acontecem?
3. Você já se perguntou por
que é grande para fazer algumas coisas e novo para fazer outras? Explique.
VÍDEOS IMPORTANTES
· Assista o vídeo do centro de mídias de 13/07/20
,· Assista também os dois vídeos abaixo, uma linguagem simples sobre puberdade:
LEITURA COMPLEMENTAR:
Adolescência
A Organização Mundial da
Saúde (OMS) identifica a adolescência como o período de crescimento e
desenvolvimento humano que ocorre depois da infância e antes da idade adulta,
entre as idades de 10 aos 19. Ele representa uma das transições críticas no
tempo de vida e é caracterizado por um ritmo enorme no crescimento e
transformação que é apenas a segunda a de infância. Os processos biológicos
conduzir muitos aspectos deste crescimento e desenvolvimento, com o início da
puberdade marca a passagem da infância para a adolescência.
O processo
da adolescência é um período de preparação para a vida adulta, durante o qual
ocorrem tempo várias experiências de desenvolvimento chave. Além de maturação
física e sexual, essas experiências incluem o movimento para a independência
social e econômica e desenvolvimento da identidade, a aquisição das
competências necessárias para a realização de relacionamentos adultos e papéis,
e da capacidade de raciocínio abstrato. Enquanto que a adolescência é um
momento de enorme potencial de crescimento e, também é um momento de risco
considerável, durante o qual contextos sociais exercem influências poderosas.
As pressões
para se envolver em comportamentos de alto risco.
Família
e comunidade são suportes fundamentais
Adolescentes
dependem de suas famílias, os seus, comunidades, escolas, serviços de saúde e
seus locais de trabalho para aprender uma ampla gama de habilidades importantes
que podem ajudá-los a lidar com as pressões que eles enfrentam e fazer a
transição da infância para a idade adulta com sucesso. Os pais, membros da
comunidade, prestadores de serviços e instituições sociais têm a
responsabilidade de promover o desenvolvimento tanto do adolescente e de
ajustamento e de intervir de forma eficaz quando surgem problemas.
O
que é puberdade?
Chama-se de puberdade a fase
vivida pelo ser humano entre a infância e a fase adulta, ou seja, na
adolescência. Trata - se de um momento de transformações físicas e
biológicas e de oscilações emocionais ocasionadas pelas alterações hormonais
que o corpo sofre. O corpo está voltado nessa fase para a produção dos
hormônios sexuais que são diferentes em cada sexo. Os meninos produzem, entre
outros, a testosterona e as meninas o estrógeno.
Nessa fase o
crescimento se acelera, os órgãos sexuais ganham definição e a fertilidade se inicia.
É um processo difícil tanto para o adolescente, que vai viver essas
transformações, como para os que o rodeiam que terão de se adaptar às
alterações de humor e às crises existenciais vividas por ele. Apesar de tudo
isso essas transformações são necessárias para a manutenção da espécie humana,
pois todo esse alvoroço tem como objetivo dotar o homem de capacidade e
condições para o processo de reprodução.
💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟
👇
ATIVIDADE
3 DE CIÊNCIAS DO 2º BIMESTRE
ADOLESCENCIA
E PUBERDADE
NOME: SÉRIE:
1. O que é
Adolescência? Explique.
2. O que é Puberdade? Explique.
3.O início dessas mudanças acontece na mesma idade para todas as
pessoas?
4.
O que provoca essas mudanças no corpo?
5. Quais alterações as meninas costumam passar no início
da puberdade?
6. Quais mudanças mais evidentes ocorrem com os meninos?
7. Escreva 5 dicas para um adolescente ter uma vida saudável.
8. FAÇA UM ACRÓSTICO COM A PALAVRA ADOLESCENCIA, RELACIONANDO
SENTIMENTOS COMUNS NESSA FASE DE VIDA:
A
D
O
L
E
S
C
Ê
N
C
I
A
Observações e orientações:
- Não esqueça de colocar o
nome e a série do aluno ao enviar a atividade.
- Atividades extraídas do caderno do aluno
vol.2 parte 2
- Qualquer dúvida enviar via
e-mail abaixo relacionado.
- Importante também acompanhar
as aulas do centro de mídias, fazer anotações.
- Enviar o mais cedo possível
para receber o retorno das atividades rapidamente.
- Assista as vídeo aulas
sugeridas.
Avaliação: A avaliação se dará através das análise das atividades desenvolvidas pelos alunos enviadas através de e-mail, blog da escola José Conti, drive da escolas e retornadas a professora pelo e-mail patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br
FONTES E LINKS
PARA PESQUISAS
Aula do centro
de mídias de 13/07/2020 https://www.youtube.com/watch?v=BFgBzm2hj_
Assista também: https://www.youtube.com/watch?v=oHaVYp4v5NI
https://www.youtube.com/watch?v=yRE59qMRTww
Link para
leitura e pesquisa: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-adolescencia-e-uma-fase-tao-dificil/
Pesquisa: https://www.infoescola.com/sexualidade/puberdade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário